A Folha Regional - Artigos - Geral

Secretaria de Planejamento Urbano de Paraíso assina contrato para melhorar mobilidade

Em 13/04/2011 - Geral - Assessoria de Comunicação

Cidadãos devem acompanhar mudanças durante o projeto Na manha da terça-feira (12), a secretaria de Planejamento Urbano assinou contrato com a empresa Equilíbrio Consultoria Urbanístico Ambiental para melhorar a mobilidade em São Sebastião do Paraíso. O projeto, em discussão há um ano, já entra em vigor e deve durar até o final do ano.Atualmente, grandes metrópoles tem dores de cabeça com o trânsito por causa do excesso de automóveis circulando nas ruas. Isa Raquel, diretora executiva da Equilíbrio, afirma que Paraíso está agindo rápido e não esperou a situação piorar para agir. “O avanço está em planejar antes de tudo se tornar um caos”. Para ela, a melhor opção é criar formas alternativas de trânsito, ao invés de só construir grandes obras, como viadutos e passarelas. “Na verdade, a grande dificuldade é entender os trajetos que a população faz”, diz a diretora.

Veja +

Ameg realiza reunião sobre os Planos Locais de Habitação de Interesse Social (Plhis)

Em 12/04/2011 - Geral - Assessoria

Reunião apresentou objetivos e prazo para prefeituras aderirem ao programa A Ameg (Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Grande) realizou no dia 07 de abril no bloco IV da Fesp/Uemg em Passos, uma reunião para a discussão do Plano Local de Habitação de Interesse Social (Plhis). O programa do Governo Federal em parceria com estados e municípios visa diminuir o déficit habitacional do país.O Plano Local de Habitação de Interesse Social é um conjunto de objetivos e metas, diretrizes e instrumentos de ação e intervenção para o setor habitacional. Expressa o entendimento dos governos locais e dos agentes sociais sobre a habitaçãode interesse social.O PLHIS é um dos principais pré-requisitos para que os entes federados possam participar do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e, assim, acessar aos recursos do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), devendo ser concluídos até 31 de dezembro de 2011, de acordo com a resolução do Conselho Gestor do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social – CGFNHIS.

Veja +

Carmo define calendário de reposição de aulas suspensas por situação das estradas rurais

Em 12/04/2011 - Geral - Assessoria de Comunicação

A Prefeitura de Carmo do Rio Claro por meio do Departamento de Educação, Cultura e Cidadania (DEC), já preparou o calendário de reposição das aulas que foram suspensas por conta da situação precária das estradas rurais que foram danificadas por conta das chuvas que ocasionaram inclusive a decretação de calamidade pública no município.As aulas na rede municipal de ensino tanto na zona urbana como rural foram suspensas no período de 14 a 18 de março, período em que cerca de 1500 alunos de 06 escolas municipais, além de uma creche foram impossibilitados de comparecem até as escolas.Na ocasião, a administração garantiu antecipadamente que nenhum dos alunos seria prejudicado, já que as aulas seriam repostas em uma programação que agora já está definida.

Veja +

Festa do Milho reúne grande público em Poços de Caldas

Em 11/04/2011 - Geral - Assessoria de Comunicação

O entorno da Escola Carmélia de Castro, na Fazenda Souza Lima, foi palco da 13ª edição da Festa do Milho Verde de Poços de Caldas no final de semana. A festa teve início no sábado à noite, com shows da banda Aruêra e da dupla Paulo César e Monte Belo.No domingo, a festa começou às 11h, com apresentação artística de alunos da escola. Ao longo da tarde, houve o 11º Concurso da Rainha do Milho Verde, show da Orquestra de Violeiros, que animou o público que almoçava e degustava porções e quitutes nas praças de alimentação. Houve ainda shows da banda Signus e das duplas Wesley e Tiago e Alisson e Adisson. Violeiros. Uma linha especial de ônibus esteve funcionando durante toda a festa para levar e trazer o público. A Festa do Milho Verde foi promovida pelas secretarias de Educação e Turismo, em parceria com a comunidade rural.

Veja +

Professoras do Conservatório de Poços de Caldas se apresentam em Aracaju

Em 11/04/2011 - Geral - Assessoria de Comunicação

O Duo Cantabile, formado pelas professoras do Conservatório Municipal Francine Alves dos Reis Loureiro e Íris Goulart, fará apresentação em Aracaju, no dia 29 de abril, a convite da Associação Filarmônica de Sergipe, em comemoração aos 40 anos da instituição.O Duo fará a abertura das comemorações, que terá a duração de 20 dias. “A participação só será possível graças ao apoio da Prefeitura, através do prefeito Paulo Cesar Silva, da secretária de Educação, Maria Helena Braga, e do adjunto, Gerson Pereira Filho, que muito se empenharam e acreditaram no nosso trabalho”, destaca a diretora de Cultura, Cristiane Fernandes. O convite feito Associação Filarmônica de Sergipe é muito relevante para a divulgação do Conservatório Municipal de Poços de Caldas em outros estados, ressaltando a qualidade musical dos profissionais locais.

Veja +

Deputado Mosconi recebe médicos da rede particular que fizeram paralisação

Em 08/04/2011 - Geral - Assessoria de Comunicação

Médicos da rede particular de todo o país paralisaram suas atividades na quinta-feira, 7, “Dia Mundial da Saúde”. Os profissionais reivindicam a correção nos valores recebidos dos planos e convênios. Em Minas, cerca de 80% dos 15 mil médicos mineiros credenciados aderiram ao protesto. Em Belo Horizonte, eles foram recebidos pelos membros da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALMG), presidida pelo deputado Carlos Mosconi (PSDB), e pelos representantes da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte.O deputado Carlos Mosconi explicou que a situação é séria e já está sendo tratada pela Comissão de Saúde. “Um requerimento, de minha autoria, foi aprovado nessa quarta-feira, 6, para que seja realizada uma audiência pública entre os médicos e os representantes de planos de saúde”, afirmou. O deputado defendeu, ainda, a importância do diálogo. “Os brasileiros precisam do Sistema de Saúde Suplementar. Mas, para a população ter um serviço adequado e de boa qualidade, os médicos também precisam ser devidamente remunerados”, disse.

Veja +

Álvaro Cagnani assume Secretaria de Projetos e Obras Públicas de Poços de Caldas

Em 08/04/2011 - Geral - Assessoria de Comunicação

O prefeito Paulo César Silva deu posse ao novo secretário de Projetos e Obras Públicas, Álvaro Assumpção Cagnani, que se afastou de suas funções legislativas para ocupar o cargo. A solenidade de posse foi realizada no gabinete do prefeito, na quinta-feira (7), que ficou lotado de autoridades, amigos e familiares que prestigiaram o evento. Vereador por cinco mandatos, Cagnani é administrador de empresas e filiado ao PSDB. Já ocupou os cargos de 1º Secretário da Câmara (1997/98), corregedor (1999), vice-presidente da Câmara (2005/06 e 2009/2010) e presidente (2007/08).Também desempenhou as funções de presidente da Comissão de Administração Pública, membro da Comissão de Legislação Participativa, presidente da Comissão de Legislação Participativa e vice-presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final. “O engenheiro Paulo Milton já vinha demonstrando interesse de ficar somente no seu cargo como servidor da Prefeitura.

Veja +

Projeto da biblioteca da região sul é pré-finalista de prêmio da Natura

Em 07/04/2011 - Geral - Assessoria de Comunicação

Ações desenvolvidas na Biblioteca Pública Manuel Guimarães, localizada na região sul  de Poços de Caldas, foram selecionadas dentre 1.545 histórias recebidas de todos os cantos do país, concorrentes ao Prêmio Movimento Acolher da Natura . Destas, 70 ações sociais foram selecionadas como pré-finalistas do Programa Acolher (32 da categoria Semente e 38 da categoria Crescente).  Poços de Caldas concorre com o projeto  “Reutilizar, Restaurar e Reciclar”, selecionada como pré-finalista da categoria Crescente. As ações vencedoras da categoria Crescente receberão um apoio financeiro de R$ 15 mil e apoio técnico. No dia 25 de abril, as vencedoras por categoria serão divulgadas pela Natura, empresa do ramo de cosméticos que atua em todo o país. O projeto - Desde 2008 é realizado na biblioteca pública Manuel Guimarães, localizada na COHAB, uma campanha para doação de livros e revistas. Com o acúmulo desses materiais, foi necessário que se desenvolvessem novas soluções para o aproveitamento dos livros, além do uso  na biblioteca.

Veja +

Aneel define reajuste de 6,61% para tarifa residencial da Cemig

Em 06/04/2011 - Geral - Assessoria de Comunicação

A Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel definiu, na terça-feira (5/4), as novas tarifas da Cemig Distribuição. Foi autorizado um reajuste de 6,61% para os 5,8 milhões de consumidores residenciais da Empresa. Já para os demais consumidores de média e alta tensão, o reajuste será de 9,02%. Na média geral, o impacto do reajuste para todas as classes consumidoras será de 7,24%.As novas tarifas passam a valer a partir de sexta-feira, 8 de abril, porém o consumidor só irá perceber essa variação na fatura de maio. As taxas de remuneração da Cemig Distribuição são iguais para todas as distribuidoras do País e são determinadas pela Aneel, órgão regulador e fiscalizador do segmento.De 2005 a 2011, a tarifa dos consumidores residenciais teve um reajuste acumulado de 0,79%, enquanto no mesmo período a inflação medida pelo IGP-M da Fundação Getúlio Vargas – FGV teve uma variação de 37,23%.

Veja +

Juruaia: há 20 anos abastecendo o Brasil com que há de melhor em moda íntima

Em 06/04/2011 - Geral - E Comunicações

Em 1991, há exatos 20 anos, uma reportagem do Jornal Hoje (Rede Globo) mudou toda a história de uma cidadezinha do interior de Minas Gerais. Naquele ano, Alencar assistia ao jornal em sua casa, em Goiânia, quando uma matéria lhe chamou a atenção. Na tela, Rubens de Almeida Lacerda, então prefeito de Juruaia, no sudoeste mineiro, aparecia dizendo que em sua cidade, os moradores eram isentos das taxas de iluminação e distribuição de água. Ele não pensou duas vezes: fez suas malas e, em poucos dias, aportava no interior de Minas com o projeto de uma confecção de moda íntima. Coisa simples. Um galpão, poucas máquinas e algumas costureiras. Apesar de boa, a ideia não vingou e em pouco tempo, a D’Alencar fechou suas portas e encerrou suas atividades. Entretanto, a sementinha já havia sido plantada. Era preciso esperar o momento da colheita. Ele chegou em 1997, com a queda do preço das sacas de café, motor da economia juruaiense. Os fazendeiros atolaram-se em dívidas e a cidade estava à beira da falência.

Veja +