COLUNA MG (30 de Agosto)

Publicado em 30/08/2018 - coluna-minas-gerais - Da Redação

COLUNA MG (30 de Agosto)

Mais um caso de maculosa em Divinópolis

            Divinópolis já contabiliza quatro casos de febre maculosa. A vítima desta vez é uma criança de oito anos, que está internada. A menina deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na tarde do último sábado, 25, quando foi levantada a suspeita da doença. O médico plantonista que a atendeu, Marcelino Marcelino Alves informou que ela apresentava febre, dores musculares e perda de apetite. Disse ainda, que a criança foi picada por carrapato dois dias antes. Foram realizados exames e amostras foram enviadas à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte. Os resultados saíram na segunda-feira, 27, confirmando a febre maculosa. (Jornal Agora - Divinópolis)

 

Criança sem vacina perde vaga escolar

            A negligência de muitos pais em relação à vacinação dos filhos pode ter implicações nos estudos. Um projeto do vereador Marlon Xavier, que está para ser votado na Câmara de Montes Claros, condiciona a matrícula do aluno - ou a renovação da mesma - na rede pública de ensino à apresentação do cartão de imunização com todas as doses previstas no calendário nacional em dia. A medida é uma forma de exigir que os pais ou responsáveis cumpram a obrigação de proteger crianças e adolescentes de várias doenças através da imunização. (O Norte de Minas - Montes Claros)

 

Transporte urbano terá ônibus elétricos

            Uberlândia será a primeira cidade do Brasil a contar com ônibus elétricos operando de forma contínua e permanente na frota do transporte público municipal. A novidade foi anunciada ao prefeito Odelmo Leão, na tarde da última terça-feira, por representantes da Viação São Miguel, uma das três concessionárias que atuam no Sistema Integrado de Transporte (SIT) da cidade. Em reunião no Centro Administrativo Municipal, os representantes da empresa, João Duarte, Rui Duarte e André Duarte, informaram sobre a aquisição de oito ônibus elétricos da fabricante de automóveis chinesa BYD (que mantém uma fábrica em Campinas - SP) para o processo de renovação dos veículos utilizados nos serviços locais. (Diário de Uberlândia)

 

Vídeo divulga Poços em 4 idiomas

            A Prefeitura criou um novo vídeo institucional para divulgar a cidade. Narrado em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e mandarim), o vídeo destaca não apenas a beleza de Poços, mas também a qualidade de vida, as redes de ensino e saúde e o potencial para investimento de empresas. Com duração de 2min 50s, o vídeo mostra o Distrito Industrial, fontes e demais atrativos turísticos e também cenas cotidianas do poços-caldense. O vídeo institucional está disponível no site oficial do município, na página da Prefeitura no Facebook  e também no novo canal no Youtube  nas quatro versões. (Jornal da Cidade - Poços de Caldas)

 

Inscrições para artistas são prorrogadas

            Um novo chamamento público está aberto até o dia 26 de setembro para receber inscrições do credenciamento de artistas, profissionais de arte e cultura de Muriaé e região. O cadastramento tem como foco a contratação de profissionais de diversas áreas e linguagens, para que estes possam fazer parte de eventos desenvolvidos pela Fundação de Cultura e Artes até março de 2019. O principal objetivo da Prefeitura de Muriaé é abrir novas oportunidades de trabalho e incentivar a cultura na cidade. (Gazeta de Muriaé)

 

História do futebol em Guaxupé é contada

            Iniciou na quarta-feira, 29, no foyer do Teatro Municipal "Arlete de Souza Mendes" a Exposição Fotográfica sobre a "História do Futebol de Guaxupé no séc. XX". Nas imagens, os visitantes poderão fazer uma viagem no tempo, relembrando e conhecendo momentos inesquecíveis do futebol na cidade. A Exposição é uma iniciativa do Conselho Municipal de Esportes em  parceria da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. A exposição que acontece no foyer do Teatro Municipal marca ainda o Dia do Profissional de Educação Física que é comemorado dia 01 de setembro. (A Folha Regional - Muzambinho)

 

