COLUNA MG (24 de Maio)

Publicado em 24/05/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (24 de Maio)

Vale do Aço tem feirão imobiliário

            A oportunidade de comprar um apartamento novo ou usado estará disponível no Parque Ipanema, em Ipatinga, entre os dias 25 e 26 de maio. O feirão Imobiliário conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, informa a assessoria do banco público federal. Ao todo, serão mais de mil imóveis à disposição dos moradores do Vale do Aço com taxas de juros reduzidas e financiamento de até 80% do valor, dependendo da renda familiar, através da Caixa Econômica Federal e seus programas como o Minha Casa Minha Vida.  "Quem for até o feirão nos dias 25 e 26 terá a oportunidade de escolher o imóvel, ter o financiamento aprovado e assinar o contrato no mesmo dia", destaca o Superintendente Regional no Leste de Minas da Caixa Econômica Federal, Carlos José Veiga. (Diário do Aço - Ipatinga)

 

Obra inacabada castiga população

            Se a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Conjunto Chiquinho Guimarães estivesse pronta, 500 pessoas poderiam ser atendidas no local, o que desafogaria os hospitais de Montes Claros. No entanto, a obra está parada há 2 anos, sem previsão de retomada das intervenções. A UPA beneficiaria principalmente a população dos bairros Maracanã, Chiquinho Guimarães, Ciro dos Anjos, Joaquim Costa, Mangues, São Geraldo I e Vargem Grande. Em encontro com os moradores das proximidades da obra, o prefeito de Montes Claros, Humberto Souto (PPS), afirmou que estudos estavam sendo realizados para garantir a continuidade da obra. (O Norte de Minas - Montes Claros)

 

UFJF oferece lanche por falta de gás

            Os problemas no abastecimento de combustíveis em Juiz de Fora, em função da manifestação dos caminhoneiros por todo o país, começam a afetar a alimentação dos estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora. Em comunicado enviado à comunidade acadêmica na tarde desta quarta-feira, 23, a instituição informou que irá oferecer a opção de dois pães com presunto e mussarela no almoço e jantar dos estudantes, em virtude do desabastecimento de gás no Restaurante Universitário (RU). Segundo o comunicado, as refeições serão acompanhadas de buffet de salada, proteína de soja, um alimento oleaginoso, além das opções de suco e fruta. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)

 

Vereadores vão a audiência pública

            A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados promoveu audiência pública para discutir as providências que deverão ser tomadas para garantir o ressarcimento aos municípios pelos serviços prestados às vítimas de acidentes ocorridos em rodovias federais pedagiadas. Quatro vereadores de Uberaba estiveram presentes no evento, realizado no Congresso Nacional. Três parlamentares que compõem a bancada do PR em Uberaba - Kaká Carneiro, Denise Max e Samuel Pereira - e ainda Thiago Mariscal (MDB). A audiência pública foi solicitada pelo deputado Aelton Freitas (PR). O debate contou com a participação de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). (Jornal da Manhã - Uberaba)

 

Uberlândia registra 3ª morte por influenza

            A Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia confirmou mais uma morte por Influenza A, o subtipo do vírus ainda não foi confirmado. Dois óbitos já haviam sido registrados no município: um registrado na rede privada e o outro na rede pública de saúde. Mesmo com os óbitos, o que demonstra a circulação de vírus na cidade, grande parte do público alvo que deve ser vacinado contra a influenza, ainda não tomou a dose recomendada, o que representa uma preocupação para o poder público. É certo que existem medidas de precaução para a doença. Mas, a maior proteção é a vacina, que leva de 10 a 15 dias para começar a oferecer real proteção contra a doença. (Diário de Uberlândia)

 

Expressar conquista 1º lugar em concurso

            O Expressar Dança e Pilates conquistou o primeiro lugar na etapa nacional do Concurso Passo de Arte Minas 2018 e trouxe mais um prêmio de destaque, na área cultural, para Sete Lagoas. Esta etapa em Minas Gerais foi disputada no último dia 13, no Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte. Com isso, o grupo foi selecionado para participar da etapa internacional, que será realizada na cidade de Indaiatuba (SP), em julho. A partir de agora começam os preparativos técnicos e de todos os demais detalhes necessários para a participação do grupo sete-lagoano na etapa internacional. (Sete Dias - Sete Lagoas)

 

