
Mais um destaque para a Educação de Juruaia, está na merenda escolar, através de projeto destinado a Escola Municipal Nair Gaspar e Educação Infantil que preocupa com os hábitos saudáveis dos alunos. A alimentação diferenciada foi comentada pela Supervisora Pedagógica de Juruaia, Érica Togni de Paiva Reis, pela Nutricionista, Silviane Maria de Azevedo Flório e também por fornecedor do município, Darlan Ricardo Almeida.
O PROJETO - Segundo a Supervisora, inicialmente perceberam que as crianças não sentavam para comer, corriam com o prato na mão sem uma definição do que ia fazer na hora do recreio, muitas vezes deixava até de comer. A primeira ação que foi feita foi reorganizar o recreio das escolas. “Até por conta também da parte pedagógica da escola foi necessário fazer a mudança”, lembrou.
Com as alterações, hoje os alunos sentam para comer e também pelo fato de terem o cardápio diferenciado, que atenda com qualidade as crianças tiveram que aumentar a quantidade do lanche.
Para a supervisora, na parte pedagógica foi muito importante, pois perceberam o interesse das crianças em comer, entender porque estão comendo sentados, o porque não pode comer com a boca aberta. Outro ponto positivo foi o trabalho com a parte social, onde os alunos passam a entender se não comer deve ficar a mesa, pois seu colega está comendo. A mesma atitude devem ter na sua casa. “Hoje em dia sabemos como é difícil isso acontecer, então pelo menos na escola oferecer este momento para as crianças”, salientou.
Conforme declarou, são atos que estão sendo feitos dentro da educação, onde pretendem desenvolver um trabalho diferenciado e de grande sucesso para o município.
PARCERIA - Como já estavam com este projeto do cardápio diferenciado, os PSFs (Programa Saúde da Família) foram convidados para fazer uma parceria. Com isso, as crianças serão pesadas e medidas mensalmente para que tenham um acompanhamento, se o cardápio oferecido pelo município está suprindo as necessidades das crianças. A faixa etária das crianças é de 0 a 7 anos, que segundo a Supervisora é uma fase crucial no desenvolvimento, onde a parte cognitiva e motora estão relacionadas com alimentação. Além disso, se houver casos de desnutrição ou crianças obesas, possam interferir e auxiliar no tratamento. Dentre os profissionais do PSF que acompanharão o projeto estão: 01 enfermeiro (Clayton), 01 clínico geral (Dr. Everton), 01 técnica em enfermagem (Edineia) e agentes de saúde.
A Supervisora lembrou de todo apoio do prefeito Álvaro Mariano Júnior para que ocorra este diferencial na merenda escolar, além de todas as ações na educação. Destacou ainda o trabalho, a boa vontade, a organização e a limpeza das merendeiras na confecção das refeições.
CARDÁPIO DIFERENCIADO - A Nutricionista Silviane Maria de Azevedo Flório falou sobre este cardápio diferenciado. Segundo ela, foi equilibrado e balanceado, conforme as necessidades das crianças nos períodos matutino e vespertino da Escola Municipal Nair Gaspar e Educação Infantil. Para elaborar o cardápio, foi ouvido a opinião dos pais dos alunos. Silviane contou que na Educação Infantil foi acrescentado o suco e a sobremesa. A Nutricionista destacou que conseguiu fazer estes implementos, pois ficou responsável pela parte de compras. Isto faz com que tenha mais possibilidade de estar incluindo outros alimentos, inclusive a fruta na Escola Municipal Nair Gaspar, uma vez na semana, onde nunca teve. Na Educação Infantil, a fruta será distribuída 4 vezes por semana, inclui também o danone como sobremesa. Ela lembrou que antes o arroz doce era servido como prato principal, hoje é servido como sobremesa, como um acompanhamento da alimentação.
Com a avaliação que será feita poderão estar analisando não somente as crianças que estão obesas e desnutridas, como também aquelas que possuem alguma patologia, como diabete, hipertensão e colesterol.
Na sua visão, foi muito importante também ficar responsável pelas compras, pois está acompanhando o recebimento das mercadorias, onde verificam como estão chegando, se não está de boa qualidade, o prazo de validade. Vale destacar que as carnes são fornecidas semanalmente, não há nada congelado.
O FORNECIMENTO - Um dos fornecedores do município, Darlan Ricardo Almeida também falou sobre o assunto. Segundo ele, está trabalhando há pouco mais de um mês com a prefeitura. Na sua opinião, é muito importante a parte da compra ficando por conta da nutricionista, onde tem a possibilidade de estar acompanhando a qualidade de todos os produtos que está adquirindo. Além disso, a compra apesar de ser efetuada pelo nutricionista, passa pelo Departamento de Licitação, muito bem administrada pela prefeitura, que tem uma importância fundamental para economia do município. Se uma licitação for mal formulada quem acaba pagando é o contribuinte. “Isto é muito importante para não lesar os cofres públicos, e ao mesmo tempo poder fornecer qualidade aos alunos”, comentou.
Ele falou ainda que pôde comprovar a qualidade da merenda em uma das visitas que fez a Escola Nair Gaspar. Para Darlan, uma refeição balanceada, bem produzida pelos profissionais na cozinha e acompanhada de frutas. Aproveitou e parabenizou a prefeitura de Juruaia, desde o Departamento de Licitação, setor de cozinha até a Nutricionista.
O fornecedor destacou outro diferencial na qualidade da merenda, antes os legumes e verduras eram retirados da banca e levados para a escola. Hoje, é diferente, vem direto do Ceasa. “Retiramos o pedido na sexta-feira, e na segunda compramos a mercadoria nova, direto do produtor e entregamos na escola”, disse.