Publicado em 18/10/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
Atingidos pela lama de Fundão em protesto
Pelo menos 100 manifestantes - total estimado pela Associação Ativa Soberbo - interromperam na segunda-feira o fluxo de caminhões da mineradora Samarco e suas empresas terceirizadas, os quais transportam pedras (e outros itens) para mitigar, à beira do rio Doce, o impacto da lama nas proximidades da localidade riodocense de Santana do Deserto. As vias estavam interrompidas por manifestantes mobilizados no fim de semana pela Associação com o objetivo de impedir o serviço e com isso protestar pelo não pagamento de indenizações a quem, até a tragédia de 5/11/2015, sobrevivia da pesca e de extração de ouro, pedra e areia. (Folha de Ponte Nova)
Poços perde recursos do trem turístico
Os recursos de R$ 10milhões que seriam destinados para a implantação do projeto do Trem Turístico e Cultural com tração a vapor em Poços de Caldas estão perdidos. O convênio entre o município e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) celebrado em janeiro de 2016, com vigência de 20 meses (terminou em setembro de2017), não irá mais acontecer. O motivo do dinheiro não ser mais liberado é que o convênio em questão previa a execução de serviços e obras necessárias para a implementação do projeto. Segundo aCodemig, o termo não foi adiante, porque a Prefeitura não concluiu o processo licitatório. (A Cidade - Poços de Caldas)
Vale do Mucuri presente no ERÊ
Representantes do Núcleo Mucuri de Agroecologia e do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, participaram em Belo Horizonte do Encontro Regional Sudeste de Agroecologia - ERÊ, onde um dos grupos temáticos abordou a temática da Mulher, especialmente do contexto rural. Foram discriminadas através de dinâmica, as iniciativas regionais (MG, SP, RJ e ES), do interior e regiões metropolitanas. Na oportunidade, a equipe feminina representante do Vale do Mucuri ressaltou a criação do Grupo de Mulheres Organizadas do Mucuri, de iniciativa coletiva e com participação da comissão de mulheres rurais. O encontro foi uma preparação para o IV Encontro Nacional de Agroecologia (ENA), a ser realizado na capital mineira em 2018. (Tribuna do Mucuri - Teófilo Otoni)
Escola Técnica de SL promove Ecotec
No próximo fim de semana a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas realiza a 3° edição do seu Festival Ambiental, o Ecotec, entre os dias 21 e 24 de outubro. O evento é uma realização anual da instituição e tem como objetivo oferecer aos estudantes oportunidades de apresentar à comunidade os projetos e pesquisas desenvolvidos em suas atividades acadêmicas, estabelecidos na estruturação de ecossistemas técnicos e tecnológicos, bem como aproximar as realidades do espaço laboral e do espaço acadêmico. A abertura do festival será no dia 21 de outubro às 09h. (Sete Dias - Sete Lagoas)
Prefeitura de Divinópolis contrata médico
A Prefeitura de Divinópolis abriu processo seletivo nesta terça-feira, 17, para contratar médico de segurança do trabalho para o Centro de Referência em Saúde e Segurança do Trabalhador (Cresst). Os candidatos podem se inscrever até 20 de outubro, e o salário é de R$ 2.659,28, por 12 horas de trabalhos semanais. Os interessados devem comparecer com toda a documentação descrita no edital na Secretaria Municipal de Administração, Orçamento e Informação, situada à Avenida Paraná, 2.777, Belvedere, 3° andar, sala 312, das 12h às 18h. (Portal Agora - Divinópolis)
MUnA recebe série de encontros
Teve início nesta semana, no Museu Universitário de Arte (MUnA), o 1º Diálogos Sobre Espaço e Cultura em Uberlândia. O projeto foi selecionado por edital e é organizado por Rodrigo Rafael Gonzaga, aluno do 8º período de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O objetivo principal é discutir ideia de identidade e território e do próprio ser. Os temas das cinco conferências dialogam entre si (história, música, literatura, memória, cidade e religiosidade), mas são independentes, portanto, não tem obrigatoriedade de participar de todas. Aberto às comunidades universitária e não universitária, o projeto conta com professores de renome que atuam na UFU e ainda traz convidados de outras regiões do País. O projeto acontece ainda nos dias 11 e 22 de novembro e em 6 de dezembro. (Diário do Comércio - Uberlândia)
