Líderes rurais de Minas Gerais participam do “Campo vai à CNA”

Publicado em 09/04/2010 - agronegocio - Assessoria de Comunicação

983_01Uma comitiva formada por 160 líderes do sistema sindical rural de Minas Gerais participa nesta quinta-feira, oito de abril, do programa “Campo vai à CNA”, em Brasília. A atividade é promovida pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e já trouxe delegações de Tocantins, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Goiás, Paraná e Mato Grosso do Sul à capital federal. O programa “Campo vai à CNA” tem o objetivo de aproximar ainda mais os lideres do sistema sindical rural da Confederação. A abertura das atividades foi realizada pelo presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), Roberto Simões. Os deputados Federais Carlos Melles (DEM/MG) e Marcos Montes (DEM/MG) acompanharam o início das atividades do “Campo vai à CNA” com o grupo de líderes rurais mineiros. O grupo participará de uma série de atividades durante toda esta quinta-feira na sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Serão discutidos os principais temas que geram reflexos sobre o setor rural brasileiro; as ações desenvolvidas pela CNA e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e os mecanismos propostos para fortalecer da atuação dos sindicatos rurais.
A programação do “Campo vai à CNA” contou com apresentação dos resultados de pesquisa de opinião sobre qual é a imagem do setor agropecuário e sobre as ações do sistema sindical rural, em palestra do jornalista Heraldo Pereira, da TV Globo. Em seguida, o secretário executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem rural (SENAR), Omar Hennemann, apresentou aos representantes mineiros os programas Negócio Certo Rural e Com Licença Vou à Luta. Depois, o superintendente geral da CNA, Daniel Carrara, falou sobre o Canal do Produtor, portal da entidade com as mais diversas informações com o objetivo de orientar o produtor rural na sua atividade, e o programa de Inclusão Digital Rural, que vai promover a capacitação dos produtores e de suas famílias para a utilização do computador. A meta é criar, em uma primeira etapa, 500 salas de aula nos maiores sindicatos rurais do País.
A primeira parte do encontro com dirigentes sindicais mineiros foi encerrada com apresentações sobre o trabalho da Superintendência Técnica (SUT) da entidade e as propostas de interesse do setor agropecuário que tramitam no Congresso Nacional, em exposição do superintendente técnico, Moisés Gomes. Também palestrou o diretor técnico do Instituto CNA, João Cruz, abordando as ações do mais novo braço do Sistema CNA/SENAR, criado há um ano.
No período vespertino, a presidente da CNA e do Conselho Deliberativo do SENAR, senadora Kátia Abreu, faz apresentação sobre as teses da Escola do Pensamento Agropecuário. Na sequência, o jornalista Fábio Telles, da empresa Talk, falará do tema “Estratégias de Comunicação – Rede de Comunicação Social”. A última exposição tratará do “Sindicato Forte – Uma Estratégia, Uma Necessidade”, com o secretário-executivo do SENAR, Omar Hennemann. A programação do dia encerra com uma visita às instalações da CNA.
A vinda da comitiva de líderes sindicais mineiros encerra a segunda rodada do “Campo vai à CNA”. No começo de marco foi realizada a primeira etapa, com a participação de TO, RS, MT e GO. Esta semana foi posta em prática a segunda etapa do programa. última terça-feira, seis de abril, o programa “Campo vai à CNA” recebeu mais de 150 lideranças sindicais rurais do Paraná. Ontem, dia sete de abril, a programação contou com a presença de comitiva sul-mato-grossense, com a participação de mais de 80 pessoas. Hoje será concluída a segunda fase, com os 160 líderes sindicais de Minas Gerais. A agenda de atividades será retomada no final de abril, com a participação de novas comitivas estaduais.