Publicado em 22/08/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Parlamentar usa verba para correligionário
O deputado estadual mineiro Paulo Guedes (PT) utilizou do mês de janeiro de 2016 a julho deste ano, R$131 mil de verba indenizatória para custear o gasto com locação de veículos para o gabinete parlamentar. A empresa responsável por prestar este serviço pertence a um aliado do deputado, no norte do estado, Lindomar Correa da Silva, mais conhecido como Correinha. Filiado ao PT, ex-vereador na cidade, disputou o cargo de prefeito na última eleição, sendo derrotado, mesmo com o apoio do deputado. Cada um dos 77 deputados estaduais tem o direito a R$27 mil por mês de verba indenizatória e a utilização não difere muito do método de Guedes. Podem ser indenizados em gastos com locação de imóvel, serviço de consultoria e locação de veículos. (Boca do Povo - Sete Lagoas)
Vacinação para HPV não será ampliada
Divinópolis não disponibilizará de vacinação contra HPV, dado que as vacinas do estoque da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) são insuficientes para atender à demanda indicada pela Secretaria de Estado da Saúde. A ampliação ocorre diante da baixa cobertura de vacinação e da proximidade do vencimento de doses já distribuídas a Estados e municípios, o que traz risco de perda de vacinas. Na semana passada, a nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde, em conformidade com a Nota Informativa 062/2017 do Ministério da Saúde, orienta a ampliação temporária da faixa etária da vacina HPV quadrivalente para a população de 15 a 26 anos de idade para municípios que têm estoque com vencimento em setembro. (Portal Agora - Divinópolis)
Começa ação sobre Aedes do Bem
Agentes comunitários da Secretaria de Saúde e técnicos em saúde da empresa Oxitec já estão visitando os bairros Vila Olavo Costa, Santa Luzia e Monte Castelo, nas regiões Sudeste, Sul e Norte de Juiz de Fora respectivamente, para orientar os moradores sobre o Aedes do Bem. Esta fase consiste em visitas "porta a porta", com o objetivo de explicar aos moradores sobre o funcionamento do projeto. O próximo passo deve ser a soltura dos mosquitos geneticamente modificados nos três bairros, até outubro. A ação é a primeira parte do Aedes do Bem, projeto implantado em julho e que visa a diminuir a população selvagem do Aedes aegypti em Juiz de Fora. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)
Tempo seco aumenta atendimento pediátrico
Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registram aumento de 30% no atendimento pediátrico relacionado a problemas respiratórios. O índice é relativo a todo período seco, e não inclui o número de pacientes após as queimadas do último domingo, 20. Conforme informações repassadas pela assessoria de imprensa da Funepu, as queimadas de fato são agravantes para as doenças respiratórias, porém, ainda não é possível dizer que os últimos fatos que aconteceram na região geraram aumento de pacientes. O número de atendimento registrado nas UPAs no fim de semana é semelhante aos anteriores. (Jornal da Manhã - Uberaba)
Festival de Dança abre inscrições para curso
Até o dia 30 de agosto, estão abertas as inscrições para o curso de "Composição Coreográfica". O workshop é voltado para bailarinos, professores de dança, diretores artísticos, coreógrafos e pessoas que trabalham com a dança. O curso faz parte das atividades propostas que integram o cronograma do "Festival de Dança do Triângulo 2017 - (sobre) vivências em dança" e será oferecido na Oficina Cultural, entre os dias 31 de agosto e 1º de setembro. Estão disponíveis 40 vagas e a participação é gratuita. Os interessados devem solicitar o formulário de inscrição para esta palestra pelos telefones (34) 3239-2819 / 2566 ou pelo e-mail festivaldedancadotriangulo@gmail.com. (Diário do Comércio - Uberlândia)
Barrosenses levam medalhas em competição
Foi disputado no último final de semana, em Barbacena, o 5º Desafio Rivelli, evento que contou com dois percursos de corrida e um de caminhada, reunindo mais de mil atletas de várias regiões e até d e outros estados. Os atletas largaram ao lado do Santuário de Nossa Senhora da Piedade e coloriram as ruas da cidade das rosas, com muita alegria, disposição e competitividade. No percurso de 5 Km, tivemos dois barrosenses se destacando em suas respectivas faixas etárias. Willian Mariano conquistou a 9ª colocação geral e foi o campeão em sua categoria, de 31 a 35 anos, com o tempo de 19:24. (Primeira Página - Barroso)
Teófilo Otoni o 8º Encontro de Garimpeiros
O Sindicato Nacional dos Garimpeiros realizou em Teófilo Otoni o 8º Encontro Nacional de Garimpeiros e a 8ª Amostra de Produtos de Garimpo. Simultaneamente foi realizada a Feira Internacional de Pedras Preciosas - FIPP, no Expominas, evento também muito participativo, que ocorreu no mesmo local da Exponor, Mostra Empresarial, evento promovido pela Associação Comercial e Empresarial de Teófilo Otoni. O presidente do Sindicato Nacional dos Garimpeiros, Robson Caio de Andrade disse que a situação dos garimpeiros hoje em dia, é precária, que pelo menos 80% dos garimpos funcionam clandestinamente, devido a burocracia. (Tribuna de Mucuri - Teófilo Otoni).