Simpósio do Cefet discute ações

            Hoje, 25, vai ser realizado o segundo Simpósio de Língua e Literatura do Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais) -Varginha. A segunda edição do evento vai trabalhar o tema: "Letramento Literário: ações e perspectivas na atualidade escolar". O Simpósio, que surgiu através de uma parceria entre os cursos de Letras e Pedagogia do Centro Universitário do Sul de Minas e o CEFET, vai discutir o letramento literário no cotidiano da educação básica e de seu entorno social, assim como implicações na formação de leitores na contemporaneidade. (Gazeta de Varginha)

 

Festa da Banana em Delfinópolis até sábado

            A banana, a mais popular das frutas tropicais, será a atração principal do evento que acontece em Delfinópolis, até sábado, 26 de maio. Promovida pelo Sebrae, Associação dos Produtores de Banana de Delfinópolis (Adelba) e Emater, a 2ª Feira da Banana terá uma programação de debates sobre a importância da fruta para a economia local, além de atrações paralelas. Durante todo o tempo da 2ª Feira da Banana, um evento estará ocorrendo em paralelo, a "Feira de negócios, exposição de móveis rústicos e artesanato". Entre os produtos à mostra, trabalhos de artesãs da cidade de Maria da Fé que têm a fibra de banana. (Folha da Manhã - Passos)

 Do casamento real e Brexit

 STEFAN SALEJ

 

Fascinante o casamento do sexto pretende ao trono britânico, atualmente Duque de Sussex, Harry, com a agora duquesa, ex-divorciada, americana, afrodescendente, feminista, independente e famosa Meghan Merkel. No show, todo casamento real é um show, que foi assistido por mais de um bilhão de pessoas (cinco vezes ou mais do que a população total do Brasil) apareceu de tudo e todos. Mas, não havia políticos (não são convidados) e nem os colegas do elenco da ex-atriz da série Suits. Mas havia um coral Gospel de melhor qualidade, e um Pregador anglicano- americano falando de Martin Luther King. Realmente, para confundir qualquer um da Corte real britânica e tentar convencer o mundo de que a realeza britânica está se atualizando com relação ao que está acontecendo no mundo. O Reino Unido apareceu bem em cores e ao vivo, dizendo ao mundo aí estamos, vivos, ativos, lindos de morrer e continuamos atores importantes. Show de primeira.

 

Algo incrível é a fascinação, só faltou tocar esta música no casamento, que as pessoas têm com a monarquia e, em especial, a britânica. Do ponto de vista dos regimes democráticos, é uma forma que renega o princípio básico da democracia, que é a possibilidade de alternância no poder. Na Europa, além do Reino Unido, há monarcas chefiando o estado na Noruega, Holanda, Dinamarca, Espanha, e  Suécia. Alias, todos países bem administrados. No Brasil, há alguns anos tivemos referendum onde pessoas votaram a favor de um regime presidencialista, contra o parlamentarismo e a monarquia.

 

Mas, o casamento real desta semana, que trouxe para a Londres uma injeção enorme de dinheiro (casamento é business, além do amor, como disse o pregador americano) coloca também em questão como está o Reino Unido. A questão das mudanças na corte, com a presença de uma americana (por sinal para os britânicos  uma péssima referencias em função do rei que na década da 30 renunciou   Para casar com uma divorciada americana), não vai ser suficiente para reavaliar o papel do Reino Unido, ainda membro do Conselho de Segurança da ONU e força militar mais for forte da Europa, no mundo.

 

O antigo império britânico se esfacelou, mesmo sendo defendido com sangue (como a invenção dos campos de concentração na guerra dos Boers na África do Sul, onde foram assassinadas mais de cem mil pessoas. Ou o enforcamento dos combatentes judeus durante a luta pela  independência da Palestina. Ou na guerra em Chipre.Etc.etc.), mas ficou a Grã Bretanha procurando seu espaço perdido. Com a saída da União Europeia, não há canto de gospel que vá ajudar a redefinir o papel do país no mundo. Não vai bastar show, nem arrogância dos diplomatas, nem nossa fascinação, mas mais tecnologia, mais alianças, mais criatividade. O Reino Unido terá que, inclusive com sua diversidade cultural (no casamento estava o cantor Elton John, homossexual, enquanto lembramos que o gênio da computação Alain Turing se suicidava há 75 anos atrás por o homossexualismo ser proibido na Inglaterra) mostrar a sua diversidade econômica para continuar a propensa liderança no mundo.

 

STEFAN SALEJ, consultor empresarial, foi presidente do Sistema Fiemg e Sebrae MG