Carmo do Rio Claro aprova plano de carreira para a educação

Publicado em 29/12/2011 - educacao - Assessoria de Comunicação

Profissionais terão vantagens garantidas com o plano

Na noite da segunda-feira (26), Carmo do Rio Claro aprovou o Plano de Carreira do Magistério e dos Profissionais de Serviço e Apoio do Município. O Plano é uma iniciativa da Prefeitura que, de forma democrática e com a participação de todos os segmentos que trabalham na Educação, determinou a elaboração deste plano, sonho antigo de todos os trabalhadores da Educação carmelitana.
Dentre os benefícios contemplados destaca-se: regulamentação específica para a carreira do Magistério e dos Profissionais de Serviço e Apoio; aumento de até 30% para os professores, 20% para os supervisores, aumento real de 5% sobre o valor do Salário Mínimo, garantindo que o salário dos serventes fique sempre acima do salário mínimo vigente; 10% para todos os que precisarem se deslocar para o trabalho da zona urbana para a rural e vice-versa; 2% de adicional por Pós-graduação para todos os profissionais, de todos os segmentos; e ainda a manutenção de todos os direitos já adquiridos como, por exemplo, o quinquênio, o índice de reajuste devido aos funcionários em geral e os 80% aos 26 anos de serviço. Portanto é um plano onde há somente ganhos, valorizando os Profissionais da Educação e reconhecendo o alto valor desta classe de profissionais, que forma e educa as crianças e jovens de todas as famílias carmelitanas.
Foi elaborado em consonância com a LDB-9394/96, Lei Orgânica do Município – LOM e a Lei que institui o Piso Salarial para o Magistério.
O Orçamento que oportunizou estes benefícios pertence ao FUNDEB – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério, que só pode ser utilizada para profissionais de Carreira da Educação.
A Prefeita Cida Vilela destaca a importância da conquista para o segmento, “como professora que sou, estou muito feliz por ter contribuído enquanto Prefeita para concretizar o sonho dessa classe que tanto luta por um mundo melhor, a aprovação desse plano é uma forma de reconhecimento do valor imensurável desses profissionais”, disse a Prefeita.