A Folha Regional - Artigos - Política

“Minas não precisa de continuísmo”, afirma Hélio Costa em entrevista à Globo

Em 20/08/2010 - Política -

O candidato a governador, Hélio Costa, pela coligação ‘Todos Juntos por Minas’, concedeu entrevista, na noite do dia 16, para o MGTV 2ª edição. Hélio teve oito minutos para responder às perguntas e trinta segundos para fazer suas considerações finais. Respondendo porque é  candidato e suas expectativas sobre a possibilidade de vitória, Hélio disse que a força e o tamanho do PMDB de Minas, do qual faz parte, e a sólida aliança dos partidos da coligação – PMDB/PT/PRB/PCdoB – motivaram sua candidatura.De acordo com ele, sua proposta para o Estado também o diferencia dos outros candidatos, uma vez que ele e o candidato a vice, Patrus Ananias, têm como prioridade alcançar o desenvolvimento econômico a partir do desenvolvimento social: “vamos priorizar os projetos de Lula, mas vamos desenvolvê-los ainda mais. Precisamos buscar novas fontes de renda para Minas e estimular o agronegócio”.

Veja +

Parlamentares criam frente em defesa do TCU

Em 30/06/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

Composta por 203 deputados e 35 senadores, começou a funcionar na terça-feira (29) a Frente Parlamentar em Defesa do Tribunal de Contas da União (TCU). Realizado no Senado, ficou evidenciado no ato de criação da frente qual será a sua principal tarefa: a de impedir que o governo reduza as atribuições daquele órgão para atropelar as fiscalizações de obras públicas.O deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC) lembrou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a acusar o TCU de ser o responsável pelo atraso nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Segundo ele, recorrer a esse tipo de procedimento “é uma conspiração contra a sociedade e só facilita os propósitos escusos daqueles que sempre ganharam dinheiro ilicitamente às custas de negociatas com o dinheiro público”.

Veja +

Governador recebe título e destaca força econômica, cultural e política de Paraíso

Em 25/06/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

Anastasia destacou pavimentação da estrada para Guardinha e anunciou novos investimentos superiores e R$ 3 milhões O governador Antonio Augusto Anastasia recebeu na quinta-feira (24) o Título de Cidadão Honorário de São Sebastião do Paraíso e reuniu-se com produtores e lideranças da cafeicultura na Cooparaiso. Em seu pronunciamento, o governador afirmou estar honrado em receber a homenagem da Câmara Municipal, que dividiu com os que trabalharam e trabalham junto a ele pelo desenvolvimento de Minas Gerais.“São Sebastião do Paraíso é uma das cidades mais emblemáticas de Minas Gerais. Não só pelo seu crescimento econômico, pela sua força cultural, pela sua força política, mas também pela sua tradição e pela sua história e, naturalmente, receber essa comenda e o título, que eu ostento no peito, é uma grande honra e também é uma grande responsabilidade porque me impele ainda mais a trabalhar pelo desenvolvimento e progresso dessa terra, para melhorar as questões da saúde, da infraestrutura, às questões relativas ao esporte, às estradas, inclusive o distrito de Guardinha que estamos preparando o seu asfaltamento, as estradas regionais”, agradeceu emocionado o governador.

Veja +

Deputado cobra ações no Trevo de Muzambinho

Em 23/06/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) esteve junto ao  Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), para cobrar da diretoria ações que garantam maior segurança aos motoristas e usuários do trevo de acesso a Muzambinho.Arantes ressalta que esse trevo é bastante perigoso e que o índice de acidentes com vítimas fatais só tem aumentado nos últimos anos:“Precisamos tomar medidas urgentes, providenciar um estudo mais aprofundado (técnico) com o objetivo de executar serviços no local para resolver essa situação o quanto antes, pois a cada dia é registrada uma nova ocorrência na rotatória do trevo de Muzambinho, algumas delas com vítimas fatais”- relatou o deputado. No último dia 10 inclusive, ocorreu um acidente que infelizmente acabou vitimando o Sargento da PM Ariovaldo Gonçalves de Sousa, que trabalha em Muzambinho e que estava em seu veículo particular. O sargento acabou colidindo com um caminhão que trafegava pela rotatória em sentido a cidade de Alfenas, vindo a falecer.