Pedal Beneficente acontece em setembro

            Os Amigos do Pedal e a AABB de Itanhandu-MG, vão realizar no dia 30 de Setembro a segunda edição do Pedal Beneficente do Lar dos Idosos, com diversas premiações. Dentre as premiações estão Troféu para o ciclista mais jovem e para o ciclista mais experiente e troféu para a maior equipe uniformizada. Além disso os 150 primeiros inscritos receberão uma medalha de participação. Com dois percursos, sendo um de aproximadamente 30 Km e outro mais avançado com 40 Km O evento prometer reunir centenas de ciclista de toda região em prol da solidariedade pelas lindas paisagens de Itanhandu. (O Popular Net - São Lourenço)

 

Membros do Colmeia têm treinamento

            Aconteceu nos dias 29 e 30, um treinamento sobre o Pró-Mananciais para os membros dos Coletivos Locais de Meio Ambiente (Colmeia). O objetivo foi expor aos integrantes os fundamentos do programa, revisar os princípios e objetivos do projeto Pró-Mananciais. Além de reforçar a atuação de cada membro do Colmeia para com o Meio Ambiente e discutir e levantar ações já realizadas, a fim de identificar problemas e a partir disso analisar as dificuldades que estão sendo encontradas e o envolvimento da comunidade para a solução e sugestão de propostas. (Correio Centro-Oeste - Arcos)


Da minha ignorância e da de mais alguém sobre as eleições

Stefan Salej 

Tive o raro privilégio de estudar no Colégio de Aplicação, de ter professores de direito no curso de administração como o posteriormente nomeado Ministro do STF e seu Presidente, Carlos Mario Velloso, de estudar no famoso e respeitado DCP (Departamento de Ciência Política) da UFMG e mais uma série de estudos e convivências que tornaram minha vida interessante e estudiosa. A minha primeira experiência política foi assistir a um comício do Jânio Quadros com o Governador Magalhaes Pinto, da antiga UDN, no Bairro Pompeia em Belo Horizonte em junho de 1960. Daí para a frente acompanhei a política mineira e nacional com afinco e sempre com crença firme nos valores  democráticos para um Brasil justo e com desenvolvido para todos. 

Nesta eleição estou totalmente confuso. Sinto-me um total ignorante, sem saber por onde anda a nossa democracia, se democracia é sequer o queremos como pilar de nosso desenvolvimento social e econômico. A quantidade de partidos políticos sem nenhum viés ideológico, mas crescente viés fisiológico, é tão prejudicial à democracia brasileira como ter um partido só. E isso porque nem o judiciário e nem o Congresso resolvem por ordem nesta nossa democracia e dizer com clareza qual é a regra. 

Já que estamos na área do judiciário, não consigo entender como uma pessoa presa, independentemente de seus méritos históricos como ator importante da política nacional, comanda toda uma campanha de sua cela em Curitiba. Por que ele pode e por exemplo Sérgio Cabral ou Fernandinho Beira Mar não podem sequer conversar com outros presos, muito menos serem atores importantes nas eleições. Que lei é esta que dá privilégios a um criminoso (o Código penal assim qualifica o condenado) e nega a outros 800 mil. E tem mais: como o judiciário não resolve isso e como permite essa agonia processual que deixa que o processo nunca termine para um, deixando dúvidas sobre a condenação (análises as mais tortas possíveis pelo mundo afora) e por outro lado declara que tem 40 %  dos presos no Brasil sem julgamento. 

São situações que em nada ajudam o Brasil e o seu cidadão a consolidarem sua democracia e criam uma confusão eleitoral cujos resultados são absolutamente imprevisíveis, inclusive na governabilidade do país. Está difícil entender isso e acreditar que após as eleições vamos ter estabilidade política. Parece que há uma parcela dominante da política brasileira que quer levar o país a um caos institucional na base do quanto pior melhor. As indefinições de estruturas políticas que atuam no cenário eleitoral, inclusive a fisiológica distribuição de fundos eleitorais, mais um item na falsa transparência da democracia brasileira, gerando corrupção legal, levam a uma fragilidade cujas consequências são imprevisíveis. E essa fragilidade claro leva a benefícios a grupos políticos e econômicos nacionais e estrangeiros, a um prejuízo da nação como um todo. 

Haja fé e esperança e compreensão neste cenário para o nosso Brasil.

 

STEFAN SALEJ, consultor empresarial, foi presidente do Sistema Fiemg e Sebrae/MG