Publicado em 25/01/2019 - coluna-minas-gerais - Da Redação
COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br
Poços faz pesquisa de atendimento na UPA
Durante todo o ano de 2018, pacientes atendidos na UPA, responderam a Pesquisa de Satisfação, canal criado para receber a opinião dos usuários. Neste primeiro momento, participaram pacientes que passaram pelo Repouso Adulto, onde estão 14 leitos para observação clínica. Para 10 dos 12 itens pesquisados, mais de 85% das respostas foram positivas. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas)
Hospitais recebem melhorias
A Cemig entregou na terça-feira, 22, dois focos cirúrgicos ao Hospital Bom Samaritano, em Teófilo Otoni. Na sexta-feira, 17, foi o Hospital e Maternidade Gecy Gomes que recebeu duas secadoras. As doações fazem parte do Programa Energia Inteligente da companhia e tem como objetivo contribuir para uma conta de energia mais enxuta, ampliando o orçamento dos hospitais para investimentos em atendimento à população. Nos quatro equipamentos, a concessionária está investindo mais de R$ 250 mil reais. (Diário Tribuna - Teófilo Otoni)
Produtos da Ceasa mantêm preços estáveis
A Ceasa Uberaba registrou estabilidade de preços em 15 produtos, entre os 29 comercializados no início desta semana. Outros 10 alimentos tiveram redução de preço e quatro reajustes, no comparativo com a última cotação. As informações são do orientador de preços João Carlos Caroni, diretor de Departamento de Abastecimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio. (Jornal da Manhã - Uberaba)
Prefeitura reabre inscrição para vans
Foram abertas novamente as inscrições para proprietários de vans escolares que queiram trabalhar para o município de Uberlândia. Ao todo, são 113 vagas, em sua grande maioria destinadas ao transporte de estudantes na zona rural. Os interessados devem se inscrever através do site da Prefeitura. A convocação será por ordem de inscrição, desde que o motorista preencha todos os pré-requisitos, também descritos no site. (Diário de Uberlândia)
Memorial Dom Lucas apresenta Per Fidem
Fé, no significado bíblico é a certeza de coisas que se esperam, é um sentimento de total crença em algo ou alguém, ela está intimamente ligada à confiança e, acima de tudo, é a primeira das três virtudes teologais. E foi através da fé que a artista plástica Zélia Mendonça, se inspirou para criar a exposição Per Fidem, ou, Pela Fé que segue aberta para visitação até o dia 27 de janeiro, no Memorial Dom Lucas Moreira Neves. (Gazeta de São João Del Rei)
CGE e Fiemg promovem nas indústrias
A Controladoria-Geral do Estado de Minas Gerais (CGE-MG) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) deram início às ações de fomento à integridade nas empresas mineiras. N terça-feira, 22, o Controlador-Geral Rodrigo Fontenelle e o presidente da FIEMG, Flávio Roscoe Nogueira, fizeram uma reunião de alinhamento e discutiram os principais pontos do acordo de cooperação técnica assinado no fim de 2018. A partir de agora, a CGE irá participar ativamente dos eventos e capacitações da Fiemg para tratar do tema ética e integridade nos negócios. (Rede Sindijori)
Centro Esportivo está em fase final de acabamento
O Complexo de Iniciação ao Esporte (CIE), que está sendo construído pela Prefeitura no distrito de Vermelho, está prestes a ser entregue aos muriaeenses. A obra está em fase de conclusão e, na última sexta-feira, a equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Urbanismo esteve no local para fazer a medição final do serviço. A etapa restante agora é a urbanização dos arredores do ginásio, deixando o espaço totalmente preparado para utilização. (Gazeta de Muriaé)
Parte superior do Shopping vai a leilão