Veja +

Sul de Minas recebe recursos para obras de infraestrutura

Em 14/06/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

Municípios do Sul de Minas irão receber recursos do Governo de Minas para melhorias em ruas, para realizar obras de saneamento e outras intervenções na área de infraestrutura. No dia 08/06 o governador Antonio Anastasia assinou 245 convênios com prefeituras de todo o Estado que totalizam R$ 110 milhões. Na região Sul foram contemplados os municípios de: Alagoa, Alpinópolis, Arceburgo, Baependi, Bom Jardim de Minas, Bom Repouso, Cachoeira de Minas, Campestre, Careaçu, Carmo da Cachoeira, Conceição das Pedras, Conceição do Rio Verde, Divisa Nova, Estiva, Itamonte, Itumirim, Jacuí, Juruaia, Liberdade, Minduri, Monte Sião, Olímpio Noronha, Pouso Alto, Santa Rita do Sapucaí, Santana da Vargem, São João Batista do Glória, São João da Mata, São Sebastião da Bela Vista, São Sebastião do Rio Verde, Seritinga, Soledade de Minas e Turvolândia. Os recursos dos convênios autorizados serão destinados a projetos de melhoramento de vias públicas, revitalização e construção de praças, pontes, ginásios e complexos esportivos, construção de parques de exposição e áreas de eventos, além de obras de iluminação pública.O governador Antonio Anastasia lembrou as dificuldades de investimentos passadas pelos municípios em 2009 e destacou os esforços para a realização dos convênios, que estão levando aos 853 municípios mineiros as ações do Governo do Estado.

Veja +

TSE exigirá ficha limpa na eleição deste ano

Em 11/06/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

A lei que proíbe a candidatura de condenados por um colegiado de juízes vai valer já nas eleições deste ano, decidiu à noite passada a maioria dos sete ministros que formam o plenário do Tribunal Superior Eleitoral. Assim, serão inelegíveis em outubro os sentenciados por crimes contra a administração pública, o sistema financeiro, ilícitos eleitorais, de abuso de autoridade ou de poder político e econômico, prática de lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, tortura, racismo, trabalho escravo ou formação de quadrilha. A decisão que exigirá ficha limpa aos candidatos foi tomada por seis ministros. Único que se opôs, Marco Aurélio Mello considerou inicialmente que era ilegítima a consulta encaminhada ao TSE sobre o início da aplicação da lei, sancionada no dia 4 pelo presidente Lula. Depois, opinou que a lei não deveria valer na eleição deste ano. Representante do Ministério Público Eleitoral no julgamento, a procuradora Sandra Cureau lembrou a origem popular do projeto Ficha Limpa, apresentado ao Congresso pelo Movimento Contra a Corrupção Eleitoral com o apoio de 1,6 milhão de eleitores.

Veja +

Carlos Melles defende inclusão do produtor e do bóia-fria na Lei da Micro e Pequena Empresa

Em 10/06/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

Proposta é a criação do Simples Rural, trazendo para o campo os benefícios que os pequenos empresários e autônomos já usufruem com o Supersimples e o Mei. O deputado federal Carlos Melles (DEM-MG) defendeu a inclusão do produtor rural, do agricultor familiar e, especialmente, do trabalhador rural avulso nos benefícios oferecidos pela Lei Geral de Micro e Pequenas Empresas, aprovada em 2006. “É muita gente produzindo e alimentando o povo brasileiro e exportando para o resto do mundo. Esse trabalhador interfere diretamente nos bons resultados do PIB brasileiro e merece ter seu esforço reconhecido”, afirmou o deputado, que foi o presidente da Comissão Especial que levou para votação e aprovou a Lei Geral.O deputado participou na terça-feira (8) do Seminário de Aprimoramento da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, na Câmara dos Deputados. Segundo o deputado, está em tramitação no Congresso Nacional uma proposta de Lei Complementar com o intuito de adequar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas e a Lei que instituiu à figura do Microempreendedor Individual aprovada em 2008. Além da ampliação de categorias profissionais beneficiadas pela legislação, está em construção a inclusão do Simples Rural.

Veja +

Sávio critica investimento do governo mineiro na área da saúde

Em 07/06/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

As críticas aos gastos do Governo Estadual na área da saúde marcaram a reunião com convidados que a Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária da Assembleia Legislativa de Minas Gerais promovida no final de abril, convocada para que representantes do Poder Executivo prestassem informações sobre o cumprimento das metas fiscais estabelecidas para o Estado em 2009.A polêmica foi iniciada após a apresentação da diretora da Superintendência Central de Contadoria da Secretaria de Estado de Fazenda, Maria da Conceição Barros de Rezende, que exibiu, entre outros dados, a informação de que o Estado de Minas Gerais aplicou 15,41% de sua receita na saúde em 2009, ante 13,12% no ano anterior. Esse percentual, segundo ela, é baseado nos recursos arrecadados com impostos estaduais e transferências da União, não se referindo à Receita Corrente Líquida (RCL), que é o somatório das receitas tributárias, de contribuições, patrimoniais, agropecuárias, industriais, de serviços, transferências correntes e outras.

Veja +

Deputado Antônio Carlos é cidadão de Guapé

Em 02/06/2010 - Política - Assessoria de Comunicação

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) recebeu na sexta-feira, 28 de maio, o título de cidadania honorária de Guapé. A homenagem partiu do vereador Jorge Teixeira de Faria, o “Jorge do Crioulo” e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal. Estiveram presentes o presidente da Câmara José Antônio da Costa, conhecido como Zé Capitão, todos os vereadores, o prefeito Nelson Lara (PT), o assessor do deputado, Wallyson Oliveira e lideranças políticas e da área da Educação. Jorge não poupou elogios ao parlamentar. Segundo ele, o título é o mínimo para agradecer tanta dedicação e trabalho desenvolvido para melhorias no município. “A atenção que ele nos dá, a presença dele nas reuniões, o seu empenho para os projetos e recursos que envolvem os interesses da nossa cidade, a lei dos 30 metros, o trabalho dele com o produtor rural, são tantos exemplos que esta foi a nossa maneira de agradecermos a ele. O trabalho do Antônio Carlos é muito importante para a cidade”, resumiu.

Veja +

Senador Hélio Costa é cidadão muzambinhense

Em 28/05/2010 - Política -

Na manhã do dia 24/05, Muzambinho recebeu a ilustre presença do Senador Hélio Costa (PMDB), pré-candidato ao governo de Minas. Durante concorrida sessão solene na Câmara Municipal, o ex-Ministro das Comunicações foi agraciado com o título de Cidadão Honorário. A honraria foi uma iniciativa do vereador Mário Donizete Menezes, presidente do PMDB local. O convite foi feito em Brasília/DF, quando Marinho Menezes esteve acompanhado pelo presidente da Câmara, Marcos Donizete da Silva. Hélio Costa chegou a Muzambinho acompanhado do vereador Marinho Menezes e Marquinho da Empresa, além do ex-deputado federal Alexandre Maia. Na Câmara, foi recebido ao som da Banda Lírica Muzambinhense, fogos de artifício e por inúmeras lideranças regionais. Além dos vereadores, a mesa foi composta pelos prefeitos Roberto Luciano (Guaxupé), Humberto Fernandes Maciel (Monte Belo) e Ronei Vitor de Brito (Nova Resende).

Veja +