Queda de frutos de café sempre assusta o produtor

Publicado em 09/01/2014 - agronegocio - Da Redação

Neste ano tivemos floradas mais cedo, a partir de setembro. Agora, os frutos de café estão crescendo, chegando a época de inicio da queda de frutos, um problema que sempre preocupa o cafeicultor.

Os conhecimentos na cafeicultura têm evoluído bastante, dando base para que os cafeicultores, com ajuda dos Técnicos, possam acompanhar os problemas que ocorrem no dia a dia em seus cafezais. Esse acompanhamento e o diagnóstico são feitos, de inicio, pela observação visual das plantas e das suas partes e, sempre que necessário, deve-se complementar por análises de materiais coletados, os quais, enviados aos laboratórios, para exame fitopatológico ou análise química, permitem mais segurança ao diagnóstico final.

No caso da ocorrência de queda de frutos, a identificação correta da causa vai levar a uma indicação mais adequada para minimizar o problema.

As causas mais frequentes ligadas à queda de frutos em cafeeiros tem sido as seguintes-

1-Queda de frutos no estágio de chumbinho – que acontece 80-110 dias pós-florada - por efeito de desequilíbrio nas reservas da planta, caindo o excedente, os frutos que a planta não consegue suprir. É comum, os frutinhos caírem ainda verdes e alguns ficam com a sua base enegrecida, se mantendo nas rosetas, usualmente entre frutos maiores. A maior queda ocorre em plantas com alta carga, nas que floresceram com pouca folhagem e naquelas  com florada irregular.

2-Queda de frutos verdes já maiores, mas ainda em água – por efeito de lesões e galerias iniciais da broca do café, mais comum em cafeeiros conillon. Neste caso os frutos amarelecem e chegam, no conillon, a tomarem a cor avermelhada, antes de caírem.

3-Queda de frutos verdes aguados, maiores - tendo furos em suas laterais, que ao serem apertados sai um líquido escuro – por efeito de oviposição de mosca das frutas. No interior dos frutos caídos podem ser  verificadas pequenas larvas brancas.

4-Queda de frutos em fase de maturação, com lesões que forçam essa maturação – efeito de ataque de cercosporiose, complementado por infecções de Colletotrichum mais evidente em ramos ponteiros, em plantas jovens e mal nutridas e em regiões mais quentes.

5-Queda de frutos já grandes, sem sintomas externos, e quando cortados apresentam uma loja enegrecida – chamando-se o fenômeno de coração negro, por falta de água, por falta de cálcio, comum em períodos quentes.

Fonte: Procafé - J.B. Matiello e S.R. Almeida – Engs Agrs Mapa e Fundação Procafé