Em Jacutinga, coleção de verão em promoção
Com a chegada do calor, as tradicionais malharias de Jacutinga já estão renovando a coleção de roupas para a moda primavera-verão. A cidade, conhecida por oferecer peças para o consumidor a preço de fábrica, é um tradicional destino para quem procura uma boa opção a um preço acessível. Segundo a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga (Acija), cerca de 25% das malharias e lojas já estão trabalhando com as confecções para a nova estação. São cerca de 1.100 fábricas e 600 lojas que vão comercializar mais de 300 mil peças produzidas mensalmente na cidade entre blusas, vestidos, shorts, saias e outras peças. A expectativa é que as vendas cresçam até 10% em relação ao ano passado. (Correio do Sul - Varginha)
Uberaba sedia 1º Congresso de Medicina
No ano em que a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Uberaba (SMCU) completa 90 anos de atuação e em comemoração ao Dia do Médico, a entidade realiza nos dias 27 e 28 de outubro o 1º Congresso Mineiro de Inovações na Medicina. A programação é destinada a incentivar a atuação ética da classe médica de Uberaba, bem como estimular a nova geração de profissionais com a apresentação de mais de 60 trabalhos científicos de acadêmicos do curso de Medicina de universidades da região. (Jornal da Manhã - Uberaba)
ASCOM
ADORÁVEL MUNDO NOVO
Gilcler Regina
A maioria esmagadora das inovações bem sucedidas explora a mudança. Para os empreendedores de sucesso a prática da inovação está no trabalho, no "arregaçar das mangas".
Eles não esperam até que tenham uma "ideia brilhante", não buscam a "sorte grande", não acreditam que ficarão "ricos da noite para o dia".
Eles colocam a ideia em prática. Isso poderia muito bem ser um resumo de uma ideia muito bem retrata as palavras de Albert Einstein. E quantas startups não nasceram assim? Oferecendo ao mundo facilidades diante de problemas existentes.
Apesar de toda amplitude que podemos dar a palavra "inovação" e sua relação com o trabalho e o empreendedorismo, a face mais visível se mostra com as oportunidades inovadoras e suas chances de sucesso ou mesmo de fracasso.
As histórias de sucesso não param na ideia e sim se iniciam com ela e a partir daí, muito trabalho...
Quando o trabalho é um prazer a vida é uma alegria... Quando o trabalho é um dever, a vida é uma escravidão! Esse é o verdadeiro pensamento criativo que devemos ensinar aos nossos filhos, dando um real sentido à palavra "trabalho" como sucesso.
O mundo fala muito em inovação tecnológica, em mercado digital, em novos aplicativos e processos criativos e o teor mais alto é o de ser empreendedor. Como também disse Einstein: "Tudo mudou, exceto nosso modo de pensar".
É igual o mundo que vivemos. Nós sabemos que podemos escolher o nosso caminho. Você pode viver como se nada fosse um milagre ou como se tudo fosse um milagre. A escolha entre ser feliz ou não é de cada ser humano.
Criatividade não é só gerar coisas novas... Também é abandonar coisas velhas. Picasso já disse: "Para construir é preciso destruir". Ou seja, para construir a verdade é preciso destruir a mentira. Para construir um mundo novo, muitas vezes precisamos destruir um "mundo velho".
Pelo menos no meu tempo, quando criança na escola, nos ensinavam o PI. Minha geração deve lembrar do "PI". Sim, a resposta na matemática é: 3,1416. Lembra da tábua logarítmica? Quando crianças perguntamos para que serve? Quando jovens vamos deixando de perguntar? Quando adultos, já nos consideramos "formados" e nem questionamos mais. E hoje, nesta nova volta do mundo, da inteligência artificial, afinal começamos a compreender esse mundo de logaritmos que para nós naqueles tempos era uma aberração.
O mundo do empreendedorismo é um adorável mundo novo onde se coloca o ranço do "sempre foi assim" de lado e buscam-se novas fontes, novas oportunidades, novos relacionamentos. Isso mesmo, deixamos de ser "adultos" e voltamos aos tempos de "criança".
Aprendemos mais fazendo "perguntas" do que preparando "respostas".
Pense nisto, um forte abraço e esteja com Deus!