Campus Muzambinho integrado com comunidade e área social

Publicado em 27/02/2017 - educacao - Da Redação

Campus Muzambinho integrado com comunidade e área social

O IFSULDEMINAS Campus Muzambinho desenvolve um importante trabalho social e de integração com a comunidade do município. O diretor geral Prof. Luiz Carlos Machado Rodrigues destacou que o aluno da instituição participa de todas as atividades práticas dos conteúdo teóricos vivenciados em sala de aula. Neste contexto, o aluno vai a campo para executar atividades, sob a orientação de professores e outros alunos mais experientes. Com isso, podendo sair da escola contando com experiência profissional, sendo este um diferencial dos demais formandos e cursos de outras instituições.
O Campus Muzambinho está aberto para a comunidade através de um trabalho de assistência técnica, esportes e lazer, informática e outras áreas. Todos os projetos visam o atendimento de toda a comunidade. Um novo projeto iniciado pretende implantar academia nas unidades do PSF - Programa Saúde da Família. O objetivo que as pessoas possam executar alguma atividade orientada por alunos.
Conforme palavras do diretor, atualmente o Campus Muzambinho atende mais de 2000 pessoas por semana em todas as áreas. Desta forma, contribuindo para uma condição de vida saudável e de novas oportunidades. O trabalho foi iniciado no CECAES (antiga faculdade de educação física), com toda área de esportes, piscina, academia e dança. Na sequência, surgiu naturalmente o Coral da Terceira Idade, também atendendo crianças em dois períodos (manhã e tarde). O projeto de canoagem deverá colocar pelo menos três alunos bolsistas na Seleção Brasileira, com condições de serem atletas de alto rendimento. As entidades assistenciais de Muzambinho também são atendidas, como asilo, creche, APAE, FAM e Casa Lar.
Prof. Luiz Carlos destaca que os projetos oferecem oportunidades e também representam um processo de convivência em todas as idades. Ao mesmo tempo, proporcionando uma condição de saúde para sobreviver mais. Isto dentro de uma condição de ser feliz. “É um bem público a uso da comunidade”, disse. Este sempre foi o objetivo, ou seja, que a estrutura da educação física fosse utilizada pelo povo. O local conta com equipamentos sofisticados. Mais recentemente, a equipe de futebol profissional do Boa Esporte, utilizou as instalações e equipamentos para avaliação do condicionamento físico de seus atletas. A Caldense também já demonstrou interesse. Porém, o mais importante é que os alunos serão os grandes beneficiados, pois fazem um trabalho de aplicação da teoria na prática.
Quanto ao antigo Colégio Comercial, o diretor afirmou que a intenção é transformar o prédio num “Centro de Desenvolvimento de Pessoas”. O projeto de karatê, por exemplo, que atende mais de 180 pessoas, será levado para o local. A escola também já abriga o projeto do Aluno Digital, com cursos na área de informática para todas as idades. Outros projetos esportivo e de dança também serão implantados no local, além do ambiente para o programa “Empresa Júnior” e “Incubadoras de Empresa”.
O prédio no centro da cidade passou por amplas reformas, inclusive com aquisição de móveis e equipamentos. No local, estão sendo ministrados os cursos de técnico em administração de empresas e técnico em contabilidade. A ampliação dos cursos é interesse da instituição. Até porque a procura tem aumentado consideravelmente. A ideia é dar continuidade ao projeto idealizado há mais de 40 anos e sempre formando profissionais de qualidade.