Publicado em 13/10/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
MP investiga shows em várias cidades
O Ministério Público Estadual deflagrou operação nos municípios de Viçosa, Teixeiras, Amparo do Serra, Santa Cruz do Escalvado e outras para a apuração de denúncia de fraude em licitações para contratação municipal de bandas para shows musicais em datas diversas. A operação conta com a cooperação de promotores de Justiça de várias Comarcas e integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado/Gaeco, mantido pelo MPE. Eles cumpriram mandados de busca e apreensão de documentos e similares em residências e endereços municipais - um deles em Ponte Nova. (Folha de Ponte Nova)
Helibras faz doações e Itajubá
A Helibras, empresa brasileira fabricante de helicópteros com sede em Itajubá, fez a doação de dez pedalinhos para o Parque da Cidade - Itajubá. O prefeito Rodrigo Riêra, o vice-prefeito, Christian Gonçalves, o secretário municipal de Cultura e Turismo, Massoud Nassar Neto, e o secretario municipal de Obras, Antônio Alberto Teixeira, representaram a Prefeitura de Itajubá. A entrega dos equipamentos de lazer foi realizada pelo presidente da Helibras, Richard Marelli, que após uma breve apresentação sobre a fabricação e a montagem dos pedalinhos, os mostrou aos que estavam presentes. (Ascom)
Centro Comunitário busca voluntários
O Centro Comunitário do Shopping Park, gerido pela ONG Missão Sal da Terra, busca voluntários interessados em ajudar a equipe de atendimento à população. De acordo com a instituição, os interessados podem ministrar aulas, auxiliar no desenvolvimento de atividades, prestar suporte profissional ou mesmo auxiliar os demais voluntários nas ações realizadas no Centro. Os voluntários devem comparecer na sede do Centro (Rua Ivete Cordeiro da Silva, nº 1070, bairro Shopping Park) e conversar com Barrozo. Atualmente, a instituição oferece atendimento jurídico, aulas de ballet, basquete, capoeira, futebol, informática, inglês, jiu-jitsu e reforço escolar. (Diário do Comércio - Uberlândia)
Banda de MC vence Prêmio de Música
Mais uma vez Sete Lagoas foi palco da grande final do Prêmio de Música das Minas Gerais, no último sábado, 7, na Praça da Feirinha. Em cada uma das três etapas, ocorridas em Diamantina, Pará de Minas e Montes Claros, foram escolhidas quatro concorrentes. A grande noite teve a apresentação das 12 finalistas selecionadas entre mais de 500 inscritos para essa edição. O evento também contou com o show de encerramento de Dona Jandira, com interpretações e releituras de clássicos da música popular. As vencedoras foram, em primeiro lugar, recebendo o prêmio de R$7 mil, a música "Cavalaria", interpretada pela banda A outra banda da Lua, da cidade de Montes Claros; em segundo lugar a canção "Pacífico", da banda Trejeitos, de Ouro Preto, que recebeu o prêmio de R$5 mil. (Sete Dias - Sete Lagoas)
Projeto "ONG Escola em Ação" promove ação
Aconteceu na sexta-feira, 9, o encerramento de uma das etapas do projeto "ONG Escola em Ação", da Escola Municipal do campo Cláudio Figueiredo Nogueira. A professora Cristiane Juvêncio da Silva, idealizadora do projeto, junto a seus alunos do 5º ano, doaram alimentos e valores em espécie para instituições filantrópicas do município: Vida Viva, Lar São Vicente e Levanta-te e Anda. Diante da magnitude dos problemas vivenciados atualmente, é louvável proporcionar aos professores, alunos e comunidade reflexões acerca de valores e atitudes, em prol do aprimoramento ético dos indivíduos. (Gazeta de Varginha)
Vigilância interdita abrigo infantil
Alvo de investigações desde 2010, um abrigo infantil no bairro São Domingos foi interditado na última sexta-feira, 6, pela Vigilância Sanitária Municipal, depois que denúncias de que o local apresentava irregularidades vieram à tona. As informações são da Prefeitura de Divinópolis. O estabelecimento já vinha sendo investigado desde 2010 e, durante a vistoria, foram encontrados medicamentos e alimentos fora do prazo de validade. O Conselho Tutelar acompanha o caso e os órgãos de proteção à criança receberão relatório. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, esta não foi a primeira vez que o abrigo foi alvo de denúncias. (Portal Agora - Divinópolis)
