
O processo de educação mudou muito ao longo dos tempos. É provável que a maior e mais significativa mudança esteja acontecendo em uma área vital, o início de tudo: a educação infantil.
Durante muito tempo tratada como mera fase de brincadeiras e cuidados com necessidades básicas a educação infantil hoje é tratada com a reverência que lhe é devida e conquistou por mérito dos dedicados profissionais o status de base da educação formal.
Em Guaxupé essa já é a realidade trabalhada na rede municipal de ensino e a prefeitura, através da Secretaria de Educação, tem concentrado esforços na orientação e acompanhamento pedagógico e na qualificação dos educadores.

Nos dias 20 e 21 de outubro foi realizado um curso especial para os profissionais que atuam na educação infantil do município – Proepe. Com a orientação da professora da Unicamp, Andréa Patapoff, dois dias foram dedicados ao estudo teórico e atividades práticas que promoveram uma maior compreensão e vivência dos pressupostos teóricos da psicologia genética de Jean Piaget, princípios que são a base fundamental do Proepre e de todo esse processo de transformação e reestruturação da educação infantil.
No dia 27 de outubro Guaxupé sediou o 78º Fórum Sul Mineiro de educação Infantil. Este Fórum é dedicado exclusivamente à discussão, mobilização e divulgação das políticas para a Educação Infantil no Estado e mais, é um importante espaço de convivência, intercâmbio e mobilização de esforços e conhecimento visando promover a Educação Infantil em Minas Gerais.

O encontro reuniu representantes de todas as escolas públicas e particulares de Guaxupé e recebeu representantes de mais de 25 cidades do sul de Minas Gerais.
Para a Secretaria de Educação ser a sede do Fórum foi o reconhecimento do trabalho dedicado realizado na rede municipal de ensino, sob a apaixonada coordenação da Luciene Godói que mobiliza e motiva as profissionais a darem o melhor de si e a terem um compromisso maior com a evolução da educação infantil no município . Aliás, a especial dedicação e o sério trabalho realizado pelos educadores de Guaxupé é percebido e muito bem avaliado por profissionais da educação que vêm ao município oferecer cursos e treinamentos e segundo a Secretária de Educação, Nesmar Brazão Güerini é reflexo do trabalho de uma administração que tem à frente, como prefeito, um educador.

O prefeito Roberto Luciano fez questão de abrir espaço em sua agenda para estar presente neste Fórum que merece especial atenção do município que comemora a conquista e construção de dois Centros de Educação Infantil do Proinfância.
Dois professores com grande vivência e muita experiência na área, Luísa Emília Lima de Moraes Minus, professora do UNIFEG e o professor Vanderlei Barbosa da UFLA de Lavras contribuíram muito para o debate do tema.
A avaliação geral dos participantes do Fórum foi a melhor possível. O formato com palestras e mesa de debates referente ao tema “Profissionais da educação infantil: Tempo e espaços.” foi aprovado e muito elogiado.
Ações como essas fazem de Guaxupé uma das cidades brasileiras com melhor índice do IDEB e desafiam os profissionais a buscarem constantemente a renovação, a inovação e a ousadia.



