Publicado em 04/02/2017 - educacao - Da Redação
Diretora do Colégio Dom Inácio, a Profa. Juliana Cristina Costa Magalhães relatou a entrega diária de toda equipe com o objetivo de oferecer o que há de melhor aos estudantes, que são considerados “prioridade”. Pensando nisso, a direção está sempre buscando as melhores informações e estratégias. Neste momento, está ocorrendo uma parceria estreita com o Sistema Anglo de Ensino que tem oferecido uma intensa assessoria pedagógica. A direção também tem visitado os melhores colégios do país, buscando as novidades e melhores oportunidades para os estudantes da instituição.
O Colégio Dom Inácio atende alunos desde a educação infantil até o ensino médio. Sabendo as especificidades de cada faixa etária, é feita uma pesquisa para identificar o melhor cenário para colocar as propostas pedagógicas e elaborar os planos curriculares. Tem ainda tudo uma estruturação do espaço físico para desenvolver as habilidades e competências dos alunos. O espaço é considerado um ambiente educativo.
Na educação infantil é desenvolvido todo um trabalho voltado para o brincar, acolhimento, cuidar e educar. É disponibilizado um ateliê de artes e sala de musicalização. Biblioteca infantil com um acerco totalmente voltado para as características da faixa etária. Cozinha experimental para que o aluno passa trabalhar as receitas e linguagens. Um playground com os desafios necessários para o desenvolvimento motor, habilidades sociais e afetivas. Professores que estão sempre participando de encontros de profissionais nas suas faixas etárias, buscando o aprimoramento pedagógico.
No ensino fundamental I e II, são promovidas aulas de laboratório. Busca o desenvolvimento das habilidades físicas, com treinamentos esportivos. É buscado também o estreitamento da linguagem dos alunos à questão didático-metodológica, que seria o uso das tecnologias com lousas digitais. Com instrumentos que possam fazer da educação algo mais dinâmico e interativo. Aproximando assim a linguagem dos alunos, dos professores e do conteúdo para fazer a aliança perfeita do desenvolvimento pedagógico e cognitivo.
No ensino médio, a instituição também procura aprimorar suas atividades. Deste ano passado, foi criado o “departamento de vestibulares” que visa proporcionar aos alunos as informações mais atualizadas. Também orientar no sentido de que eles possam se sentir seguros e confiantes na busca das informações das inscrições nos vestibulares, visitas técnicas e escolhas que serão determinantes para toda a vida.
UM NOVO OLHAR PARA A EDUCAÇÃO
Profa. Juliana lembrou que em 2016 o Colégio Dom Inácio comemorou 40 anos de idealização, com a primeira turma em 1977. Portanto, é um colégio de tradição na cidade de Guaxupé e região. Esta história é muito respeitada, pois foi escrita “a muitas mãos”, por pessoas importantes que se dedicaram à educação de excelência.
Mas, aproveitando este histórico e tradição, ainda há muito o que propor. “Com um novo olhar para a educação”, a direção busca realmente valorizar uma história muito bem construída e promover a inovação para que seja possível aprimorar e fazer a melhor entrega aos alunos.
Neste contexto, o Sistema Anglo de Ensino é bastante qualificado e oferece todo suporte. Ainda assim, nesta atual gestão da reitoria, foi possível estreitar ainda mais a relação com uma assessoria pedagógica muito presente. Tanto com orientação em Guaxupé, quanto recebendo equipes da instituição nos grandes colégios do país.
O novo olhar para a educação significa potencializar o que já existia, trazendo o que é considerado importante oferecer, o que por vezes os alunos acabavam buscando em grandes centros. “Temos total condição de oferecer tudo aos alunos aqui”, disse a diretora. Isto porque o colégio está dentro de um Centro Universitário, contando com os melhores laboratórios de ensino e um espaço físico pensado em cada detalhe no que é importante aos alunos.
ESCOLA PADRÃO E DE PRIMEIRO MUNDO
A Profa. Juliana confessou que é motivo de orgulho fazer a diferença numa área tão importante que é a educação. Enquanto educadores, na função de gestão, a direção sempre se reúne para deliberar as melhores oportunidades. O cenário é analisado, bem como a necessidade dos alunos e aquilo que é possível apresentar como oportunidades. Neste ano, por exemplo, está sendo apresentado o Anglo Med, um plano curricular para os alunos do 3º ano do ensino médio, com uma proposta de cinquenta aulas semanais. Ou seja, uma educação em tempo integral. O colégio consegue oferecer tudo aquilo que os alunos buscavam em aulas particulares. A parceria com o CRIAR Redações, com matriz em Ribeirão Preto/SP, viabilizou este trabalho em Guaxupé focando a literatura e redação dos vestibulares mais concorridos. É apresentada a lista de livros considerados de leitura obrigatória na UNICAMP e FUVEST, por exemplo, bem com os estilos de redação cobrados. O trabalho já colheu resultados neste ano através do ENEM. Também merece destaque o Anglo Medicina, que são os aprofundamentos para os alunos que pretendem cursar medicina, odontologia e engenharias.