Publicado em 06/11/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
Prefeitura renegocia e parcela dívidas
Tramita na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo o Projeto de Lei 29/2017 que institui o Refis 2017. A campanha possibilitará que mais de 10 mil contribuintes que hoje têm pendências financeiras com o município possam quitar suas dívidas contando com condições especiais. Serão oferecidos descontos de até 100% sobre juros e multas e opções de parcelamento. De acordo com o texto do Projeto, a adesão ao Refis no primeiro momento da campanha, até o dia 24 de novembro, prevê benefícios. Por exemplo, abatimento de 100% sobre os valores referentes a juros e multas para pagamentos à vista, podendo ainda o débito ser parcelado em até 3 vezes. (O Observador - Pedro Leopoldo)
Metrô de Contagem terá ampliação
Ao proferir, na semana passada, a aula magna na Universidade Paris-Sorbonne, na França, o prefeito de Contage, Alex de Freitas, anunciou que o Ministério das Cidades vai liberar recursos para a ampliação do metrô de Contagem. Ao abordar para a Comunidade Lusófona os desafios da administração municipal em um cenário de crise econômica brasileira, Alex também destacou o investimento de mais de R$ 450 milhões que fará na Educação, até o final de 2019, e os avanços conquistados na Saúde e outros setores essenciais em pouco mais de dez meses de gestão. O prefeito recebeu Menção Honrosa da renomada universidade. (Jornal Regional Contagem)
Vice critica governador no encontro em Poté
Ao participar do encontro da Associação Mineira de Municípios (AMM), na cidade de Poté, que na semana passada reuniu 32 prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e outras lideranças políticas da região e do estado, o vice governador Antônio Andrade fez duras críticas ao próprio governador Pimentel. Afirmou que o governador de Minas se afastou dos municípios e da população. Disse ainda que ele praticamente foi expulso do estado. O vice-governador enfatizou que o governo está atrasando os repasses de recursos da saúde, do transporte escolar, compra de medicamentos, merenda escolar, e até impostos devidos aos municípios. Para o vice-governador, não há crise que justifique o que o governo de Minas está fazendo com os municípios do estado. (Tribuna do Mucuri)
Representantes do INDI visitam Cambuí
O prefeito de Cambui, Tales Tadeu Tavares, recebeu a visita de José Caldeirani Filho, diretor de Promoção de Investimento; Renato Ferraz Garcia de Andrade, gerente; e o gerente de Agronegócios e Química, Sandro Aparecido Corrêa, representantes da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais - INDI. A reunião foi pautada pela importância em se fomentar o desenvolvimento industrial no município, possibilitando que novas empresas possam se instalar na cidade, como também auxiliar, dentro das possibilidades, às que já se encontram instaladas, possibilitando a geração de empregos (Gazeta do Vale - Cambui)
Outdoor de pré-candidato pichado em Poços
Um outdoor em apoio ao pré-candidato a presidente, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ),foi alvo de vandalismo. O dispositivo publicitário amanheceu ontem com marcas de tinta branca,um dia após ser colocado no Parque Primavera, na Zona Leste da cidade. Os autores tentaram fazer algo semelhante a um "x"em cima do rosto do político. O outdoor pichado, além da imagem de Bolsonaro, traz a frase "Eu apoio político honesto, e você?". Os outdoors foram instalados após vaquinha virtual realizada pelo movimento EnDireita Poços, que declaradamente combate ideologias políticas de esquerda. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas)
Muriaé implanta o Plano de Educação
Cerca de 500 profissionais das redes pública e privada de ensino, além de representantes de pais, alunos e movimentos sociais, participaram da Conferência Municipal Popular de Educação. O evento, promovido pela Prefeitura de Muriaé em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, Centro Universitário Unifaminas e Colégio Santa Marcelina, teve o objetivo de apresentar propostas para o monitoramento e implantação do Plano Nacional de Educação, que estabelece metas para a melhoria do ensino. (Gazeta de Muriaé)
Cancelamento da Carnalfenas afeta economia
O cancelamento da edição deste ano do Carnalfenas, em Alfenas, deve mexer com a economia da cidade. Em alguns hotéis por exemplo, boa parte das reservas para o fim de semana eram para pessoas que iriam à festa. "Logo em seguida que foi divulgado o cancelamento do evento, os hóspedes já começaram a entrar em contato solicitando o cancelamento dessas reservas", disse Liliane de Souza, recepcionista do hotel. O Carnalfenas surgiu há 22 anos na cidade e desde então, é a primeira vez em que ele é cancelado. Segundo a organização, o motivo é a baixa adesão de ingressos. (Correio do Sul -Varginha)
Empresas de ônibus são condenadas
O juiz da 1ª Vara Cível de Uberaba, Lúcio Eduardo de Brito, determinou que as empresas Viação Motta Ltda e Real Expresso Ltda paguem indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, a um passageiro que perdeu viagem. O consumidor adquiriu a passagem de Ribeirão Preto para Uberaba diretamente em um guichê da Viação Motta Ltda, mas seria atendido por um veículo pertencente à Real Expresso Ltda. No dia da viagem o passageiro aguardava na plataforma de embarque pela chegada do veículo. Porém, sem qualquer aviso das empresas, o transporte simplesmente não estacionou no local indicado na passagem. Isso fez o passageiro perder a viagem. (Jornal da Manhã - Uberaba)
ASCOM