Grupo Unis reúne profissionais de RH
Intercâmbio de informações e troca de experiências, esses são alguns dos objetivos da iniciativa do Grupo Unis, RH Acontecendo, de Varginha. Um grupo de profissionais de Recursos Humanos que se reúne mensalmente para discutir temas relevantes para o desenvolvimento das organizações e seus colaboradores. Com uma proposta de criar um ambiente de troca de experiências, networking e colaboração, o Unis é responsável por articular e potencializar as ações coletivas entre diversos RH"s da região do Sul de Minas. Atualmente 50 pessoas compõem o grupo efetivamente. (Gazeta de Varginha)
Na contra mão da crise!
GILCLER REGINA
Quem no mundo empresarial não se lembra dos sofrimentos passados em crises anteriores? Quem não se lembra das crises que assolaram a Ásia, a Rússia, o México e os inúmeros planos mal sucedidos de nossos governos?
Na verdade, sempre vivemos assim... Momentos de expansão, seguidos de outros de retração.
Parece um mal que existe até no futebol, que poderia ser evitado com planejamento e forma de pensar. Exemplo: Alguns times despejaram dinheiro e estão sujeitos a perder o campeonato para quem não tinha dinheiro.
Isso me lembra o rei que no leito da morte disse ao filho, seu sucessor que quando estivesse em duas grandes situações da vida era para abrir os dois grandes livros sagrados da verdade. Um quando estivesse profundamente triste e outro quando estivesse extremamente alegre.
Passaram-se anos, o filho, novo rei, muito deprimido, vendo seu reino ruir com pestes (alguém aí lembra da Gripe A, Dengue...?), derrotas militares, secas assolando as pastagens e agricultura... e o rei lembrou de seu pai e foi abrir o primeiro grande livro sagrado da verdade e quando abriu lá estava escrito: Isso passará!
Passaram-se os anos novamente, o reino melhorou, tinha prosperidade, vieram as chuvas, as pestes e doenças foram embora, ganharam as guerras com os vizinhos... neste dia, o rei na sacada do Palácio, eufórico, vendo a parada militar dos generais que chegavam de mais uma vitória, lembrou-se de seu velho pai e foi abrir o segundo lacrado livro sagrado da verdade e lá estava escrito: Isso também passará!
Uma coisa que eu sempre avalio é que notícia boa só se lê em rodapé de jornal. Notícias ruins contaminam. Nós precisamos mudar o foco e contrariar as "pesquisas".
Conclusão: A mesma crise, o mesmo mercado, as empresas concorrentes e resultados diferentes! Continua prevalecendo a verdade: Enquanto uns enxergam a metade do copo que se foi, outros enxergam a metade que ficou.
O pessimista não ajuda em nada. Muito pelo contrário, ele atrapalha, e muito! A crise não é a crise e a maioria dela sempre está mais na cabeça das pessoas que qualquer outra coisa. E mesmo em momentos de crise ou euforia, empresas e pessoas ou venceram ou sucumbiram.
Crise é gripe A, crise é dengue, é algo que se forma numa histeria coletiva e daqui a pouco vamos fechar as igrejas, os shoppings, os restaurantes, as empresas e não somente as escolas e fechar o país para balanço.
Precisamos sim, fechar os políticos para balanço. Quando voltar, a água do rio já terá passado. É a teoria da oportunidade.
Não se deixe abater por notícias de pânico, isso também passará. Não se deixe abater por resultados ruins... vá a luta para melhorá-los.
Se você pensa que pode ou que não pode, nas duas formas de pensar estará correto e os resultados bons ou ruins virão, conforme a sua decisão.
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!