Publicado em 21/10/2014 - educacao - Da Redação
A nota alcançado por Guaxupé no Índice atual,de 6.7, superou as expectativas do governo federal, que esperava um crescimento de 6.0  
A nota geral do IDEB para Guaxupé, de 6,7 em 2013, superou em 0.7 as metas do governo federal, que estimava uma pontuação de 6.0 ao Município. Observado, o resultado atual corresponde a uma elevação crescente, entre 2007 (quando a nota era 6.0) e 2013, sendo que a pontuação, em 2009, apresentou o índice de 5.4 e alcançou, como média real, 6.2. Em 2011, a previsão era de 5.8 e o índice foi de 6.4. Para o atual secretário de Educação, Rodrigo Luís Borges, o resultado do “IDEB 2013” é consequência de um trabalho continuado, com capacitação permanente junto a todos os envolvidos na Educação. “A prática na sala de aula tem que ser repensada e melhorada mês a mês. E isto, a gente tem feito de maneira bem eficaz, com uma assessoria vindo diretamente da UNICAMP, que hoje é referência nacional e torna Guaxupé também uma das referências nesse trabalho”, disse o secretário.
Mais do que o trabalho técnico-científico adotado, Rodrigo Borges frisa a credibilidade de seu grupo político como ponto fundamental à qualidade do ensino em Guaxupé: “A Educação de Guaxupé, no âmbito municipal, gera muita credibilidade para a população, haja vista que a comunidade, de forma geral, pode matricular o seu filho em qualquer escola municipal e não ter nenhuma preocupação, sobre o fato de que a Educação será boa ou ruim, porque ela tem a certeza que a Educação será excelente. A nossa Educação, diga-se de passagem, não perde em nada para a particular. Muito pelo o contrário: a gente conseguiu produzir coisas que, às vezes, a educação privada não consegue”, pontuou Rodrigo.
Para o futuro, a meta de Borges é municipalizar as creches e implantar o período integral nas referidas instituições. “A municipalização das creches é muito importante. O período integral nada mais é que você dar condições para que as crianças tenham uma formação realmente integral, com bom aproveitamento do período escolar e oficinas, com atividades que essas crianças não teriam fora da escola (como aulas de Inglês, de futebol, artes, entre outras áreas)”, disse ele.
DARCI, DR. HEBER E ABRÃOZINHO: OS MESTRES DO IDEB!!!
Diretora da Educação Municipal em Guaxupé entre 1997 e 2004, a professora Darci Celani resgatou, durante entrevista ao JOGO SÉRIO, os 
esforços que a intitulou, junto aos ex-prefeitos, Heber Hamilton Quintella (Dr. Heber) e Abrão Calil Filho (Abrãozinho), como “Mestre do Ideb de Guaxupé”: “Me sinto orgulhosa por ver que nossa cidade está indo muito bem na Educação Básica, que vai desde o Ensino Infantil até no antigo ‘Terceiro Colegial’. Nós, da rede municipal, em Guaxupé, já tínhamos incluído o ‘Quinto Ano’ ao Fundamental mesmo antes do Governo Federal adicionar as crianças de seis anos no período em questão. Com isto, aliás, os alunos passaram a ter um período maior de alfabetização”, lembrou Darci.
Famosa por conta das decisões acertadas e as metodologias que elevaram o nome de Guaxupé junto à região, Darci Celani criou o Simpósio Municipal de Educação – SIMEG, que voltou a funcionar na gestão do prefeito Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas) – na “Administração Roberto Luciano”, que sucedeu Abrão Filho, o Simpósio passou a ser chamado “Congresso” -, com renomados palestrantes e temas atualizados, com capacitação plena ao professorado. “Junto a isto, fizemos a Formação Continuada dos Professores na própria cidade, o que resultou em programas de estudos semanais, nas próprias escolas e no Departamento de Educação”, disse ela, que também foi responsável pelas implantações dos núcleos rurais, tendo este fato resultado de forma sólida na melhoria da qualidade do ensino às crianças moradoras das zonas rurais. “Fizemos dois núcleos, sendo um para o lado de Tapiratiba e o outro de São Pedro (da União), reunindo as escolinhas pequenininhas e formando uma escola grande, dentro de uma zona rural, sendo que, hoje em dia, tudo o que tem na escola na cidade, você encontra também na zona rural”, finalizou Darci.
ESPECIALISTA COMPROVA
Entre as educadoras, a notícia sobre o “IDEB 2013” também continua sendo muito comemorada. “Para nós, foi um motivo de muita alegria, de prazer, de comemoração, porque esse trabalho vem sendo feito ao longo de muitos anos, sendo que nossa meta era superar as expectativas de 2015, mas superamos as de 2021! Então, eu devo isso a minha equipe, que é uma equipe comprometida, que trabalha em cima mesmo do aprendizado da criança. Temos uma linha de trabalho, que é o ‘Positivo’, o qual ajuda muito, pois trata-se de uma apostila realmente voltada para o nosso trabalho. E eu só tenho que agradecer a minha equipe e, principalmente, aos professores, pois os méritos são deles”, concluiu a especialista em Educação, Elizabeth Zavagli, da Escola Municipal Coronel Antônio Costa Monteiro, onde foi apresentada uma das mais altas notas para o Índice deste ano.
PREFEITO SATISFEITO
O atual prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas), também externou, desde a notícia da nota 6,.7 do Ideb 2013, seu contentamento, tendo enfatizado o trabalho de sua equipe, dentro da Gestão Municipal: “Quero parabenizar as equipes das escolas púbicas municipais, todos os alunos, a equipe da Secretaria Municipal de Educação e os pais destes alunos. Todos foram essenciais e fundamentais para que pudéssemos registrar os 6.7 pontos no IDEB. Parabéns pelo compromisso e dedicação à educação pública. Tenho a mais absoluta certeza que se assim continuarmos, formaremos sempre cidadãos de bem e possuidores de uma excelente educação”, finalizou Jarbinhas.
fonte: Carlos Alberto - Jogo Sério