Alunos da rede pública municipal de Guaxupé passam por avaliação de alfabetização

Publicado em 05/11/2015 - educacao - Da Redação

Alunos da rede pública municipal de Guaxupé passam por avaliação de alfabetização

No final de outubro aproximadamente 500 alunos da rede municipal de ensino, do 3º ano do ensino fundamental, participaram do PROALFA - Programa de Avaliação da Alfabetização 2015. O Programa faz parte do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública e representa um dos principais instrumentos para medir a qualidade do ensino oferecido pela rede pública de educação. 

O exame, que tem o objetivo de avaliar o nível de leitura e escrita dos estudantes, foi aplicado nas escolas municipais: Dr. Carlos, Delfim Moreira, Coronel Antônio Costa Monteiro, Professor José de Sá, Barão de Guaxupé, Wagner Macedo - Caic, Elias José – Cieg, Olimpia Felippe da Silva e Olympia Leite Ribeiro. 

A avaliação é feita pelo aluno dentro de sua própria escola, no horário de aula. Já os aplicadores não são os professores de sala. O exame, que conta com 20 questões de múltipla escolha para os alunos do 3º ano, tem uma hora e meia de duração e exige, entre outros itens, leitura, interpretação de pequenos textos e identificação de gêneros textuais. 

As equipes diretivas e os professores de sala se esforçaram para que todos os alunos matriculados fizessem a prova, visto que, a participação é importante para se ter uma amostra fiel do nível de ensino. Vale destacar que a colaboração dos pais neste processo também é muito importante, alguns participam das comissões de avaliações das unidades escolares que asseguram a aplicação das provas segundo as orientações recebidas. 

Após a aplicação do Proalfa, os testes foram enviados para a Superintendência Regional de Ensino de São Sebastião do Paraíso e encaminhados ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd), que é responsável pela leitura, estatística e análise dos resultados. 

O resultado do Proalfa oferece à equipe da Secretaria Municipal de Educação uma análise detalhada do nível de desenvolvimento dos alunos. A partir dessa avaliação, é possível saber em quais aspectos deve-se atuar.

FONTE: ASCOM