Publicado em 14/02/2014 - educacao - Da Redação
A Biblioteca Municipal Dr. José Cândido de Melo Carvalho, de Carmo do Rio Claro, inicia mais uma série de exposições itinerantes em parceria com a Superintendência de Bibliotecas Públicas do Estado de Minas Gerais. Fevereiro é o mês dos clássicos infantis, já que a mostra da vez reúne uma coletânea do poeta e escritor Charles Perrault. 
 
“Era uma vez...” chega colorindo o espaço com 18 painéis ilustrados e sinopses das histórias e personagens que compuseram, e compõem até hoje, o imaginário infantil. Estão expostos os clássicos Chapeuzinho Vermelho, O Gato de Botas, O Pequeno Polegar, Barba Azul, Cinderela entre outros títulos. Também estão à mostra os livros do autor que a biblioteca possui.
“Era um vez...” segue em cartaz até o dia 03 de março e as escolas do Município estão sendo convidadas para levarem seus alunos que além de conhecerem a mostra vão participar de atividades lúdicas.
O Departamento de Cultura já definiu junto à Superintendência quais serão as exposições do ano:
Março: 50 Anos do Livro o Grande Sertão Veredas
Abril: JK cem anos
Maio: Monteiro lobato: Vida, realidade e Sonho
Julho: Quintana, o poeta do simples
Setembro: 200 anos de Hans Christian Andersen
Outubro A imagem do medo na ilustração infantil
Novembro: Mulheres na Poesia Brasileira
Dezembro: O Natal por Manuel Bandeira e Cândido Portinari.
Durante as exposições serão realizadas atividades aleatórias, tanto no setor da cultura, como na própria biblioteca. “Promover a inclusão social e gerar cidadania através da cultura, valorizando nossa identidade Cultural e preservando nosso patrimônio e os artistas” este é o lema do novo diretor de Cultura, Junio César Oliveira Martins nomeado em janeiro. Ele atuava como coordenador do Museu Indígena Antônio Adauto Leite, cargo que voltou a ser ocupado pela filha do Senhor Antônio Adauto, Suzana Leite Hervas.
Sarau
Já na sexta-feira (14), a partir das 19h, na própria biblioteca, será realizado um sarau onde poetas, músicos, artistas em geral e ouvintes estão convidados a participar.
Até o momento, 18 pessoas se inscreveram para realizar apresentações. Dentre elas serão declamadas poesias inéditas e de autores consagrados. Haverá apresentações musicais, voz e violão, um solo de violino, esquetes e exposição de desenhos.
O sarau tem estimativa de três horas de duração e espera um público em torno de 50 pessoas. Todos estão convidados.
Fonte: ASCOM