Publicado em 24/07/2015 - educacao - Da Redação
Saiu na última semana o resultado do PROALFA – Programa de Avaliação da Alfabetização do Governo de Minas. Os resultados superaram as expectativas das equipes pedagógicas das escolas municipais e da Secretaria Municipal de Educação. O Programa é um importante instrumento para o Estado de Minas e seus municípios, direcionado a todos os estudantes da rede pública do 3º ano do ensino fundamental. As provas acontecem anualmente e têm por objetivo avaliar a capacidade de leitura, escrita, interpretação e síntese dos estudantes ao fim do ciclo de alfabetização.
O trabalho de cada equipe resultou em uma meta bastante significativa para o município com um aumento de 23,8 pontos. A média em 2012 foi 560,3. Em 2013 chegou a 558,5 e em 2014 alcançou 582,3 pontos.
Esse foi o melhor desempenho da Educação do Município desde 2006, ano em que foi instituído o Programa. A pontuação fez com que Guaxupé ultrapassasse a meta prevista pela Secretaria Regional de Educação que era de 578, ou seja, 4.3 pontos a menos do que já foi alcançado no ano passado.
O resultado se dá pelo esforço coletivo das equipes de cada escola: os professores, diretores, vice diretores, especialistas, coordenadores, auxiliares de professor, auxiliar de secretaria, serviços gerais, auxiliares de biblioteca, cozinheiras, estagiárias, monitores e motoristas. O trabalho efetivo de cada professor em sala de aula, utilização consciente do sistema apostilado, formação continuada para todos os profissionais da Educação, implementação das salas de apoio pedagógico em todas as escolas, monitoramento dos alunos com necessidade de apoio pedagógico, aumento de atendimento em escola de período integral, efetivação de uma mesma concepção pedagógica em todas as escolas da educação infantil e ensino fundamental, análise detalhada dos resultados das avaliações internas e externas, planejamento estratégico de intervenção de cada escola, atendimento especializado no Centro Municipal de Apoio Educacional e claro, parceria efetiva entre família e escola, também somam para o excelente resultado da Educação Pública de Guaxupé.
Ressalta-se ainda o Índice do IDEB – Índice da Educação Brasileira, que também trouxe destaque ao Município após atingir 6,7 pontos, média prevista somente para 2019.
O maior mérito, segundo a Secretaria Municipal de Educação, foi a melhora no rendimento de cada instituição. Teve escola que saltou de 40 para 92,3% dos alunos no índice recomendado.
Estes resultados comprovam que 89,4% dos alunos da rede municipal estão dentro do nível considerado recomendado pelo Estado, ou seja, desenvolveram as habilidades e as competências necessárias durante o processo de alfabetização, algo que fará toda a diferença na trajetória escolar destes estudantes.
A título de comparação, Guaxupé está acima da média do Estado de Minas que e de 82,7%.
Vale lembrar que o nível intermediário se manteve em 7,6% e o nível baixo caiu de 7,8% para apenas 03%, demonstrando que o trabalho foi capaz de diminuir o número de alunos com baixo desempenho escolar.
Em Guaxupé, a Prefeitura investe 30% de seu orçamento na Secretaria Municipal de Educação, bem mais do que preconiza a Lei Federal que obriga a destinação de somente 25%.
FONTE: ASCOM