Publicado em 24/09/2015 - educacao - Da Redação
Iniciativa faz parte do Programa de Educação e Comunicação Sociambiental, realizado pela Votorantim Metais, e contou com a participação de 36 professores
Em agosto, 36 educadores de escolas públicas de Poços de Caldas, Divinolândia e Caldas participaram do curso de Atualização em Educação Ambiental, promovido pela Votorantim Metais, como parte do Programa de Educação e Comunicação Sociambiental (PECA). A atividade também contou com a parceria da ONG Mais Vida, da Superintendência Regional de Ensino e das Secretarias Municipais de Educação dos municípios contemplados.
O tema central do encontro foi a “Educação Ambiental: água, solo e plantas”. Durante os dois dias, os participantes receberam palestra e treinamento sobre como implantar, em suas escolas, projetos que contribuam para a preservação do meio ambiente. Foram ministradas técnicas como compostagem e irrigação.
Carla Felix, orientadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, reforçou a importância de fortalecer a parceria com a Votorantim Metais na área de educação e ressaltou que o curso de Atualização em Educação Ambiental contribuiu para conscientização e produção de novos saberes. “Os professores podem divulgar esse conhecimento por meio de suas atitudes, dos trabalhos realizados nas escolas e na comunidade e no que tange à formação de novos hábitos e valores”, conclui.
O tema do curso despertou o interesse de Diego dos Santos de Andrade, professor de história na Escola Municipal Lúcia Sacoman Junqueira, localizada na zona rural de Poços de Caldas. “Já participei, anteriormente, de cursos voltados para a área ambiental, que tem recebido cada vez mais importância na sociedade. Tornou-se evidente a necessidade de preservar o ambiente para evitar uma catástrofe em um futuro bem próximo, a discussão dentro da área cresceu muito no Brasil e no mundo. Acredito que o tema é de fundamental importância”, avalia.
No curso, os participantes foram desafiados a desenvolver e implantar em suas escolas um projeto que contribua para a preservação do meio ambiente, envolvendo os alunos e demais profissionais. Os trabalhos serão apresentados em novembro deste ano e as instituições que implantarem as melhores iniciativas serão premiadas.
“Por meio do PECA, a Votorantim Metais oferece cursos de capacitação, palestras e visitas técnicas que buscam despertar uma mentalidade crítica na comunidade, fortalecendo a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. O curso de Atualização em Educação Ambiental é um exemplo das nossas ações, pois desde que foi implantado, em 2008, tem se aperfeiçoado e mostrados resultados bastante efetivos”, ressalta Hamilton Wuo, gerente da unidade de Poços de Caldas da Votorantim Metais.
Programa de Educação e Comunicação Socioambiental
As Unidades de Mineração da Votorantim Metais desenvolvem o Programa de Educação e Comunicação Socioambiental (PECA), desde 2001, com o objetivo de disseminar a viabilidade ambiental da atividade minerária, por meio do conhecimento sobre o meio ambiente. A ideia é contribuir para a preservação, utilização sustentável e a busca de valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e demais espécies que habitam o planeta. A iniciativa auxilia, também, a comunidade, professores, estudantes, colaboradores e seus familiares a analisarem criticamente a conservação dos recursos naturais. Já foram atendidas mais de 56 mil pessoas ao longo do Programa.
FONTE: IDEIA COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL