Publicado em 27/08/2010 e atualizado em 27/08/2010 - educacao -
Alunos da Escola Estadual Cesário Coimbra visitaram na sexta-feira, 20, a Usina Monte Alegre, atualmente denominada Grupo Adecoagro. Os estudantes estão no 5º ano e compreendem a faixa etária de 10 anos. Professora da turma, Regina Márcia Martins dos Reis é, também, a idealizadora e coordenadora da visita, que, faz parte de um projeto elaborado em conjunção com a aula de história ministrada pela mesma em sala de aula. As aulas tem mostrado às crianças, todo o desenvolvimento das usinas açucareiras, desde os tempos coloniais com os pequenos engenhos (período compreendido entre os anos de 1500 a 1530) até os dias atuais.
As explicações e os estudos deixaram de ser apenas teóricos (com abordagens em torno dos processos que compõem a produção de açúcar, desde o plantio até o consumo) e, passaram a ser práticos, direcionando as crianças, não apenas, aos livros, mas ao próprio local de produção, à usina.
A visita à usina (que está localizada no município de Monte Belo) foi uma excelente oportunidade para enriquecer o conhecimento de cada indivíduo.
Encantados com a imensidão da indústria, os alunos estiveram presentes no setor de segurança do trabalho, onde acompanharam um vídeo desenvolvido pela instituição e, logo depois, passaram pelos maquinários, onde a cana estava sendo trabalhada para a retirada do produto final, o açúcar e o álcool.
A Usina Monte Alegre foi fundada em 17 de outubro de 1953, tendo como sócios o Coronel Jorge Vieira e seus filhos, Mário Barbosa Vieira e Milton Barbosa Vieira. Em 1960, a usina começou a produzir álcool, inicialmente para fins industriais. Em 1978, depois da criação de um programa de governo que incentivava a produção de álcool carburante, a usina começou a produzi-lo de forma definitiva. Quanto ao açúcar, a indústria produz cerca de 80 mil toneladas por ano, servindo o mesmo para o consumidor interno e externo do país.
Em 2006, a usina foi comprada pelo Grupo Adecoagro, um grupo de investidores estrangeiros que resolveram apostar no potencial econômico da empresa.
Junto dos alunos, além da professora Regina Márcia, também estiveram a vice-diretora da escola, Cleonice de Almeida de Melo, Cleusa Helena Martins Freire (professora que atua na biblioteca) e a mãe do aluno Fernando Carvalho da Silva, de 10 anos de idade, Sulênia Carvalho da Silva. Esta, não escondeu seu contentamento em ver a alegria de seu filho naquela visita, ela acredita que ele, assim como seus colegas, tenha se divertido e, acima de tudo aprendido muito na ocasião.
Para Regina Márcia, essa é uma prática que deveria ser mais constante, já que isso estimula os alunos a buscarem o conhecimento.

