Realizada primeira defesa do Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria

Publicado em 13/02/2015 - agronegocio - Da Redação

Realizada primeira defesa do Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria

A manhã da quinta-feira, 12/02, marcou a história do Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria (PPGEAB) da UNIFAL-MG.Professores e alunos se reuniram na Universidade para prestigiar a primeira defesa de dissertação, realizada pela discente Bruna de Oliveira Gonçalves.

Na abertura da defesa, o coordenador do programa, Prof. Luiz Alberto Beijo, ressaltou a data importante para o mestrado e também para a UNIFAL-MG, momento em que destacou a “felicidade pela realização do sonho” de concretização do curso iniciado em 2013.

O coordenador também enalteceu a defesa da mestranda Bruna e da contribuição da mesma para a história da Instituição.

A mestranda foi apresentada pela orientadora, Profa. Patrícia de Siqueira Ramos do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas.

O trabalho intitulado “Teste de Student-Newman-Keuls bootstrap: proposta e aplicação em dados de produtividade da graviola”, foi desenvolvido sob a orientação da Profa. Patrícia e contou com a coorientação do Prof. Fabrício Goecking Avelar, do Instituto de Ciências Exatas.

Participaram da banca, os professores do Instituto de Ciências Exatas, Denismar Alves Nogueira, Flávio Bittencourte Luiz Alberto Beijo, e a orientadora, Profa. Patrícia.

O Programa de Pós-Graduação em Estatística Aplicada e Biometria

O Mestrado em Estatística Aplicada e Biometria tem por objetivo formar e capacitar adequadamente docentes e pesquisadores com sólida formação básica em Estatística e de suas aplicações, sendo capaz de compreender e solucionar problemas nas interfaces entre a Estatística e a Matemática com as demais áreas do conhecimento, para atuarem em Instituições de Ensino e Centros de Pesquisa brasileiros.

As linhas de pesquisa do mestrado são:

  • Modelagem Estatística e Estatística Computacional-  objetiva desenvolver e avaliar métodos e modelos estatísticos e computacionais para análise de dados experimentais ou observacionais das áreas biológicas e agrárias.
  • Matemática Aplicada e Modelagem Matemática - objetiva estudar e desenvolver recursos teóricos, numéricos e de modelagem matemática para a análise de fenômenos naturais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social - Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG