A Folha Regional - Arquivo - Saúde

Vacinação contra o HPV é ampliada para meninas de 9 a 11 anos

Em 02/03/2015 - Saúde - Da Redação

Também serão vacinadas mulheres de 14 a 26 anos portadoras de HIV e Aids. Campanha começa na terça-feira (03). A vacina contra o HPV (papilomavírus humano) terá sua abrangência ampliada em 2015 e serão vacinadas meninas de 9 a 11 anos, além de mulheres de 14 a 26 anos que são portadoras de HIV e Aids. A meta é que 80% desse público seja imunizado, o que representa, em Minas Gerais, 478.679 meninas nessa faixa etária e 1.815 mulheres que convivem com o HIV/Aids. A vacina para esse novo público estará disponível nas unidades de saúde a partir da terça-feira, 3 de março.

Veja +

Beber café pode diminuir risco de esclerose múltipla

Em 27/02/2015 - Saúde - Da Redação

Estudo avaliou pessoas que ingeriram muito a bebida entre cinco e dez anos antes dos sintomas aparecerem. Pessoas que bebem de quatro a seis xícaras de café por dia podem estar menos propensos a desenvolver esclerose múltipla, segundo pesquisa internacional publicada na quinta-feira (23).

Veja +

Cuidado com hidratação e alimentação é essencial para aproveitar a folia

Em 14/02/2015 - Saúde - Da Redação

Esquecer de fazer as refeições de maneira adequada e se alimentar mal podem se transformar em rotina na vida de milhares de foliões nos próximos dias. Para não descuidar da saúde no Carnaval, o ideal é equilibrar comidas leves e fracionadas com a ingestão de líquidos que hidratam o corpo. E fica sempre a velha e boa dica: beber pode, mas com moderação.

Veja +

Doenças sexualmente transmissíveis merecem mais atenção no carnaval

Em 11/02/2015 - Saúde - Da Redação

Brasileiros que admitem ter relações sexuais sem prevenção chegam a 45%. Está chegando uma das festas mais esperadas do ano, o Carnaval.Não importa o lugar, nem a companhia, todos querem diversão.No Brasil, conhecido como o país do carnaval e do samba, os dias de folia são repletos de muita alegria, comemorações e festas.

Veja +

Diversão e proteção lado a lado durante carnaval

Em 10/02/2015 - Saúde - Da Redação

Carnaval é sinônimo de diversão e muita paquera. Os foliões se envolvem no clima e podem exagerar no álcool, drogas lícitas e ilícitas, tornando-se mais vulneráveis. Com a percepção com-prometida, o preservativo é esquecido nas relações sexuais. Todos os anos, o Ministério da Saúde reforça a campanha para o uso de camisinha – principal forma de prevenção contra o HIV e as doenças sexualmente transmissíveis (DST).

Veja +

Vai cair na folia? Cuidado com a alimentação

Em 09/02/2015 - Saúde - Da Redação

Muitas pessoas não dispensam a animação da festa mais popular do Brasil. Além da música e da dança, a bebida alcoólica faz parte da folia e, como sempre acontece nessa festa, muitos acabam exagerando na dose e passam mal. Além de consumirem muito álcool, muitos esquecem da alimentação, item fundamental para que a pessoa não caia de cama e estrague a festa. “O que acontece é que muitas pessoas só pensam na folia e esquecem de que precisam se cuidar. É preciso haver um equilíbrio para que o corpo não fique maltratado”, diz Carolina Lubeck de Andrade Silva, sócia proprietária do Restaurante Sabor de Minas, empresa de Varginha.

Veja +

Mais Saúde

Em 26/01/2015 - Saúde - Da Redação

Veja +

Levantamento aponta baixo risco de infestação de dengue em Guaxupé

Em 21/01/2015 - Saúde - Da Redação

A Secretaria Municipal de Saúde, pela Divisão de Vigilância em Saúde, concluiu na semana passada o primeiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2015. Realizada no período de 05 a 09 de janeiro de 2015, a pesquisa apurou um índice de 1,02 % de infestação dos focos do mosquito transmissor da dengue. O Ministério da Saúde considera ideal, níveis de infestação de até 1%. O trabalho feito pelos agentes de vetores percorreu todos os bairros da cidade, visitando 877 imóveis escolhidos de forma aleatória, sendo que apenas 09 focos do mosquito foram encontrados. A maioria das larvas do mosquito encontradas estavam dentro de residências em depósitos móveis, como bebedouro animal, latas, tambor, e principalmente vasos de plantas .

Veja +

Mais Saúde

Em 20/01/2015 - Saúde - Da Redação

Veja +

Altas temperaturas pedem alimentos mais leves

Em 15/01/2015 - Saúde - Da Redação

O calor dos últimos verões tem assustado os brasileiros. No sudeste, por exemplo, além das altas temperaturas, está havendo pouca chuva, o que dá impressão de estar ainda mais quente do que o normal. Além disso, o metabolismo do ser humano é afetado pelo calor e, por isso mesmo, é fundamental cuidar da alimentação e da hidratação. “É essencial que as pessoas consumam frutas, verduras, legumes e alimentos de fácil digestão, pois ajudam a hidratar e a repor os sais minerais perdidos na sudorese”, explica Calebe Sette Silva, sócio proprietário do Restaurante Sabor de Minas, com duas unidades em Varginha.

Veja +