Alunos das escolas municipais de Guaxupé mobilizam contra o mosquito Aeds

Publicado em 31/05/2016 - educacao - Da Redação

Alunos das escolas municipais de Guaxupé mobilizam contra o mosquito Aeds

O combate ao mosquito Aedes Aegypti é um desafio para todos. As escolas municipais estabeleceu uma parceria entre a Secretaria de Educação e de Saúde, envolvendo toda comunidade escolar no desenvolvimento de um projeto institucional para a conscientização quanto ao combate ao mosquito transmissor. Essa conscientização começou na escola, nas quais professores e demais funcionários envolvidos trabalharam na formação consciente dos alunos, dos pais e de toda comunidade. 

            Todas as escolas abraçaram o projeto e estão disseminando esta campanha, com o objetivo de despertar a comunidade para o risco que correm ao não aderirem coletivamente na luta contra o mosquito Aeds aegypt que tem transmitido doenças como Zika, Dengue e Chikungunya. 

            Este projeto tem promovido a conscientização da população escolar sobre os perigos da dengue e sobre os métodos preventivos de higiene e de disseminação do mosquito transmissor Aedes aegypti. 

             As escolas desenvolveram diversas estratégias de acordo com suas realidades, respeitando as faixas etárias dos alunos atendidos. Foram realizadas pesquisas, confecção de cartazes e painéis, gincanas, confecção de armadilhas para matar os mosquitos, palestras para os alunos e para os pais, inspeção nas casas dos alunos e casas próximas as escolas. Outro trabalho feito foi a divulgação do site da Prefeitura de Guaxupé de combate ao mosquito Aedes aegypti. Site este criado exclusivamente para que a população colabore com a Vigilância Epidemiológica fazendo denúncias de locais que possam ter possíveis focos de dengue. Os murais de todas as escolas municipais estão repletos de trabalhos realizados pelos alunos sobre o tema. 

            Este projeto envolveu os alunos em diversas ações de combate ao mosquito. No dia 25 de maio algumas escolas realizaram ações pontuais, tais como: a E. M. Professor José de Sá realizou um panelaço com seus alunos e professores nos arredores da escola para mobilizar a comunidade.     Já a Escola Municipal Delfim Moreira fez uma mobilização com panfletagem em frente à escola, distribuindo informações obtidas para controlar os possíveis focos de água parada.   Enquanto na Escola Municipal Dr. Carlos foi realizada uma passeata com os alunos conscientizando sobre como evitar a proliferação do mosquito. 

            Todas as escolas estão empenhadas neste projeto de combate ao mosquito e outras ações ainda serão realizadas por meio das Secretarias de Saúde e Educação. O objetivo do projeto está sendo atingido: criar multiplicadores, para que os alunos possam transmitir o que sabem dentro da própria casa e comunidade.

FONTE: ASCOM