Publicado em 20/03/2015 - agronegocio - Da Redação
O governo brasileiro estendeu, nesta quinta-feira, o estado de emergência no estado de Minas Gerais a fim de permitir a importação de um inseticida que manterá o besouro da broca do café sob controle.
"Esta é uma medida preventiva para evitar que a broca saia do controle", disse Paulo André Kawasaki (foto: arquivo pessoal), porta-voz do Conselho Nacional do Café (CNC) do Brasil, que representa os produtores. "Temos algumas incidências de broca, mas não é uma situação grave. A ideia é evitar que um surto ocorra devido à inexistência de produtos para o combate".
O governo declarou estado de emergência para Minas Gerais, que produziu cerca de metade do café do Brasil no ano passado. A declaração foi uma necessidade legal para permitir que os produtores importem o único produto aprovado para combater o besouro e, com a extensão aprovada quinta-feira, eles podem usar o produto por mais um ano.
A broca do café é um pequeno besouro que ataca o interior do grão e afeta seu desenvolvimento. No caso de um surto, o besouro pode afetar a produção em até 20%, disse Kawasaki.
Jeffrey Lewis, com colaboração de Julie Wernau, em Nova York
Tradução: CNC / CNCafé