Publicado em 03/09/2013 - agronegocio - Da Redação
Cerca de 200 delegados, de mais de 70 países, estarão em BH entre os dias nove e 13 de setembro
Duzentos delegados da organização, representando mais de 70 países, estarão em BH para discutirem os rumos da cafeicultura mundial.
Durante a reunião, embaixadores, ministros, secretários de agricultura e representantes de entidades de classe de diversos países discutirão, entre outros assuntos, tendências de mercado, melhoria de qualidade do café, tecnologias relevantes para o setor e instrumentos financeiros para auxílio aos produtores.
A escolha de Minas Gerais para receber a reunião de 50 anos da organização, encontro que raramente ocorre fora de Londres, sede da entidade, reflete a importância do Estado para a cafeicultura, já que responde por mais de 50% da produção brasileira, o maior produtor mundial do produto. Em 2012, o café respondeu por R$ 11,4 bilhões (produção e indústria), ou 8,6% do PIB do agronegócio mineiro, que somou R$ 132,4 bilhões.
Sobre a OIC
Considerada o principal organismo intergovernamental a serviço do café no mundo. Os membros da entidade representam 97% da produção mundial de café e mais de 80% do consumo do produto.
Fonte: Centro de Café ‘Alcides Carvalho’ - Instituto Agronômico - IAC