Publicado em 09/08/2015 - cidade - Da Redação
Diversas mudanças foram promovidas no trânsito de Muzambinho, principalmente na Av. Dr. Américo Luz, em frente à Escola Estadual Prof. Salatiel de Almeida. Os detalhes foram revelados à nossa reportagem pelo Diretor do Departamento Municipal de Trânsito, José Milton da Silva.
ESTACIONAMENTO ESCOLAR - Em frente à Escola Salatiel de Almeida, exatamente em trecho de rua que foi estreitada há alguns anos, havia um ponto de táxi. Com isso, gerando transtornos nos dias letivos devido à grande movimentação de veículos escolares na chegada e saída de alunos. Buscando uma solução para o problema, o departamento de trânsito promoveu a mudança do ponto de táxi para o outro lado da avenida. Em frente à escola, foram colocadas placas de “início e término” proibindo “parar e estacionar” em horários definidos, sendo: das 6h30min às 7h30min, das 11h30min às 13 horas, das 16h30min às 19 horas. Assim, atendendo os horários principais de embarque e desembarque de alunos. Os veículos escolares poderão estacionar do lado direito, facilitando o acesso com seguranças dos alunos.
OUTRAS MUDANÇAS - Já existe estudo para possível implantação de estacionamento 45 graus em apenas um lado e uma quadra da Av. Dr. Américo Luz, já neste segundo semestre em período de experiência. Com isso, gerando um maior número de vagas para estacionamento, como também áreas de cargas e descargas, solucionando mais um grande problema no centro da cidade.
Algumas ruas sofrerão intervenção com o fim da possibilidade de estacionamento em um dos lados. Este é o caso da Rua Merry, onde surgiram muitos pedidos de implantação de mão única. Porém, devido a diversas situações, a opção será o estacionamento somente em um dos lados. Nas Ruas Cel. Francisco Navarro (ao lado da Câmara de Vereadores) e dos Italianos, consideradas muito estreitas, não será permitido o estacionamento (em nenhum dos lados). Na Rua Cristóvão Colombo, também foi retirado o estacionamento de um dos lados, possibilitando maior mobilidade dos veículos. Na Rua Bias Fortes (ao lado da Igreja Matriz) agora somente é permitido descer.
Na Praça Pedro de Alcântara Magalhães, houve uma mudança radical. Isto porque os veículos estavam estacionando em frente as agências bancárias do Itaú e Bradesco. Porém, entre 10 e 15 horas, o local é reservado para estacionamento de carros forte que fazem o transporte de valores. Assim, foi criada uma área exclusiva para caminhões (carga e descarga), com vaga também para deficiente e estacionamento de motocicletas.
A implantação de semáforo em cruzamento da Rua Raul Soares foi uma iniciativa necessária. Os equipamentos haviam sido adquiridos no final de 2008, pelo então prefeito Marco Regis. Um foi colocado em cruzamento das Ruas Sete de Setembro e Vieira Homem, disciplinando e solucionado problema no local. O outro equipamento foi colocado em frente a Escola Cesário Coimbra, mas nunca entrou em funcionamento. Com isso, agora foi transferido para a Rua Raul Soares, onde já havia registrado acidente com vítima fatal. É preciso alertar para o fato, visto que muitos motoristas ainda estão desatentos com a existência do semáforo.
SINALIZAÇÃO - José Milton garante que foi possível solicitar problema de sinalização em diversos bairros da cidade, como Novo Horizonte e Brejo Alegre. O objetivo é sinalizar 100% da zona urbana. Também foram mais de 100 placas confeccionadas somente para a zona rural, facilitando o acesso aos bairros.