Lei garante atendimento visual e auditivo
A Câmara Municipal de Teófilo Otoni aprovou, no último mês de setembro, projeto de lei de autoria do vereador Northon Neiva (PMDB) que assegura exames gratuitos e obrigatórios de avaliação visual e auditiva com oftalmologistas e otorrinolaringologistas a todos os alunos matriculados regularmente na Rede Municipal de Educação. A lei determina que esses exames deverão ser oferecidos aos estudantes anualmente, sempre no primeiro semestre do ano letivo. Para o caso dos alunos que forem diagnosticados com alguma necessidade de cuidado ou atendimento especial, caberá à Secretaria Municipal de Saúde oferecer o tratamento necessário. De acordo com o vereador Northon Neiva, a sua iniciativa de elaborar o projeto e apresentá-lo para aprovação dos demais vereadores se deu depois de avaliar estudos que dão conta de que muitos estudantes, principalmente de escolas públicas, apresentam um rendimento escolar baixo em função de algum tipo de deficiência visual ou auditiva não diagnosticada. (Diário de Teófilo Otoni)
Aprender, desaprender e reaprender
GILCLER REGINA
É bem provável que você, assim como eu, já tenha ouvido que estudar é a garantia de sucesso. Talvez tenham te falado que a melhor coisa era ter um salário fixo, pois isso traria segurança.
É muito provável que você seja uma destas pessoas que cresceram escutando a família falar sobre como seria bom ser um funcionário público.
Por que vivemos desta forma? Por que vivemos assim? A causa desse problema é a educação tradicional. O século passado foi o século do emprego. As pessoas queriam ser empregadas por grandes empresas e praticamente não existia o termo "empreendedorismo".
Nessa época, foi ensinado que a maneira de garantir estabilidade era estudar muito, acumular o máximo de diplomas e seguir carreira numa empresa de boa reputação, ou no governo.
Fomos moldados seguindo o modelo prussiano, o qual era formado a partir de treinamentos para a guerra - o exército da Prússia foi treinado assim.
Com a Revolução Industrial, houve a necessidade de treinar pessoas para trabalhar nas fábricas. Então, percebeu-se que adaptando o modelo prussiano para as escolas, conseguiam-se operários para exercer funções repetitivas, mecânicas, impedindo-se a criatividade, espontaneidade e opiniões que atrapalhassem a velocidade da produção.
Eu te pergunto: Quantas coisas que você aprendeu no passado e que estão travando hoje o seu progresso? A vida evolui se você aprende e desaprende. Nosso cérebro é como um computador ou um Iphone que está vazio e vai sendo carregado.
Você tem duas teclas para usar: Arquive e delete. Se não usar com sabedoria, é um candidato ao que chamo brincando de "doença de alemão", isso mesmo, Alzheimer.
Já pensou então quando estes arquivos (passado) vêm com vírus de descrença, medo, incapacidade, negatividade?
Olha, não ter dinheiro é ruim, mas a ignorância é o pior que pode acontecer a uma pessoa. Agora, imagine ignorante e sem dinheiro. É o pior dos mundos.
Empreender para o sucesso é igual estudar medicina ou matemática. É estudo e depois ação. Lembre-se, o diploma já vem com um carimbo atrás ou mesmo um registro em cartório autenticando como produto perecível com tempo de validade.
Alvin Tofler, um dos gurus famosos da administração disse que você deve aprender, desaprender e reaprender. Está aí o caminho.
O que era sucesso ontem (emprego) hoje não é mais. A relação será cada vez mais de CNPJ para CNPJ, ou seja, de alguém que é pessoa jurídica prestando trabalho para outra pessoa jurídica.
Sem falar em todo o advento da robótica que irá transformar a humanidade. Em 2030 as pesquisas apontam que 85% das profissões ainda não foram criadas. Profissões tradicionais irão ser varridas do mapa e surgirão outras que ainda nem sabemos e outras ainda que serão altamente remuneradas.
A regra é: Não fique parado. Afinal, não existe mercado parado, existe gente parada. Então, estude o quanto puder, conhecimento não ocupa espaço, pensar sai barato, mas olhe a sua volta, o emprego está sumindo, mas estão aparecendo muitas outras oportunidades chamadas de trabalho e clientes. Isso é empreendedorismo.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
ascom