O Juiz Vara da Justiça do Trabalho de Cataguases, Luiz Olympio Brandão Vidal, marcou para o dia 13 de fevereiro, às 13h00, na Alameda Francisco Peixoto Filho nº 105, Bairro Granjaria, em Cataguases, o pregão de vendas e arrematação da garagem coletiva com 88 vagas numa área de 2.574,37 metros quadrados, com todas as instalações localizadas no segundo pavimento do Condomínio Edifício LAC, localizado na Rua Doutor Custódio Junqueira esquina com a Praça João XXIII, em Leopoldina. (Jornal Leopoldinense)
Colaboradores do Unis doam sangue
Doação de sangue. Essa foi a forma escolhida pelos colaboradores das bibliotecas do Grupo Unis para uma ação solidária. Dispostos em grupos, eles agendaram, junto à Policlínica Central, horários para que pudessem realizar a doação. "A experiência foi gratificante pois, a todo momento, lembramos que várias vidas poderão ser salvas através dessa atitude. Além disso, a ação nos motivou a incentivar outras pessoas", explicou a auxiliar de processo acadêmicos, Regiane Paulino Máximo. (Diário Correio do Sul - Varginha)
DA CHINA AMIGA, INIMIGA E PARCEIRA
Stefan Salej
Não vamos brincar com a China. Eles sabem o que querem, quando e como. Podem ser impacientes num momento, mas não são a longo prazo. E não improvisam. Tudo é estudado, planejado e organizado.
Por isso, a viagem dos incautos futuros parlamentares do partido do Presidente da República, a convite e, pelo que consta, com despesas pagas, da maior empresa mundial de tecnologia de telecomunicações, Huawei, nada tem de improvisado, a não ser os parceiros brasileiros. Os chineses meteram a faca no coração da política brasileira, no segundo maior partido no Congresso Nacional. Criaram, como os próprios deputados gritando de Beijing disseram, um grupo de China no seio do partido que governa o Brasil. E voltaram, após os ataques que receberam, maiores amigos do regime, da tecnologia e da empresa, no Brasil. E os chineses rindo à toa, porque tudo isso custou alguns centenas de milhares de dólares, muito mais barato do que qualquer propina que estariam dispostos a pagar. Ganhos políticos incomensuráveis, além de comerciais. Jogada de mestre jamais vista por qualquer outro país.
Nesse meio tempo, a China também anunciou que vai comprar mais soja nos Estados Unidos, para aliviar o conflito comercial, e menos no Brasil. Aliás, a pergunta é, onde nos encaixamos no crescimento da China, que está saindo de potência emergente para potência que forma com os Estados Unidos o mundo bipolar? Haverá espaço na nossa política para contemporização com os dois lados, enquanto cada um vai exigir, para obtermos reciprocidade, a fidelidade?
Nós achamos que entendemos bem os Estados Unidos, onde há 18 centros de estudos sobre Brasil, sendo que no Brasil tem um sobre os Estados Unidos.
E de China? Está claro nas nossas políticas até quando a China vai precisar de nossas matérias primas e de nossos produtos agrícolas? E, como a China vive de exportação, está claro que só vamos vender se permitirmos sem restrições a entrada e saída de capitais chineses e entendermos que os tempos da Feira do Paraguai, que vendia produtos chineses de má qualidade, acabou? Os chineses são hoje lideres em tecnologia, inteligência artificial, internet, telecomunicações, automatização industrial. É esse o mercado que eles querem e de que precisam para comprar soja e minério de ferro.
E aí entra de novo a viagem dos incautos. Huawei é líder no segmento de 5 G, tecnologia mais avançada em telecomunicações. E líder em sistemas de segurança, como vigilância e ciber-segurança. Implementaram isso na Venezuela e no Equador. E estão tendo limitações para operar em vários países. E aí, no Brasil, nos vamos adotar a tecnologia deles apesar dos protestos dos Estados Unidos?
A China representa um modelo político que é diferente do modelo dos Estados Unidos. Onde esses dois modelos conflitam na liderança mundial e onde ficamos nós com pragmatismo comercial, tentando salvar a pele, é outra questão. Sem dúvida, se não tivermos claros os nossos objetivos, seremos simplesmente peão no jogo de xadrez, agora de novas disputas.