Publicado em 27/11/2017 - coluna-minas-gerais - Da Redação
Cemig contra "gatos" na rede em Jaíba
A Cemig realizou, no último mês de agosto, um mutirão de inspeções contra ligações irregulares em Jaíba, além de executar cortes no fornecimento de energia de clientes inadimplentes. Na operação, foram inspecionados 149 equipamentos com suspeitas de irregularidades e efetuados 883 cortes por falta de pagamentos. Segundo o gerente da Cemig Marco Antônio de Almeida, se confirmadas as irregularidades, os infratores podem responder criminalmente, já que a intervenção é crime previsto no Código Penal e prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão , além do ressarcimento da energia furtada. (Folha de Jaíba)
Água volta a surgir em nascente
A água voltou a brotar em uma nascente em Muriaé após as intervenções realizadas durante o curso de Recuperação de Nascentes, oferecido pelo Senar Minas em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais do município. A vazão passou de zero para quase 15 mil litros de água por dia, um volume considerado alto pelo engenheiro florestal e instrutor da capacitação, Eduardo Elias Silva dos Santos. A nascente, localizada na Fazendeira Gameleira, pertencente ao presidente do sindicato, Henrique Aquino, abastece a bacia hidrográfica do Rio Muriaé. (Gazeta de Muriaé)
Prefeito conquista prédio para Muzambinho
A administração municipal de Muzambinho conquistou junto à Secretaria de Patrimônio da União toda a área e prédio onde está instalada a sede da Cemig no município. O prefeito Sérgio Esquilo esteve em Belo Horizonte encaminhando toda documentação necessária. O prédio, localizado na área central da cidade, exatamente na Praça Pedro de Alcântara Magalhães, deverá passar por pequenas modificações internas. Em seguida, a administração pretende construir uma nova fachada. No terreno ao lado, também conquistado recentemente pelo município, será construída a Casa da Mulher. A Folha Regional - Muzambinho)
Teatro de Sete Lagoas obteve sucesso
Foram 13 espetáculos e 12 cenas curtas em oito meses de apresentações teatrais gratuitas, nas mais variadas vertentes, incluindo comédia, drama, mímica moderna, dança, clown e outras expressões da arte dos palcos. O público, mais uma vez, atendeu ao chamado e ocupou o Casarão, a Praça da Feirinha e o Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo, demonstrando que, sim, Sete Lagoas ama o teatro. Ao longo desse tempo, a 4ª Temporada de Teatro de Sete Lagoas - uma realização da Preqaria Cia de Teatro, com apresentação do Circuito Cultural Cimentos Nacional, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e correalização da Prefeitura. (Sete Dias - Sete Lagoas)
Mais de 5 mil contribuintes notificados
A Secretaria de Finanças notificou 5.164 contribuintes que não possuem inscrição municipal. Todos correm risco de serem excluídos do Simples Nacional. O levantamento dos contribuintes em situação irregular foi feito pelo Departamento de Tributação e Arrecadação em conjunto com Departamento de Fiscalização e enviado ao Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN). A partir da notificação, os contribuintes terão prazo de 20 dias para a regularização dos débitos, que podem, ainda, ser negociado à vista, em parcelas, ou por compensação. (Jornal da Manhã - Uberaba)
Gravidez na adolescência preocupa
De janeiro a outubro deste ano, 41 dos 1.777 recém-nascidos no Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus apresentaram sífilis congênita, cuja transmissão vertical pode ocorrer durante a gestação de mães contaminadas. O número é dez vezes maior do que o registrado há apenas cinco anos na maior maternidade da região, quando foram identificados apenas quatro casos. Os dados confirmam o crescimento das relações sexuais desprotegidas. Para agravar a situação, parte dessas crianças são filhas de meninas entre 10 e 19 anos. (Tribuna de Minas - Juiz de Fora)
Oposição discute ampla aliança contra Pimentel
A oposição ao governador Fernando Pimentel (PT) começa a colocar em prática a estratégia para as eleições de 2018. A ideia é construir uma ampla frente de centro-direita. Com mais da metade do tempo de TV e a maioria dos prefeitos, esta frente incluiria PSDB, DEM, PR, PRB, PP, PSD e, talvez, o PMDB, e seria capaz de isolar o governador, líder nas pesquisas. Integrantes desses partidos acreditam que a estratégia pode prosperar e que um nome para representar a grande aliança possa ser escolhido ainda este ano. Quem vier a ser o escolhido terá de apontar os equívocos do Governo Pimentel. (Folha da Manhã - Passos)
Energisa organiza workshop para jornalistas
Ciente da importância do jornalismo para a formação de opinião, a Energisa Minas Gerais organizou um workshop para jornalistas denominado "Informação ilumina a opinião. O jornalista é a luz da população". O evento foi realizado na tarde da última quinta-feira, 23, em Cataguases, estando presentes profissionais de comunicação de diversos veículos com sede em suas áreas de atuação: TV Integração, TV Alterosa, Jornal Leopoldinense (Leopoldina), Site do Marcelo Lopes (Cataguases), Jornal Agora (Além Paraíba), Jornal Alem Parahyba, Site do Silvan Alves (Muriaé), entre outros profissionais do setor. (Leopoldinense)
ascom