Publicado em 08/12/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
Empreendedorismo destaque na MultiSet
Em sua 12ª edição, a Feira Multissetorial de Mariana - MultiSet 2017 - se consolidou como uma vitrine para a economia local, com destaque para o fomento ao empreendedorismo. O evento, promovido na Arena Mariana, entre 30 de novembro e 2 de dezembro, gerou diversas oportunidades para micro e pequenas empresas dos setores industrial, comercial e de serviços. Foram três dias de rodadas de negócios, palestras técnicas e motivacionais, cursos e treinamentos, além de atrações culturais, com programação diversificada. Ao todo, 40 expositores participaram da feira, organizada pela Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Mariana e Câmara de Dirigentes Lojistas. (Jornal Panfletu"s - Mariana)
Minas Gerais já foi melhor
Segundo estado mais populoso do Brasil, com 21.119.536 milhões habitantes, Minas Gerais já viveu dias mais gloriosos na economia e, principalmente, na política. Hoje, o eleitor do estado sente-se humilhado com seus representantes.Impossível se sentir representado por quem se acostumou a protagonizar os mais recentes escândalos da política nacional. Apenas nessa semana, o senador Aécio Neves (PSDB) e o governador Fernando Pimentel (PT), juntos, ocuparam grandes espaços na mídia nacional. Não por seus feitos gloriosos à frente de seus mandatos conferidos pelo eleitor mineiro, mas por suspeitas de falcatruas diversas. (Folha da Manhã)
Lideranças envolvidas em denúncias
Na semana que passou o ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Aécio, de sua irmã, Andrea Neves, de seu primo Frederico Pacheco e de Mendherson de Souza, ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), além de duas empresas ligadas a eles. Por outro lado, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebeu denúncia contra Pimentel, no âmbito da Operação Acrônimo, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Pimentel teria participado de suposto esquema de favorecimento da Odebrecht, em troca de vantagens indevidas, quando era ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). (Folha da Manhã - Passos)
Licenciamentos caem em Divinópolis
O volume de veículos emplacados em Divinópolis registrou declínio em três cenários diferentes em novembro. No acumulado do ano, em novembro contra o mesmo mês de 2016, e no comparativo com o mês anterior, houve redução, de acordo com os dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos de Minas Gerais (Sincodiv-MG). O resultado no município vai na contramão do Brasil com licenciamentos crescendo. Em novembro foram licenciados na cidade 192 veículos, o valor é menor em relação a outubro, quando foram emplacadas na cidade 210 unidades, representando retração de 8,5%. (Portal Agora - Divinópolis)
Poços de Caldas cobra recursos para HC
A retomada de convênios para a construção do Hospital do Câncer do Sul de Minas, em Poços de Caldas, foi defendida nesta quarta-feira, 6, por deputados e representantes do município em audiência da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Membros da comunidade local, organizados na Comissão por Amor à Vida, entregaram aos parlamentares um abaixo-assinado com 40 mil assinaturas em defesa da implantação da unidade. Segundo os presentes, dois convênios firmados na gestão estadual anterior para a instalação do hospital teriam sido cancelados pelo governo atual, que ainda estaria cobrando a devolução de parcela no valor de R$ 600 mil. (Gazeta de Varginha)
Prefeitura de JF fiscaliza comércio
A Prefeitura de Juiz de Fora deu início nesta semana à operação "Boas Festas", que visa a fiscalizar e orientar os responsáveis pelos estabelecimentos comerciais que trabalham com gêneros alimentícios da cidade durante o período natalino. A ação será realizada na área central e nos principais pontos de comércio da cidade até o próximo dia 29. Todos os servidores do Departamento de Fiscalização de Obras, Atividades Econômicas e Urbanas estarão empenhados na operação. Conforme a Prefeitura, serão avaliadas as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos, como supermercados, casas de frios e bufês, e produtos, principalmente aqueles que dependem de temperatura especial de conservação. (Tribuna de Minas)
Obra de hospital começa em fevereiro
Começa em fevereiro do ano que vem a construção do Hospital de Câncer Sara Albuquerque, em Montes Claros. A unidade está sendo implantada pela Fundação Sara, e tem custo estimado de R$ 4,5 milhões. O dinheiro virá de parcerias com empresários, doações e campanhas sociais. O hospital funcionará no Centro, e a previsão é a de que até dezembro de 2018 a estrutura fique pronta. O Sara Albuquerque funcionará exclusivamente para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer e terá capacidade para receber 120 pacientes por mês. (O Norte de Minas - Montes Claros)
UPAs terão farmácias básicas
As Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) terão farmácias básicas para facilitar acesso de pacientes a medicamentos. O serviço começará a funcionar a partir do dia 2 de janeiro, conforme anúncio feito ontem pela Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o titular da Saúde, Iraci Neto, 22 mil pessoas, em média, são atendidas mensalmente nas UPAs, e algo em torno 50% a 60% precisam de medicação para continuar o tratamento após a alta. Iraci ressalta que a entrega de medicamento nas duas UPAs oferecerá cobertura aos usuários nos horários em que as farmácias das unidades básicas de saúde estão fechadas. As farmácias nas UPAs vão funcionar inicialmente de segunda a sexta-feira, das 18h às 22h. (Jornal da Manhã - Uberaba)
ASCOM