Publicado em 16/11/2015 - agronegocio - Da Redação
O intercâmbio promovido pelas missões técnicas do Sebrae mais uma vez teve o Sul de Minas como destino. Dessa vez foram os empresários que integram a Rota do Café, do norte do Paraná, que vieram conhecer novas práticas na cidade de Cristina, no dia 6 de novembro. “Eles vieram conhecer a região turística e a nossa rota do Café Especial, incluindo Cristina, Maria da Fé, Carmo de Minas e São Lourenço”, explica a consultora contratada para acompanhá-los, Luciana Oliveira, da Lume Consultoria.
Eles ficaram hospedados na cidade e puderam conhecer Fazendas produtoras de café e assistir a uma apresentação do Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas (CTCSM), sobre o trabalho de desenvolvimento do turismo regional. “Ficamos surpresos com a beleza e receptividade em Cristina. Vamos levar como experiência o trabalho em rede que é feito no CTCSM porque não temos esse nível de envolvimento da iniciativa privada junto com o Poder Público”, avaliou a coordenadora da missão e consultora da Rota, Luciana Masson. Segundo ela, a associação paranaense é exclusivamente entre empresas privadas.
Para o presidente do CTCSM, Ricardo Bustamante, a troca de informações deixou claro que o Governo de Minas Gerais está avançado no seu Sistema de Políticas Públicas para o Turismo. “Não é a primeira visita que recebemos com exemplo na gestão turística. Já tivemos Missão do Norte de Minas e Goiás. Isso mostra que entendemos o setor do Turismo como vetor de desenvolvimento”, disse ele.
Em sua rede social a Rota do Café resumiu a viagem como “dias de muito aprendizado e inspirações”. Eles estiveram ainda no "Café com Prosa", em Maria da Fé/MG e no "Museu Pelé", "Bonde do Café" e "Museu do Café", em Santos/SP.
Na Rota do Café todos têm uma história para contar
Visitar a Rota do Café é uma oportunidade de conferir de perto o resgate da cultura e da identidade de uma região, que foi e é destaque mundial na produção da deliciosa bebida, além dos costumes e das características de sua gente, que fazem desta localidade um lugar ímpar para quem busca acolhida, opções de lazer e aprendizado. Os mais de 30 atrativos da Rota do Café estão localizados em 9 municípios, sendo Londrina o maior deles, em um raio de distância de aproximadamente 200 quilômetros. Como um “cardápio” de atrações totalmente ligado a temática café, conta com aconchegantes pousadas, cafeterias, restaurantes e agroindústrias, e fazendas históricas e produtivas.
Em 2011 a Rota do Café participou da premiação dos casos de sucesso na implementação do Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo e ficou em 1º lugar na categoria Roteiro Turístico.
Assessoria em Comunicação - Circuito Turístico Caminhos do Sul de Minas (CTCSM)