Em 17/05/2010 - Região - Assessoria de Comunicação
A Cooperativa de Artesãs FlorArt acaba de completar um ano de atividades. Para celebrar a data, foi realizada uma comemoração na última semana, com a presença do prefeito Paulo César Silva, da vice-prefeita Gláucia Boaretto, da secretária de Promoção Social, Raulina Maria Adissi e do secretário de Desenvolvimento e Trabalho, Marcos Tadeu Sala Sansão, também responsável pelo projeto da cooperativa.Durante a comemoração, o prefeito efetuou o pagamento às artesãs. Cada associada recebeu 27% a mais que o salário mínimo. A Cooperativa FlorArt foi criada com o intuito de gerar trabalho e renda para as mulheres em situação de vulnerabilidade social, aproveitando o material descartado por uma fábrica local, que evita que o material vá para o aterro controlado da Prefeitura. Toda a parte estrutural e administrativa foi feita pelo gerente da Seção de Atendimento às Empresas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Luciano Junqueira.
Em 17/05/2010 - Região - Assessoria de Comunicação
Numa cerimônia muito alegre, com a participação de aproximadamente 400 crianças que lotaram o Auditório Municipal, foi lançada oficialmente a implantação do Sistema de Ensino Dom Bosco na Educação Infantil das escolas municipais de Carmo do Rio Claro. O evento contou com a presença da prefeita Cida Vilela, vereadores, professores, representantes de instituições educacionais e da sociedade Civil.Uma divertida boneca, a “Carolina”, conduziu a festa, animando a criançada com muitas histórias e interatividade.As crianças – de 3 a 5 anos de idade -, matriculadas em seis escolas municipais e no Centro de Educação Infantil do Distrito de Itacy receberam durante a cerimônia kits pedagógicos diferenciados do novo sistema, composto de 1 pasta e 6 cadernos ricamente ilustrados e destacáveis. Os kits são da Coleção “Vamos Brincar?” A adoção do material pedagógico será imediata, já neste segundo bimestre. Os professores farão uma revisão intensiva com os alunos para colocar as apostilas em dia.
Em 14/05/2010 - Região - Assessoria de Comunicação
Neste ano de 2010 as Escolas Municipais de Guaxupé estão começando uma nova fase ao receber alunos portadores de necessidades especiais. Este é um processo longo e que exige compromisso de todos os envolvidos. Nesse sentido, a Secretaria de Educação está comprometida em promover meios pelos quais, alunos e professores possam contruir novos caminhos de aprendizado, convivência e comunicação. Na segunda-feira aconteceu o encerramento do 1º Curso de Libras promovido pela Secretaria de Educação em parceria com o NAI – Núcleo de Apoio a Inclusão oferecido às professoras do ensino infantil da Escola Municipal Noêmia Costa Monteiro. Libras é a sigla da Língua Brasileira de Sinais utilizada para a comunicação com dificuldades de audição e fala.A escola recebeu 2 alunos que merecem que a escola seja capaz de oferecer a eles um ambiente novo, criativo e que valorize as diferenças e especialmente valorize a capacidade, a determinação e a força de vontade que eles têm igual a todos os outros alunos.
Em 13/05/2010 - Região - Carlos Alberto/ojogoserio@yahoo.com.br
Amigos do jornalista e diretor do Correio Sudoeste, Eloadir de Almeida Vieira, prestaram as últimas homenagens a ele na tarde da última terça-feira, 11 de maio. Vítima de enfarte, Léo, como era conhecido, faleceu aos 67 anos, após cinco dias de internamento no Hospital de Guaxupé. Numa tarde nublada, o funeral contou com um expressivo número de pessoas, de Guaxupé e região. Entre as mais emocionadas declarações, indivíduos de distintas classes sociais falaram sobre a invejável história do pai de cinco filhos, que com humildade e garra liderou uma das mais populares empresas da cidade, durante mais de três décadas. O empresário do setor gráfico, Carlos Alberto Palos, popularmente conhecido como Carlinhos Português, foi um dos primeiros a chegar no velório. “Eu tinha o Eloadir como um pai, pois perdi o meu protetor biológico aos 53 anos e o Léo veio a faltar com 67. Eu sempre o verei como exemplo de ser humano, de pai, de chefe de família, de uma pessoa religiosa e um amigo. Todas as vezes em que precisávamos dele, sempre esteve pronto a nos ajudar.
Em 12/05/2010 - Região - Carlos Alberto/ojogoserio@yahoo.com.br
Milhares de pessoas já foram ao Cine Teatro 14 Bis, em Guaxupé, ver o filme “Chico Xavier”. Isto, conforme a diretoria do local, que está contente com a repercussão do longa-metragem no Município. Igualmente satisfeito, o público demonstra ter aprovado o trabalho do diretor Daniel Filho, que uniu atores de expressão internacional para contar a história de um dos maiores médiuns do mundo.O filme estreou em Guaxupé na noite de 7 de maio último, quando lotou a Sala Santos Dummont, que acomoda duzentas e cinquenta pessoas. “Ele é maravilhoso! É a continuação desta para a outra vida e faz com que todos nós compreendamos melhor o significado da doutrina espírita, que prega a vida após a morte”, disse o vendedor Adilson Duque, de 38 anos, morador do Bairro Nossa Senhora das Dores. Com duas horas de duração, o longa foi baseado no livro “As Vidas de Chico Xavier”, escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior.
