Publicado em 03/02/2012 - agronegocio - Assessoria de Comunicação
Dentre as 19 fazendas vencedoras do concurso para cafés naturais, três participam de projeto do Sebrae-MG
Cafeicultores do projeto do Sebrae-MG vencem concurso
Desde 2007, o Sebrae-MG possui o projeto de Cafeicultores Certificados no Comércio Justo, que reune dez cooperativas de café da região Sul de Minas, certificadas no Fairtrade, com o propósito de facilitar o processo de desenvolvimento do grupo para alcançar ganhos de mercado, de produtividade, de escala, redução de custos, entre outros.
Entre os vencedores do concurso, “Cup of Excellence - Natural Late Harvest”, três fazem parte do Projeto de Cafeicultores Certificados no Comércio Justo, conduzido pelo Sebrae-MG. São eles: Luiz Flávio Pereira de Castro do Sítio Colinas – Carmo de Minas (melhor café natural); Álvaro Antônio Pereira Coli da Chácara Sagrado Coração de Jesus – Carmo de Minas e Sebastião Raimundo Pereira do Sítio Limeira – Cristina. Todos os três produtores são associados à Ascarive (Associação dos Cafeicultores do Vale do Rio Verde).
Em uma grande região produtora de café, como é o Sul de Minas, não é fácil se destacar. O produtor da melhor safra de café natural de 2011 fala qual foi seu diferencial: “A natureza foi quem me proporcionou a vitória, além do trabalho na lavoura”. Luiz Flávio estima vender a saca por um valor acima de cinco mil reais no leilão. “Vencer o concurso é ter o trabalho reconhecido”, afirma o produtor.
Veja a lista completa dos vencedores: