Piumhi inaugura museu do cooperativismo com presença de Arantes

Publicado em 27/01/2012 - agronegocio - Assessoria de Comunicação

O presidente da Frente Parlamentar de Cooperativismo em Minas Gerais (Frencoop-MG), deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC) participou neste mês da primeira reunião oficial no Ano Internacional do Cooperativismo, ao inaugurar o Espaço Cultural e Museu do Cooperativismo-Credialto em Piumhi. Estiveram presentes o presidente da Ocemg/Sescoop-MG, Ronaldo Scucato; o diretor de Supervisão e Controle da Sicoob Central Cecremge, Alfredo Alves de Oliveira Melo; o presidente da Minas Leite, José Soares de Melo, o consultor em Organizações Cooperativas Inocêncio Magela de Oliveira, o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Piumhi, Juninho Tomé, além de várias outras autoridades. O evento foi organizado e realizado na sede da Sicoob Credialto. O projeto para criação do espaço foi idealizado pelo presidente da organização, Nelson Soares de Melo. Ele acredita que ao visitar o lugar, as pessoas perceberão a importância das cooperativas na concretização de negócios, de produção e de comercialização, tendo em vista priorizar o desenvolvimento das pessoas e das comunidades. “O espaço cultural tem como objetivo proporcionar às próximas gerações o conhecimento que considero necessário para implantar em definitivo a doutrina cooperativista na mente dessas pessoas. Os países, onde o cooperativismo é mais forte, estão em primeiro lugar em nível de desenvolvimento e riqueza”, afirmou Nelson.
Ainda de acordo com Melo, no Brasil a participação da população nesse setor não chega a 4 %. Essa situação o impulsionou a tentar mudar isso por meio da boa educação cooperativista.
Para Nelson, essa mudança tende alcançar novos patamares, principalmente pela ajuda do deputado Arantes. “O deputado tem feito aquilo que ninguém fez ainda para ajudar junto ao Governo as cooperativas. Sua condução de trabalho é honesta e ele tem atuado com afinco, sem demagogia e dentro de suas possibilidades para estimular o cooperativismo em Minas. Suas ações junto ao ‘Minas Leite’, por exemplo, o habilita a ser realmente o verdadeiro representante do Cooperativismo de Minas”, declarou.
Por sua vez, Antônio Carlos, quando fez uso da palavra, se recordou de sua evolução como homem público apoiado pelos pilares do cooperativismo e ponderou que o seu cargo de presidente da Frencoop está à disposição de todos os cooperativistas na luta pelas demandas pertinentes do setor.