Em 12/05/2010 - Região - Assessoria de Comunicação
Milhares de pessoas já foram ao Cine Teatro 14 Bis, em Guaxupé, ver o filme “Chico Xavier”. Isto, conforme a diretoria do local, que está contente com a repercussão do longa-metragem no Município. Igualmente satisfeito, o público demonstra ter aprovado o trabalho do diretor Daniel Filho, que uniu atores de expressão internacional para contar a história de um dos maiores médiuns do mundo. O filme estreou em Guaxupé na noite de 7 de maio último, quando lotou a Sala Santos Dummont, que acomoda duzentas e cinquenta pessoas. “Ele é maravilhoso! É a continuação desta para a outra vida e faz com que todos nós compreendamos melhor o significado da doutrina espírita, que prega a vida após a morte”, disse o vendedor Adilson Duque, de 38 anos, morador do Bairro Nossa Senhora das Dores. Com duas horas de duração, o longa foi baseado no livro “As Vidas de Chico Xavier”, escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior.
Em 11/05/2010 - Região - Assessoria de Comunicação
A Escola Municipal Cel. João Evangelista dos Anjos teve o imenso prazer de receber as mães dos alunos do ensino fundamental, turnos da manhã e tarde, para uma brilhante comemoração calorosa dos professores e das crianças que homenagearam suas mães no dia 07 de maio. A comemoração contou com a presença do Prefeito Municipal Humberto Fernandes Maciel e da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer Rosana Maria Bueno. O Diretor Ricardo Ribeiro do Prado, a Coordenadora Pedagógica Maria Antonia de Oliveira Eloy, juntamente com os professores, coordenaram as festividades. A decoração foi marcante, todos os que passavam pelos arredores da escola ficavam admirados com tanta beleza.Os alunos ficaram muito entusiasmados em poder homenagear o seu “anjo da guarda” a mamãe, todos não conseguiam se conter de felicidade.A alegria das mães era estampada no olhar de cada uma, com os olhos lacrimejantes de tanta emoção.As homenagens às mães ficaram a cargo das crianças. No turno da manhã, os alunos do 3º, 4º e 5º anos apresentaram várias danças: como “Zaqueu, Meu Ursinho Pimpão, Sorte Grande” etc.
Em 11/05/2010 - Região - Assessoria de Comunicação
Poços de Caldas inaugurou na manhã de sexta-feira (7) o primeiro prédio do campus Universidade Federal de Alfenas (Unifal). A nova unidade de ensino, localizada no km 533 da BR-267, José Aurélio Vilela, tem aproximadamente 1.000 m2 de área construída. A prefeitura local investiu R$ 920 mil na construção da primeira fase.Participaram da inauguração o prefeito Paulo César Silva, a vice-prefeita, Gláucia Boaretto,o reitor da Unifal, Paulo Marcio Faria, o ex-reitor, Antonio Martins de Siqueira, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas, Sebastião Navarro, o deputado estadual, Carlos Mosconi (PSDB), o deputado, Geraldo Thadeu, demais autoridades civis e militares.Outros prédios já estão sendo construídos pela própria universidade e em breve será feita a expansão com a realização de mais cursos. O primeiro bloco entregue na sexta-feira vai abrigar os cursos de Engenharia Ambiental e Urbana, Engenharia de Minas e Engenharia Química e setores administrativos.
Em 10/05/2010 - Região - Assessoria de Comunicação
Nos dias 28, 29 e 30 de abril aconteceu em Belo Horizonte a II Conferência Estadual de Economia Solidária.Na Conferência participaram cerca de 200 representantes de todas as regiões do estado de Minas, que na fase regional havia sido dividido em dez regiões e cada região definiu 21 delegados, sendo destes 13 de empreendimentos solidários, quatro representantes de entidades de apoio e formação e outros quatro gestores representando o Poder Público.A cidade de Guaxupé participou da Conferência Estadual de Economia Solidária com Edson Ambrósio, representando o Poder Público e o agricultor familiar Antônio Vilas Boas, representando os empreendimentos solidários.Foram três dias com várias palestras em que especialistas de todo o Brasil falaram sobre os rumos da Política de Economia Solidária. Representantes de Secretarias de Estado, Ministérios e outros órgãos estaduais e do Governo Federal debateram e definiram os avanços, desafios e oportunidades para a Economia Solidária nos próximos quatro anos. Sendo que o Conselho Estadual assumiu o papel de levar adiante as propostas definidas e o Fórum Estadual e Regionais o papel de cobrar compromissos do Governo de Minas de colocar as propostas em prática.
Em 10/05/2010 - Região - Assessoria de Comunicação
O engenheiro da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Marco Antônio Fernandes, anunciou na quinta-feira (6), que as obras da unidade da instituição em Poços de Caldas terão início no mês de julho. Acompanhado pelo secretário adjunto de Saúde, Flávio Togni de Lima e Silva, ele visitou o local onde será construído o centro de reabilitação, no bairro Vila Flora II, zona oeste da cidade.Poços de Caldas vai sediar a 12ª unidade da AACD. “A visita do engenheiro Marco Antônio já é para dar início às obras de construção do prédio”, afirma o secretário adjunto de Saúde, que também preside o conselho administrativo da Associação de Reabilitação para Crianças com Deficiência (ARCD), braço da AACD no município.“São quatro meses de obras, então, no final de outubro, devemos já encerrar e inaugurar para o atendimento ao público”, informa o engenheiro Marco Antônio Fernandes. “Cem por cento dos pacientes tem dificuldade de acesso. Por conta disso, todas as unidades da AACD são de pavimento térreo e não podemos elevar muito o prédio, sob o risco de limitar o acesso dos deficientes”, completa.