
A área de ensino em Juruaia é destaque regional através dos projetos implantados e nova visão administrativa. Os detalhes do trabalho realizado até o momento foram revelados à nossa reportagem pela Secretária Municipal de Educação, Elisa Reis. A profissional é natural de Juruaia, formada em biologia e professora efetiva do estado. Segue a tradição familiar, tendo a mãe Regina e irmã Eliana como professoras.
SITUAÇÃO ENCONTRADA - A secretária revelou ter encontrada uma situação bem complexa na área da educação. Citou problemas como a insuficiência no quadro efetivo de professores para a atual demanda, o que ainda acontece. Hoje, são cerca de 30 professores contratados. As dificuldades também atingiam a direção, infraestrutura das escolas, veículos antigos e problemas com a sala de informática. Em um ano e meio de trabalho, foi possível reverter a situação. Sem tempo para errar, o que era bom continuou e o que não gerou o resultado esperado esta sendo modificado.
ESTRUTURA EXISTENTE - A rede municipal atende em torno de 1.200 alunos. Na zona rural, existem escolas nos bairros Palestina e Grama, além do Centro Educacional na Mata do Sino (de 0 a 6 anos, creche e educação infantil). Na área urbana, existem as escolas Nair Gaspar de Rezende (1º ao 5º ano), Escola de Educação Infantil Criança Esperança (4 e 5 anos) e creche municipal (que atende cerca de 120 crianças).
PRIMEIRAS PROVIDÊNCIAS - Depois de estruturada a equipe de trabalho, a secretaria optou pela implantação do sistema Aprende Brasil (Positivo), buscando um aprendizado diferenciado. Foram implantadas aulas de xadrez e artes, além da recuperação do aluno. Por uma questão legal, professores contratados foram demitidos e readmitidos imediatamente, além das novas contratações necessárias.
Além disso, existe a previsão de realização de concurso público ainda neste ano, com vagas para 30 professores da educação básica, além de professor de educação física, artes, xadrez, supervisor pedagógico, servidores gerais e motoristas.
Os profissionais da educação no município contam com o plano de carreira desde 2007. Mas Elisa explica que o piso salarial deverá ser revisto. Hoje, o piso do professor da educação básica é de R$ 714,00, além de vários incentivos. Existe ainda o abono salarial para o curso de graduação superior. Com isso, a média salarial do professor gira em torno de R$ 1 mil.
EDUCAÇÃO REGIONAL DISCUTIDA NA AMOG - Em 2009, através do então presidente Sérgio Paoliello (Muzambinho), a Associação dos Municípios da Micro Região da Baixa Mogiana promoveu um ciclo de debates sobre a educação regional. Elisa Reis considerou a iniciativa de grande importância, destacando ainda o sucesso do Congresso Regional de Educação realizado no início deste ano. Foi uma oportunidade para a troca de experiência e busca de soluções para os problemas comuns dos municípios. As reuniões continuam, buscando a ampliação dos conhecimentos em diversas áreas da educação.
SISTEMA POSITIVO - Visando padronizar o ensino no município foi implantado em março de 2009 o Sistema Aprende Brasil (Positivo), abrangendo a partir da educação infantil. Desta forma, todas as 07 turmas de 1º ano tem acesso ao mesmo conteúdo. Além disso, este apostilamento oferece ao professor uma maior leque de alternativas de ensino, gerando novos conteúdos e excelentes resultados. A satisfação é enorme por parte dos pais de alunos e da própria administração municipal.
No contrato de prestação de serviço pelo sistema Positivo, estão incluídas as capacitações para o primeiro ano. Em 2009, foram promovidas cerca de oito capacitações em todas as disciplinas. O objetivo é que o professor tenha melhoria na utilização do apostilamento. O município também disponibiliza outros cursos, fóruns e congressos. No ano passado, alguns professores participaram de cursos na Escola da Vila, com sede no Morumbi, em São Paulo/SP.
UNIFORME E MERENDA ESCOLAR - Todos os alunos do município receberam uniformes (02 camisetas). Ou seja, patronizando o uniforme escolar e proporcionando dignidade para todos os alunos e facilidades para os pais.
O cardápio escolar é definido por uma nutricionista contratada (Silviane), especializada em alimentação escolar. A profissional trabalha no departamento de educação, atendendo desde a creche até os alunos do 5º ano. Cuida desde a compra do alimento até a preparação da merenda escolar. Para o próximo ano, esta sendo preparado o self service, como já acontece na educação infantil.
XADREZ ESCOLAR - O programa é considerado a “menina dos olhos” da administração de Juruaia, sendo que o prefeito Álvaro Mariano Júnior “abraçou a causa”. Elisa destacou o apoio dos colegas da educação em Nova Resende, Roberto Conde e Rodevaldo Costa. O projeto teve início em setembro do ano passado através do Prof. João Carlos, abrangendo alunos das redes municipal e estadual. Hoje Juruaia conta com campeã (Vitória) e vice-campeã (Ana Lívia) mineira na categoria Sub 08. Na competição mineira, foram conquistadas 08 medalhas entre os 10 primeiros lugares. Portanto, são vários alunos de alto nível para competição. Outros já estão classificados para a etapa estadual do JEMG - Jogos Escolas de Minas Gerais. Na última semana, participaram de um campeonato na cidade de Itajubá/MG.
NOVOS PROJETOS - Este é um projeto que apresentou grande dificuldade inicial. Porém, a sala de informática esta sendo totalmente reformulada. Foram adquiridos 10 computadores de ultima geração, com a previsão de compra de mais 05 máquinas. Assim, os alunos de 1º ao 5º estão recebendo aulas de “verdade”, através da Profa. Maria Aparecida.
Também foi contratada uma professora formada em educação artística, visando a interdisciplinalidade. O objetivo é formar as aulas de músicas para os alunos interessados.
Neste segundo semestre esta sendo programada a Semana da Família na Escola. Outros projetos serão implantados na área de inclusão, procurando atender os alunos com dificuldades de aprendizagem. Por fim, existe o projeto de municipalização da escola do bairro Mata do Sino, sendo que as dificuldades burocráticas estão sendo enfrentadas.
PROALFA E IDEB POSITIVO - O Programa de Avaliação da Alfabetização avalia alunos do 2º ano, sendo medido a cada ano. Em Juruaia, houve um excelente desempenho em língua portuguesa. Anteriormente, 12% dos alunos apresentavam nível baixo, sendo que índice foi zerado. Todos os alunos estão no nível intermediário ou no recomendável.
Já o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de Juruaia é destaque. O IDEB de 5º ano (antiga 4ª série) é de 6,5, maior em comparação com outros municípios da região. As demais séries também apresentam um crescimento significativo. “É colher fruto do trabalho que esta sendo implantado. O mérito é, principalmente, dos nossos professores dentro da sala de aula”, falou Elisa Reis.
NÚMEROS DO FUNDEB - Conforme a secretária, é superado o índice legal de 60% com o pagamento dos profissionais da educação. No ano passado, o levantamento identificou um investimento de 64%. Em 2010, até o momento já foi aplicado 71,7% do mínimo legal. Uma comissão de professores foi formada para debater com o Executivo a possibilidade de pagamento de um abono salarial para a classe. “Há esta possibilidade real”, falou.