Publicado em 11/12/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
Teófilo Otoni integra programa da ANA
O município de Teófilo Otoni foi contemplado com recursos iniciais de 390 mil reais do Programa Produtor de Águas, da Agência Nacional de Águas (ANA). O programa visa melhorar a oferta de água em áreas onde há maior escassez. Apenas dois municípios no Vale do Mucuri foram agraciados pelas ações do programa, e em Teófilo Otoni isso foi possível graças ao empenho do Núcleo de Projetos e Captação de Recursos (NPCR) da Prefeitura Municipal, que em conjunto com entidades educacionais e ambientais elaboraram e submeteram um projeto nesse sentido. (Tribuna do Mucuri)
Escolas municipais têm médias superiores
Escolas municipais que oferecem o Ensino Fundamental - séries iniciais registraram médias maiores que o governo estadual no Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) e no Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb). Os índices são referentes ao desempenho dos alunos no ano de 2016. Os exames avaliam a capacidade de leitura, escrita, interpretação, bem como as habilidades de raciocínio lógico-matemático, resolver problemas contextualizados relacionados ao Espaço e Forma, Grandezas e Medidas, Números e Operações. No ano passado, foram avaliados 830 alunos do 3º ano e 558 alunos do 5º ano, perfazendo um total de 67 turmas. (Diário de Araxá)
Conselheiros e promotores visitam Apac
Como parte das atividades da Ação Nacional em Defesa do Sistema Prisional, realizada em Belo Horizonte nos dias 6 e 7 de dezembro, os conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público que integram a Comissão do Sistema Prisional (CSP/CNMP) Dermeval Farias, Lauro Nogueira e Marcelo Weitzel, além do conselheiro Sebastião Caixeta, da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), e promotores de Justiça de vários estados visitaram, na última quarta-feira, 6, a Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac) em Itaúna. (Portal Agora - Divinópolis)
Estudantes no Poetizando o Trânsito
A melhor forma de conscientizar as pessoas é pela educação, mais eficaz ainda quando se trata de crianças e adolescentes, nas quais a formação cidadã está incipiente. Além disso, várias metodologias podem ser utilizadas, inclusive aquelas que afloram a imaginação. Desta forma, a secretaria de Trânsito e Transportes (Settrans) uniu poesia e trânsito, como forma de incentivar a criatividade de alunos do ensino fundamental e, ao mesmo tempo, trazer à tona maior conscientização a respeito do trânsito. "Poetizando o Trânsito" é o concurso elaborado e desenvolvido pela secretaria que, neste ano, completa a nona edição. (Gazeta de Triângulo - Araguari)
PMU parcela débito com Ipserv
Uberaba conseguiu renovar o Certificado de Regularidade Previdenciária (CRP). O documento estava vencido desde 21 de novembro e o município precisou parcelar débitos com o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (Ipserv) para viabilizar a emissão do novo CRP. O atual certificado foi publicado no dia 8 de dezembro e tem validade até 6 de junho de 2018. Com a renovação, o município fica liberado para receber verbas de financiamentos e de empréstimos firmados com órgãos federais. Para emissão do CRP, o município renegociou débito de mais de R$3 milhões com o Ipserv. O valor é referente a repasses atrasados da cota patronal dos meses de março a agosto deste ano. (Jornal da Manhã - Uberaba)
Junta Comercial continua funcionando
O escritório regional da Junta Comercial de Minas Gerais está funcionando normalmente, apesar de a categoria estar oficialmente em greve há mais de 100 dias. E o movimento, que começou em agosto, obteve uma vitória importante no Tribunal de Justiça que considerou a greve legal. Em Varginha, segundo o supervisor do escritório regional da Jucemg de Varginha, Luiz Carlos Mangiapelo, o funcionamento é normal no momento, todos os funcionários estão trabalhando. O escritório de Varginha é responsável por todo o Sul de Minas e o supervisor garante que o processo de abertura de empresa prossegue normalmente. (Gazeta de Varginha)
Mortes de jovens disparam em dez anos
As mortes de jovens em Juiz de Fora apresentaram um salto significativo nos últimos anos. De acordo com detalhamento das estatísticas do Registro Civil 2016, divulgadas no último dia 14 de novembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de óbitos de pessoas entre 15 e 24 anos por causas não naturais chegou a 63 ocorrências, mais de dez vezes maior que observado pelo mesmo levantamento em 2006, quando os números oficiais identificaram o registro de seis mortes por razões não naturais na cidade na faixa etária citada. (Tribuna de Minas)
Aperam indeniza contaminado por amianto
Popularmente conhecido por ser usado na fabricação de telhas e caixas d"água, o amianto é uma substância extraída em fibras de rochas. Alguns trabalhadores têm conseguido ganho indenizatório na Justiça, como é um caso de Timóteo. Em segunda instância, a Justiça do Trabalho determinou o pagamento de uma indenização e pensão a um ex-empregado da Aperam South America. Os advogados trabalhistas de Timóteo, Cleyder Castro Corrêa e Admilson Viana, atuaram na reclamação trabalhista do ex-funcionário da usina de aço inoxidável, em Timóteo. Conforme os advogados, o trabalhador foi alvo de contaminação por amianto dentro da empresa durante vários anos. A ação foi ajuizada no dia 2 de agosto de 2013. (Diário do Aço - Ipatinga)
ASCOM