Publicado em 06/09/2013 - agronegocio - Da Redação
Agência Minas iniciou na quinta-feira (05) série especial de reportagens sobre a Semana Internacional do Café, que será realizada em Belo Horizonte
A primeira reportagem da série detalha a importância da produção deste grão no Estado. Minas é responsável por 25% do café consumido em todo o mundo. “Se Minas Gerais fosse um país, seria a maior nação produtora de café no mundo”, exemplifica o secretário de Estado e Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Elmiro Nascimento. Principal organismo intergovernamental do setor cafeeiro, a Organização Internacional do Café reúne países que, juntos, representam 97% da produção mundial e mais de 80% do consumo de café.
A segunda reportagem da série especial da Agência Minas será publicada neste sábado (07), com a abordagem de temas como dados sobre a produção de café no Estado e a importância do Programa Certifica Minas. A terceira e última reportagem será exibida na segunda-feira (09) – data de início da Semana Internacional do Café – com os principais destaques sobre a atuação dos baristas, que são os especialistas no preparo do café. Acesse a Agência Minas para acompanhar as reportagens e clique no vídeo ao lado para assistir à primeira reportagem da série.
Semana Internacional do Café
A Semana Internacional do Café será realizada no Expominas, em Belo Horizonte, de 9 a 13 de setembro. A visitação do público vai até o dia 12, dentro do Espaço Café Brasil. O dia 13 de setembro está reservado a visitas técnicas às principais regiões produtoras de Minas. A Semana Internacional do Café é uma promoção do Governo de Minas, por meio da Seapa, em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Sebrae, Organização Internacional do Café (OIC), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ministério das Relações Exteriores e Café Editora. O evento conta com patrocínio da Nestlé e do Sistema OCB/Sescoop/Ocemg.
Para participar do evento, os interessados devem solicitar o credenciamento antecipadamente pelos sites www.semanainternacionaldocafe.com.br ou www.espacocafebrasil.com.br. Produtores rurais e profissionais do setor com CNPJ não pagam para obter a credencial. Demais visitantes pagam R$ 20 pelo credenciamento. A feira vai apresentar exposição de equipamentos, produtos e serviços, além de promover rodadas de negócios, concurso de baristas, concurso de provadores de café (cup tasters), provas de café (cupping) e diversos eventos técnicos, como seminários, palestras e workshops.
Fonte: Agência Minas