A Folha Regional - Artigos - Cidade

Poços passa da 88ª posição para o 23º lugar no ranking de empregabilidade do estado

Em 24/02/2010 - Cidade - Assessoria de Comunicação

De acordo com dados do Sistema Nacional de Empregos (Sine), Poços de Caldas apresentou aumento de 11% no número de admitidos em janeiro de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, o município passou da 88ª posição para o 23º lugar no ranking de empregabilidade do estado. Nos primeiros 30 dias de 2010, foram admitidas 1.716 pessoas, contra 1.546 em 2009. O setor de Construção Civil abocanhou 60% das vagas, seguido pelo Turismo, que empregou 25% dessas pessoas. O restante (15%) foi gerado no setor de vendas. Segundo a gerente do Sine de Poços de Caldas, Márcia Giacchetta, o aumento se deve a diversos fatores, como a abertura de linhas de crédito imobiliário e os investimentos do município no Turismo de eventos, como o Natal Encantado e o Carnaval Sim!Folia 2010.“A proximidade dos eventos fez com que os empregos fossem mantidos e ainda houve aumento no número de vagas em hotéis, bares, restaurantes e similares”, explica. Já no setor de vendas, a gerente cita a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) da linha branca de eletrodomésticos e dos carros populares, medida do governo federal para combater os efeitos da crise econômica mundial.

Veja +

Uma cidade refém

Em 19/02/2010 - Cidade -

Esta é a expressão que está sendo usada em Muzambinho, tendo como base de análise toda estrutura do carnaval. Durante a festa deste ano foi possível observar que o carnaval de Muzambinho esta no limite. Fala-se que não há limite. Mas realmente não há limite para que o povo do município continue pagando para que poucos ganhem. A verdade é esta. O carnaval chegou a uma situação dentro da cidade tão grande que centenas de vozes clamaram à nossa redação.O Bloco “Vermes” esta estruturado comercialmente e vende milhares de abadas sem nenhum critério. Porém, no caminho inverso, a estrutura da cidade é colocada à mercê dos turistas. Casas são alugadas, mas a maioria da população fica “ilhada”.

Veja +

CARNAVAL 2010

Em 17/02/2010 - Cidade -

Edição impressa nas bancas às 10 horas nesta sexta (19/02) Bloco Verme´s desfilou com milhares e Escola Águia de Ouro fatura outro título!

Veja +

Carnaval aquece economia gerando empregos e renda em Muzambinho

Em 12/02/2010 - Cidade -

Durante o carnaval, festa mais tradicional do País, nem todo mundo descansa e cai na folia. Para milhares de brasileiros, a época é sinônimo de diversão, mas para muitos significa lucro. O período carnavalesco representa uma ótima oportunidade de conseguir trabalho e incrementar a renda. Segundo o Reitor Administrativo da UNIFEG (Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé) e Economista o Sr. Jairo Pedro Cardoso “As cidades grandes durante o carnaval ficam vazias. Muitos descem para o litoral, mas grande parte da população vem para o interior e obviamente isso traz um impacto sócio econômico positivo para a nossa região. O carnaval de uma forma temporária contribui muito para agilização do fluxo circular de nossa economia”

Veja +

Ações administrativas marcam 2010 em Muzambinho

Em 29/01/2010 - Cidade -

Nesta época do ano são comuns as enchentes no bairro Barra Funda, em Muzambinho, deixando submerso o campo de futebol e uma ponte. No local, passam o Córrego das Lavadeiras e Rio da Veínha. As administrações municipais sempre buscam uma solução definitiva para o problema, que ameaça residências próximas e prejudica o trânsito. Porém, até o momento nenhum êxito foi alcançado e os transtornos continuam. Nesta semana, o prefeito Sérgio Esquilo sinalizou com projeto de alteração da ponte, o que poderá eliminar o problema. Durante entrevista, ele falou sobre este e outros temas de interesse da comunidade.SOLUÇÃO PARA PROBLEMA DE ENCHENTES NA BARRA FUNDAO prefeito relatou que, durante a ocorrência da última enchente, foi chamado ao local o engenheiro Edson Tavares (Pavidez). Assim, esta sendo feito um levantamento sobre a situação. O objetivo é a construção de uma nova ponte, com 15 metros de largura. O nível da rua será levantado para que o problema seja solucionado em definitivo. As obras deverão ser iniciadas nos próximos dias. O trabalho político já começou em Belo Horizonte visando a viabilização dos recursos financeiros necessários.

