Cássio Soares lança programa governamental “Maria da Penha vai às escolas”

Publicado em 24/08/2012 - educacao - Da Redação

O Secretário de desenvolvimento, deputado Cássio soares, na quinta-feira, 23 de agosto, presidiu evento de lançamento do programa “Maria da Penha vai às escolas”, realizado na Escola Estadual Coronel Vicente Torres Junior, no bairro Vera Cruz, na Capital Mineira. Juntamente deputado a mesa foi composta pela Subsecretária de Direitos humanos da Secretária de Desenvolvimento Social, Carmem Dias e a Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete Santos. Ademais, também estiveram presentes as representantes dos alunos premiados no concurso que elegeu a mascote do projeto.
O “Maria da Penha vai às escolas” é uma Iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE), em parceria a Secretaria de Estado de Educação (SEE), além de fazer parte da Rede de Educação em Direitos Humanos, lançada pelo Governo de Minas em março deste ano. Seu objetivo é divulgar e difundir a Lei nº 11.340/06 - Maria da Penha – a partir da conscientização dos jovens da importância das questões ligadas aos direitos humanos, especialmente os relacionados ao direito da mulher e, sobretudo, o combate à violência. “O ’Maria da Penha vai às escolas’ é uma clara demonstração de gue o Governo de Minas pensa nos cidadãos e nos jovens.
Para auxiliar o aprendizado dos alunos sobre a questão, foi produzido um gibi sobre a Lei Maria da Penha e, até dezembro deste ano, serão atendidas pelo Projeto 37 escolas da Rede Pública estadual priorizando as escolas participantes do concurso de criação da Mascote.
O gibi “As Marias em: Maria da Penha vai às escolas” é um material didático que aborda de maneira lúdica a questão da violência doméstica e intrafamiliar sofrida pelas mulheres afim contribuir para a incorporação de valores necessários para o pleno desenvolvimento dos estudantes como cidadãos engajados na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Além de ações que incentivam a reflexão e as denúncias de crimes contra a mulher, por meio do Disque Direitos Humanos (0800 031 11 19).
Para o deputado Cássio Soares, com o gibi e as aulas a serem ministradas a cerca do assunto, os alunos poderão verificar e analisar o que se passa em sua realidade, saberão quais as ações necessária caso necessitem denunciar casos de violência. “Esse projeto é uma forma de, popularmente, levar os ensinamentos sobre cidadania à nossas crianças. Elas serão instruídas e caso sofram ou estejam presentes em episódios de violência, saberão como lidar”, afirmou. 
Segundo Subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, “Essa é uma grande oportunidades para que vocês, alunos, como formadores de opinião que serão e são, possam mudar a realidade. Espero que as crianças transmitam esses ensinamentos para suas vidas e para o meio social”
Concurso mascote “Maria da Penha vai às escolas”
De abril a maio as escolas estaduais de Minas Gerais foram convidadas a participar do concurso de criação da Mascote do Projeto “Maria da Penha vai às escolas” que tinha por objetivo escolher a mascote do projeto. Os três primeiros colocados na competição foram premiados durante o evento.
O primeiro colocado foi Júlio Ferreira Neto, da Escola Estadual Maria das Dores de Souza, de Juiz de Fora. Victor Eduardo de Oliveira, estudante da Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena, de São Gotardo, foi o segundo colocado. E Jessica Fantini Lopes foi a terceira colocada, ela é aluna da Escola que recebeu o evento – Escola Estadual Cel Vicene Torres Júnior.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO