Publicado em 03/03/2021 - agronegocio - Da Redação
Emater-MG utiliza diversas ferramentas digitais para ampliar e melhorar comunicação com produtores
Criatividade, agilidade e trabalho em equipe foram determinantes
para que a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas
Gerais (Emater-MG) mantivesse o atendimento aos produtores rurais, durante a
pandemia da Covid-19. Em meados de março de 2020, os extensionistas iniciaram
uma jornada desafiadora, pois, de repente, já não era possível atuar ali,
pertinho dos agricultores. Mas, ao mesmo tempo, era fundamental manter as
atividades, para garantir a produção e o escoamento dos alimentos do campo para
as cidades. Todos tiveram que se reinventar para atuar à distância, na maioria
dos casos.
Mas o serviço de
assistência técnica e extensão rural à distância, ou Ater Remota, já estava no
planejamento estratégico da empresa, antes mesmo da disseminação mundial do
novo coronavírus mudar as rotinas de todos. É o que conta Ademar Pires, gerente
regional da Emater-MG em Governador Valadares.
“Antes mesmo da
pandemia, com o Programa Emater 4.0, se discutia como as ferramentas digitais
poderiam ser utilizadas nos atendimentos. Então, com a necessidade do trabalho
remoto, em março do ano passado, nos desdobramos para sistematizar rapidamente
essa forma de atuação”. Ademar Pires explica que a ferramenta mais utilizada
ainda é o aplicativo de mensagens WhatsApp, pela facilidade de uso e também
pela economia de dados.
De acordo com o gerente,
o atendimento remoto, por internet, aumenta o alcance da Emater-MG a produtores
rurais, principalmente nos municípios maiores, em que as grandes distâncias
dificultam a locomoção das equipes da empresa. Mas ele ressalta que essa nova
forma de atender não vai substituir a presença dos técnicos nas propriedades.
“A Emater,
tradicionalmente, tem essa aproximação presencial, junto às famílias dos
produtores. Essa proximidade física é importante para o extensionista ter um
entendimento maior da realidade e das necessidades das comunidades. As
ferramentas digitais, mesmo depois da pandemia, continuarão sendo muito úteis
para agilizar o atendimento, de forma complementar”, explica.
E, com a necessidade de
manter a comunicação, mesmo com restrições ao atendimento presencial, até quem
tinha pouco conhecimento das tecnologias digitais já está familiarizado quando
o assunto é videoconferência ou atendimento virtual. Este foi o caso do
engenheiro agrônomo Fernando Tinoco, coordenador de Agroecologia da Emater-MG.
Ele admite que, num primeiro momento, ficou inseguro com a utilização mais
intensa das ferramentas digitais, mas destaca que há muitas vantagens, sendo
uma delas, a economia.
“É claro que, em vários
momentos, é necessário que o técnico esteja lá no local, mas em muitas etapas,
pode ser resolvido via internet. Antes da pandemia, meu uso dessas ferramentas
de videoconferência era muito tímido, mas está cada vez mais frequente”,
afirma.
O projeto de atendimento
remoto da empresa prevê várias etapas no processo, como planejamento da ação,
negociação do tempo necessário, apresentação dos participantes e definição dos
objetivos, antes da discussão técnica propriamente dita. Depois, é feito um
relatório com todas as decisões e os encaminhamentos necessários, com os
respectivos responsáveis. Fica tudo registrado, para consultas futuras e
acompanhamento.
Aplicativos como o
Google Meet, WhatsApp, Zoom e Skype, entre muitos outros, estão sendo
fundamentais para manter a dinâmica de rotina de atendimento aos clientes da
Emater-MG, em mais de 90% dos municípios mineiros. Muitas dessas iniciativas
partem dos próprios empregados, mas a Emater-MG investe continuamente em
oferecer condições para que o atendimento aos produtores melhore a cada dia,
mesmo em meio a crises como a que estamos vivendo.
Emater 4.0
A empresa, vinculada à
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), lançou,
em dezembro de 2019, o Programa Emater 4.0. O foco é adequar a empresa às
exigências da transformação digital, com a criação e utilização de ferramentas
para tornar os serviços oferecidos mais ágeis e conectados às necessidades dos
produtores rurais. Os extensionistas de campo, por exemplo, dispõem de tablets,
com conexão à internet, em que está instalada a plataforma Deméter, criada sob
medida para o serviço de assistência técnica e extensão rural. Nos atendimentos
em campo, os técnicos abastecem, por meio de tablets, o banco de dados com
informações sobre as propriedades, como área, atividades produtivas, e até as
condições do solo. Assim, nas outras visitas a uma mesma propriedade, mesmo que
sejam feitas por técnicos diferentes, todas as informações estarão disponíveis.
O extensionista
agropecuário Carlos Alberto da Trindade, do município de São João Del Rey, no
Campo das Vertentes, é um entusiasta do atendimento remoto. “Como o
município aqui é muito grande, eu já tinha o hábito de usar a internet para
auxiliar no atendimento aos produtores, mesmo antes da pandemia. Eu já esparramei
meu número de WhatsApp (para os clientes da Emater-MG) e estou sempre recebendo
consultas. É muito bom também pra adiantar o atendimento. Por exemplo, no
crédito rural, o produtor pode mandar as informações e quando chega aqui no
escritório, o processo já está adiantado, é só assinar a documentação. É claro
que isso acontece com produtores que já conheço pessoalmente, que já visitei a
propriedade”, conta.
Um dos produtores
atendidos por Carlos Alberto é Márcio Willian Cesári, que tem uma pequena propriedade
onde cria, junto com a esposa, gado da raça Jersey, para a produção de leite,
além de aves de postura. Apesar de quase nenhuma experiência com tecnologias
digitais, o pecuarista é só elogios quando fala da videoconferência de que
participou, com o extensionista da Emater-MG e coordenadores da empresa, sobre
a melhoria na pastagem e produção de capim capiaçu para silagem.
“Foi uma interação muito
boa, só tenho dificuldade de mexer no celular, mas isso a gente aprende. Estou
sempre em contato com o Carlos Alberto, e toda dúvida sempre recorro a ele, até
pelo WhatsApp. A Emater é uma parceira muito boa, dá um suporte muito bom aqui
no sítio”, confirma o produtor.
Assessoria
de Comunicação - Emater-MG
Jornalista
responsável: Miriam Fernandes