Veja +

Campus Muzambinho do IFSULDEMINAS bate recorde de crescimento em 2009

Em 19/01/2010 - Cidade - Assessoria de Imprensa

No dia 11 de janeiro de 2010, o Diretor Geral do IFSULDEMINAS – campus Muzambinho, Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues, se reuniu junto aos servidores terceirizados do campus. Na oportunidade fez um breve balanço sobre as conquistas e progressos da Instituição em 2009 e aproveitou para falar dos projetos e ações previstas para 2010. Sempre atento aos valores humanos e bem estar dos servidores, o diretor afirmou que a maior conquista de sua administração desde janeiro de 2009, foi ter conseguido aflorar em todos os servidores o espírito de coletividade e união em prol de um único objetivo, o desenvolvimento sustentável e a busca constante da qualidade de ensino do campus Muzambinho. E é graças ao trabalho e dedicação de todos que a Instituição tem conseguido se desenvolver a passos largos beneficiando a toda nossa região.

Veja +

Prefeito revela ações e novas conquistas para 2010 em Muzambinho

Em 30/12/2009 - Cidade -

Nesta semana, o prefeito Sérgio Esquilo anunciou novas conquistas para Muzambinho. Na ocasião, também comentou temas polêmicos envolvendo o seu governo. Entre os destaques, a desapropriação do prédio da Coomam, situação do Cristo Redentor e ginásio poliesportivo. ORQUESTRA MUZAMBINHENSE – A administração municipal preparou uma extensa programação de atrações festivas neste final de ano como apresentações de corais (igrejas católica e evangélica), shows sertanejos e gospel, apresentação de Orquestra de Sopro de Botelhos, além de uma belíssima iluminação de Natal na Av. Dr. Américo Luz, Praça Pedro de Alcântara Magalhães e Paço Municipal. Destaque para a apresentação da Orquestra Jaz Sinfônica, de São José do Rio Pardo/SP. No final, o Maestro Agenor Ribeiro Neto cogitou a montagem de uma Orquestra Muzambinhense. Provocado, o prefeito Sérgio revelou que havia feito o convite ao “muzambinhense Agenor”, visto que o projeto faz parte do seu governo. Assim, a resposta foi positiva e a expectativa é que no final de 2010 seja realizado um grande evento com a presença da “Orquestra Jaz Sinfônica de Muzambinho”.

Veja +

Maestro Agenor - Um virtuose regendo 55 virtuoses

Em 29/12/2009 - Cidade - Trindade Escudero

Tudo que se tente falar, escrever e elogiar é pequeno diante da grandiosidade do espetáculo apresentado pela Orquestra Jazz Sinfônica de São José do Rio Pardo. O que se viu e ouviu na Avenida Américo Luz é um acontecimento indescritível, tal é a sua magnitude, perfeição e lhanura de afabilidade.Este que vos escreve morou onze anos nos “States, sendo o primeiro ano em New York e outros 7 anos próximo dessa esplendorosa cidade. Essa cidade que encanta todos os que por lá passam, tem um centro teatral bem no seio de Manhattan, para ser mais correto, na 6ª-. Avenida com um de seus lados para o Central Park.

Veja +

Milton Neves recebe título em Machado e conhece Hospital do Câncer de Passos

Em 24/12/2009 - Cidade -

O consagrado jornalista muzambinhense foi homenageado na região com o Título de Cidadania em Machado outorgado pelo Poder Legislativo. É mais um prêmio e reconhecimento ao maior divulgador dos municípios do Sul de Minas na televisão brasileira. Milton Neves vestiu literalmente a camisa da Campanha em prol da construção do Hospital Regional do Câncer em Passos. Agora, conheceu as instalações do importante hospital inaugurado no dia 18/12. A obra vai ajudar no tratamento dos pacientes da região e foi erguida com a força da solidariedade do povo sul mineiro.

Veja +

Secretaria de Saúde alerta sobre o reaparecimento de “Caramujos Africanos” em Muzambinho

Em 22/12/2009 - Cidade - Assessoria de Imprensa

O caramujo africano pode transmitir uma série de doenças para o homem, sendo que as pessoas não devem manipulá-lo sem luvas, pois o simples contato pode causar o contágio. O animal pode ser encontrado em hortas, jardins, plantações e armazéns de grãos e possui uma significativa resistência à seca e ao frio.O molusco foi introduzido no Brasil como uma versão do escargot, mas depois descobriu-se que a espécie não é comestível e transmite doenças.

Veja +