Cooparaiso promove Concurso de Café em Campanha

Publicado em 16/09/2014 - agronegocio - Da Redação

A partir da terça-feira (16), tem início mais a 14ª edição da Campanha Hora Certa da Cooparaiso. Segundo os organizadores, o evento ganha uma movimentação a mais em sua programação em 2014 com a realização do tradicional Concurso Regional de Cafés de Qualidade.

Este ano, o foco da feira será principalmente comercial, com muitas facilidades financeiras para os produtores rurais, especialmente os cafeicultores.

A feira Hora certa está instalada em uma área de cinco mil metros quadrados, com mais de 70 expositores. A programação prevê a realização de dinâmicas de máquinas, palestras sobre as novas regras da BM&F (Bolsa de Mercadorias e Futuros), presença de empresas de seguro agrícola, novidades em caminhões, apresentação de novas tecnologias de aplicação de produtos entre outras, além de disponibilidade de facilidades de pagamentos e linhas de crédito diferenciadas. O evento será novamente realizado no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho (Expar), localizado na Av. Dárcio Cantieri em São Sebastião do Paraíso.

O objetivo do evento é proporcionar aos produtores rurais insumos, máquinas e implementos com os melhores preços e condições de pagamento. No ano passado o evento fechou com balanço positivo cumprindo as metas estabelecidas pela diretoria. Segundo a organização, as vendas somente da Divisão de Máquinas ultrapassaram a casa dos R$ 10 milhões, e ao todo resultou numa movimentação superior a R$ 44 milhões. Em 2013 foi recebido no Parque de Exposições um público de quatro mil pessoas, e a expectativa é de que este ano também seja mantido o volume de visitantes.

A Hora Certa da Cooparaiso é considerada a maior feira de negócios do setor agropecuário da área de atuação da cooperativa, e tem como objetivo proporcionar aos produtores rurais insumos, máquinas e implementos com os melhores preços e condições de pagamento.

Concurso

A realização do tradicional Concurso de café da Cooparaiso já analisou 150 amostras do produto, de produtores de Paraíso e cidades da região e que já passaram da fase eliminatória. De acordo com coordenador de mercado interno da Cooperativa, Alexandre Silveira Pádua, a análise dos lotes será feita pelos árbitros no dia 16,17 e 18 no próprio recinto da Hora Certa, para que todos os visitantes possam ver como é curioso acompanhar uma degustação de café.

Esses juízes vão considerar os lotes já enquadrados em peneira 16 acima, e no tipo. “O que realmente será avaliado é analise sensorial são itens como, aroma, doçura, corpo, acidez, que são características de cafés especiais”, explica Alexandre. Cerca de quatro árbitros irão trabalhar nessa seleção, oriundos de empresas parceiras da Cooparaiso, e que atuam também na possibilidade de compra de cafés especiais.

Os primeiros dez cafés classificados receberão certificados, e os cinco primeiros lotes serão enviados aos compradores de cafés especiais, onde serão avaliados para formulação de preço de acordo com o ranking e que devem alcançar valores bem acima da média.

“O setor de Classificação já selecionou os lotes com características de café especial, depositados em nossos armazéns da matriz e núcleos. É de muita importância que o produtor verifique se o lote está disponível para comercialização. Basta entrar em contato com os comercializadores. Chamo também atenção, de que todos os produtores procurem o setor de classificação para assinatura das fichas de inscrições e solicitações de participação no concurso”, finalizou Alexandre.

Fonte: Clic Folha