Publicado em 25/09/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
Governo de Minas atrasa pagamento
Servidores do governo de Minas Gerais não receberam na quinta-feira, 21, a segunda parcela de seus salários. Por meio de nota, a Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) admitiu o atraso nos depósitos. "Apesar do esforço do governo estadual em cumprir o organograma da escala de pagamentos, não foi possível depositar, nesta quinta-feira, 100% dos valores referentes à segunda parcela dos salários dos servidores do Executivo, em função de fluxo de caixa insuficiente", disse a pasta. O parcelamento dos salários ocorre desde fevereiro de 2016. As remunerações de até R$ 3.000 são pagas integralmente, os vencimentos de até R$ 6.000 são pagos em duas parcelas e, os servidores que recebem acima desse valor têm o pagamento parcelado em três vezes. (Rede Sindijorimg)
Saneamento básico em estado crítico em Braúnas
A cidade de Braúnas, localizada no Colar Metropolitano do Vale do Aço, passa por grave crise no saneamento básico. A questão preocupa a administração municipal, vereadores e a população. A situação atinge a zona urbana e também as comunidades rurais do município. Todo o esgoto de Braúnas é despejado no ribeirão Pitanga desde 2012, quando uma forte chuva causou avarias e deixou inoperante a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A estação tinha sido reativada em 2011. Segundo a administração municipal, uma equipe de engenharia foi contratada para realizar o levantamento das condições da infraestrutura do equipamento. (Diário do Aço - Ipatinga)
Prefeito decreta intervenção na Copasa
O prefeito Fernando Cabral notificou a Copasa para normalizar o abastecimento de água em Bom Despacho. Após o prazo dado à empresa, constatou-se que ela não atendeu às demandas e o desabastecimento, que dura duas semanas, atinge a população, escolas, creches, hospital, pronto atendimento e postos de saúde. Depois de mais de um mês de pouco ou nenhum resultado, o prefeito Fernando Cabral decretou intervenção na Copasa e nomeou como interventor o administrador de empresa Denis Carvalho. Denis assumirá a direção das operações locais da Copasa, incluindo pessoal, material, equipamento, instalações e tudo mais que seja necessário. (Ascom)
JF tem orientação de descarte de remédios
O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) realizará, na próxima segunda, 25, a primeira etapa do programa Traga de volta, que busca a conscientização sobre os riscos que o meio ambiente e a população podem sofrer quando os medicamentos são descartados de maneira incorreta. Entre os dias 25 e 29, serão disponibilizados alguns pontos de coleta dentro de faculdades e universidades para o descarte de medicamentos vencidos ou não. Durante o programa, estudantes de Farmácia vão orientar a população, com material educativo produzido pelo CRF/MG, sobre as consequências que podem surgir com o descarte incorreto. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)
Escolas de Caratinga têm administração
Imagine adolescentes que estão concluindo o ensino médio, tendo acesso gratuito a conteúdos da área de administração. Imagine ainda o que essa transformação pode fazer na vida deles e o direcionamento que pode trazer para seus futuros. O Centro Universitário de Caratinga não só imaginou como colocou em prática. O curso de Administração do Unec está proporcionando aos alunos das escolas públicas estaduais da cidade a oportunidade de conhecer o ambiente acadêmico e, ainda, dar um salto qualitativo na aprendizagem. Durante dez módulos, cerca de 200 alunos farão um curso de Gestão Empreendedora, com turmas nas terças, quintas e sábados. (Diário de Caratinga)
Sabará ganha Conselho Municipal de Cultura
A luta foi árdua, mas finalmente foi criado o Conselho Municipal de Cultura de Sabará. No início deste mês, o sonho antigo ganhou corpo com a eleição dos primeiros representantes do Conselho Municipal de Política Cultural. A eleição aconteceu durante a 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada no Museu do Ouro, foram eleitos os membros e suplentes da sociedade civil em várias áreas. Todo conselho municipal é formado de forma paritária, ou seja, possui representantes da sociedade civil e do poder público. Os membros do poder público ainda serão indicados pelo Governo Municipal. (Folha de Sabará)
Sindicato quer melhorias para servidores
O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindiute/MG), subsede Divinópolis, continua a luta para garantir os direitos dos trabalhadores da rede estadual de ensino. Neste ano as conquistas já foram muitas, como: recebimento do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb), valorização da carreira, leis que amparam o profissional da educação vítima de violência. Neste ano foram muitas nomeações para cargos na rede estadual de ensino, porém o Sindiute/MG, de acordo com Maria Catarina, continua requerendo que o Estado realize um concurso público, com a inclusão dos cargos de auxiliares de serviços gerais. (Gazeta do Oeste - Divinópolis)
Músicos de Araxá ensaiam para o Mil Violas
A Fundação Cultural Calmon Barreto apoia a participação dos violeiros de Araxá no Mil Violas 2017, que deverá reunir este ano mais de 1 mil participantes em Uberlândia, vindos de todos os lugares do Brasil, a fim de incluir o evento no Livro dos Recordes como a Maior Orquestra de Viola Caipira do Mundo. Em Araxá, os "Ensaiões" com os violeiros da cidade - abertos ao público - acontecerão dia 25 de setembro e dia 3 de outubro, na escadaria em frente à Fundação Cultural Calmon Barreto, às 19:30 horas; e dias 10 e 17 de outubro, na plataforma da Árvore dos Enforcados, às 19:30 horas, em frente ao Centro de Referência da Cultura Negra. O primeiro "Ensaião" de Araxá, dia 25 de setembro, contará com a presença do famoso violeiro Tarcísio Manuvei, organizador do grande evento. (Diário de Araxá)
ascom