Audiências nos ministérios da Fazenda e de Relações Institucionais trata de assuntos que favorecem o setor cafeeiro
Equipe do Ministério da Fazenda(*) recebeu representantes do setor cafeeiro em audiência ocorrida em 14 de outubro. O deputado federal Silas Brasileiro (PMDB-MG) intermediou o encontro, do qual participaram o presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa; Lúcio de Araújo Dias, superintendente comercial de Mercado Interno da Cooxupé; Francisco Sérgio de Assis, presidente do Caccer - Conselho das Associações dos Cafeicultores do Cerrado, em companhia de demais diretores; Marcelo Queiroz, presidente da Associação dos Cafeicultores de Patrocínio (Acarpa), bem como o ex-presidente desta instituição, Wilson José de Oliveira; e o presidente da Expocaccer, Lázaro Ribeiro.
Entre os assuntos de interesse tratados no encontro, estava o leilão de opções de café marcado para 15 de novembro. “Ficou acertado que o governo federal vai adquirir 3 milhões de sacas, balizando o preço do café no patamar de R$ 305,00 a unidade”, informou Carlos Paulino. A Cooxupé firmou a compra de 525 mil sacas, que serão repassadas aos cooperados que quiserem participar deste programa de opções.
Durante a audiência, Carlos Paulino expressou o agradecimento da Cooxupé, em nome de 11.500 associados, em relação às medidas aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) para beneficiar o setor cafeeiro, que amarga um período em que os custos de produção consomem boa parte dos lucros de quem pratica a cafeicultura. “O conjunto de medidas ainda não é suficiente para capitalizar os produtores, mas com algumas complementações devemos caminhar para isso”, ressaltou o presidente. Ele lembra que a Cooxupé procura desenvolver campanhas que favoreçam a competitividade do cooperado, como é o caso da Café com Lucro. “Quem participa tem condições de manter os tratos culturais das lavouras, preparando-se para colher bons frutos na próxima safra”. Na opinião de Carlos Paulino, iniciativas como essa, somadas ao empenho do governo em valorizar o café, são a melhor maneira de se enfrentar adversidades.
A operacionalização do programa de opções foi tratada em reunião ocorrida em seguida com representantes da Conab - Companhia Nacional de Abastecimento. “Os armazéns que vão receber o café a ser adquirido pelo governo já foram definidos. Resta determinar os critérios de classificação do produto, que devem seguir as normas oficiais brasileiras”, informou Carlos Paulino.
Ainda em Brasília, o presidente da Cooxupé esteve no gabinete do ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, tratando de agilizar a questão da pavimentação da rodovia que liga os municípios mineiros de Guaxupé a Bom Jesus da Penha, passando por São Pedro da União, onde a cooperativa possui núcleo.
ASFALTO PARA AEROPORTO - Em 21 de setembro, o presidente Carlos Paulino foi recebido pelo vice-governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, em seu gabinete. Em companhia dos deputados do PSDB Narcio Rodrigues (federal) e Luiz Humberto Carneiro (estadual) foi reivindicar o asfaltamento do aeroporto de Monte Carmelo, município situado no Alto Paranaíba e que após a instalação do núcleo da Cooxupé firmou-se como uma região de produção de cafés de qualidade. O pleito foi reforçado pelo prefeito Saulo Faleiros Cardoso (PP), presente ao encontro. O vice-governador prometeu empenhar-se na questão, que reconhece como prioritária.
(*) Do Ministério da Fazenda participaram:
Gilson Bittencourt, diretor de Programa da Secretaria de Política Econômica; Nelson Henrique Barbosa Filho, secretário de Política Econômica; Mary Luca, representando o secretário executivo Nelson Machado; e ainda o diretor de Agronegócios do Banco do Brasil, José Carlos Vaz..
NA FOTO: Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4
st1\:*{behavior:url(#ieooui) }
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:"Tabela normal";
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:"";
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin:0cm;
mso-para-margin-bottom:.0001pt;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:"Calibri","sans-serif";
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:"Times New Roman";
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:"Times New Roman";
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
Equipe do Ministério da Fazenda recebe representantes dos cafeicultores: secretário Nelson Henrique, deputado Silas Brasileiro, Francisco Sérgio (Caccer), Carlos Paulino (Cooxupé), Marcelo Queiroz (Acarpa), diretor Gilson Bittencourt e Mary Luca - esq. p/ direita
Silvia Elena do Carmo Marques
MTb 17809