Aulas no Unifeg começam com boa frequência de alunos

Publicado em 03/02/2012 - educacao - Carlos Alberto/Unifeg

As aulas no Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé começaram na quarta-feira, 1º de fevereiro, com boa frequência de alunos. Com cursos de graduação em dezessete áreas do conhecimento científico, a instituição recebe estudantes de mais de quarenta municípios, dos Estados de Minas Gerais e São Paulo. Na estreia do ano letivo, as sensações percebidas foram de ansiedade e expectativa entre a comunidade que busca a formação acadêmica por meio do ensino oferecido pela entidade. “Eu estava ansiosa para começar. Obtive ótimas referências sobre esta escola e, por isto, me convenci de cursar Administração aqui, em vez de estudar na minha cidade. Espero que estas boas impressões sejam confirmadas e peço, desde já, o apoio da instituição, dos colegas e todos que já vivem por aqui há mais tempo que eu”, solicitou a novata Joice Nascimento, de São Sebastião do Paraíso, situada há cerca de oitenta quilômetros de Guaxupé. Com o rosto pintado por conta dos tradicionais “trotes” (brincadeiras com alunos iniciantes), a ingressa era só sorrisos, quando admitiu estar realizando um sonho: “A sensação de estar num ambiente universitário é o máximo. Quero realizar um curso bem produtivo, que me dê a base necessária para ser uma profissional gabaritada”, completou a garota.
A esperança de realizar um ano escolar bem sucedido não foi apenas tema dos discursos de universitários dos 1ºs períodos. “O recomeço sempre é muito legal, pois a gente reencontra amigos que só vê durante as aulas. Enfim, é um início de estudos e temos que levá-lo muito a sério. Que a volta de todos seja a melhor possível”, desejou Ana Paula do Prado, do 5º período de Enfermagem, enquanto percorria as dependências do Centro Universitário com amigos. “Eu é que não perco tempo, pois sei que é importante participar desde o primeiro dia, sentir este ‘calor’ da universidade”, compartilhou Lucas de Souza Duarte, do 7º período de Engenharia de Produção e Qualidade.
De acordo com a secretaria do Unifeg, a presença de alunos neste primeiro dia de aula superou as expectativas. “Muitas vezes, eles deixam para vir depois do carnaval, o que é um erro. Mas, pelo bem dos próprios alunos, a escola recebeu um bom número de pessoas nesta quarta-feira”, confirmou a secretária Joana Neuza Silva Carneiro, que recebeu os estudantes no salão de entrada da escola, na companhia das colegas de trabalho, Patrícia Magalhães e Sílvia Valéria.
Também entre os professores, que iniciaram oficialmente o ano profissional neste 1º de fevereiro, o clima é de animação plena. “Começamos hoje na escola, mas tenho certeza de que a maioria dos professores se preparou para as aulas já há algum tempo”, opinou o professor Edélcio Smargiassi, que leciona no curso de Direito. “Achei mesmo muito boa a frequência de alunos no primeiro dia, pois isto quer dizer que eles estão cientes de que a responsabilidade será grande. É assim que se luta por um país melhor e, ao mesmo tempo, combate este lamentável rótulo de que no Brasil o ano começa só depois do carnaval. A gente percebe que as pessoas estão se ligando mais ao fato de que é preciso se preparar para sobreviver neste mundo, cada vez mais competitivo”, ressaltou o professor Reginaldo dos Santos Souza, dos cursos de Serviço Social e Filosofia.
Para o pró-reitor acadêmico, José Lázaro de Souza, 2012 começou muito bem: “Somos uma instituição com mais de quarenta anos de história, o que nos orgulha muito, pois manter toda esta estrutura é algo que exige esforço, dedicação e amor pelo que se faz. Quero aproveitar a ocasião para, em nome da reitoria, dar as boas vindas aos nossos alunos. Que todos sejam felizes neste ano letivo”, disse o dirigente, que ressaltou como conquista positiva a nota cinco (máxima) obtida pelo curso de Serviço Social junto ao Ministério da Educação e Cultura, que avaliou a referida área no final de 20111. “São notícias como esta que nos enchem de orgulho e fazem-nos ter a certeza de que estamos no caminho certo, neste processo de oferecer educação de qualidade”, finalizou o pró-reitor, que divide a administração do Centro Universitário com o também pró-reitor (administrativo e de recursos humanos) Jairo Pedro Cardoso e o reitor, padre Antônio Roberto Ezaú dos Santos.

No D. Inácio:
Além do Unifeg, começaram também na quarta-feira, 1º de fevereiro, as aulas no Colégio Dom Inácio, onde cerca de quinhentos alunos cursam desde a educação infantil até o ensino médio e curso pré-vestibular. Dirigida pela professora Nelide Melo, a escola é mantida pela Fundação Educacional Guaxupé e apontada como uma da melhores da região, o que pode ser comprovado pelos bons resultados dos alunos, principalmente no tocante ao ingresso a grandes universidades pelo País. Sob a tutela do D. Inácio há, ainda, a Escolinha da Fundação, que funciona como Unidade II do Colégio e integra o setor filantrópico da FUNDEG. Lá, crianças a e adultos recebem Educação gratuita, assistência em vários sentidos. Saiba mais sobre o Unifeg e seu papel na sociedade regional no site oficial da instituição, WWW.unifeg.edu.br.