Escola de Cabo Verde comemora centenário

Publicado em 20/04/2012 - educacao -

A história de 100 anos da Escola Estadual Major Leonel merece o reconhecimento por ser fonte de conhecimento, produtora de valores culturais, históricos e formadora de cidadãos

A Escola Estadual Major Leonel faz parte da história educacional e cultural de Cabo Verde. Foi criada pela Lei nº. 3.315 em 12 de abril de 1911. Porém, foi instalada um ano depois, no dia 12 de abril de 1912, com a denominação de Grupo Escola Major Leonel, numa homenagem a um dos primeiros professores e proeminente homem público de Cabo Verde. As obras foram idealizadas pelo Major Antônio Magalhães, filho do Major Leonel, que levou adiante sua construção.
A solenidade de instalação aconteceu no salão nobre do novo grupo escolar. O Prof. Ataliba Talesco de Moraes Navarro foi escolhido como primeiro diretor, exercendo o cargo até 1927. O Caixa Escola Delfim Moreira foi criado em 08 de abril de 1912.
Os primeiros professores foram Maria Ornelas, Maria Magalhães, Ranulfo Ornelas e Narcizo Pardini. Entre os primeiros alunos matriculados estavam Modestina Magalhães, Semiramis Modesto, Francisca Ornelas, Israel Leite da Silva e João Paulino.
No final da década de 1970, o prédio passou por uma remodelação. O projeto executado pelo engenheiro Hugo de Siqueira manteve fachada do prédio e suas características originais, sendo esta uma ordem expressa do governo estadual da época. A escola foi tombada como patrimônio histórico do município no ano 2000.
A Major Leonel atende desde o 1º ao 9º ano, ensino fundamental completo, em dois turnos. Desde 2005, a escola faz parte do projeto “Incluir”, da Secretaria de Estado da Educação, que cria um padrão de acessibilidade para toda a rede pública de ensino. Em 2006, a escola recebeu o certificado de participação e uma câmera digital no Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar – Ano Base 2005.
Em 2008, a escola foi reformada e ampliada, quando foram construídos laboratórios de ciências e de informática, além de biblioteca. Também foram construídas rampas de acesso. A cozinha e o refeitório foram reformados. Foi colocado piso cerâmico em todas as salas de aula e corredores. Toda escola foi pintada, valorizando a beleza do patrimônio público.

SELO DO CENTENÁRIO E DESFILE CÍVICO
Os 100 anos da escola também foram marcados pelo lançamento de um selo dos Correios em 31 de outubro de 2011. O evento fez parte das comemorações dos 145 anos de emancipação de Cabo Verde e 249 anos de fundação do município. A solenidade contou com a presença de autoridades municipais e lideranças educacionais.
Já o desfile cívico contou com a participação de diretores de diversas escolas da cidade, autoridades, ex-professores e alunos. Mais de 500 alunos apresentaram um pouco da história da escola. Destaque ainda para a presença da Banda Marcial da Escola Estadual Pedro Saturnino de Magalhães e realização de recital de piano por alunos e professores da escola.

RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DA ESCOLA
O atual prefeito Cláudio Augusto Siqueira destaca que a escola Major Leonel faz parte da história do ensino de Cabo Verde, ressaltando que cada diretor e professor deixou a sua marca.
A atual diretora Maria Sirlene Tranches de Paula destacou, que desde a sua fundação, a escola tem sido fonte de conhecimento, produtora de valores culturais, históricos e formadora de cidadãos.
A diretora municipal de educação, Deliane Ribeiro afirmou que o papel desempenhado pela escola é motivo de orgulho porque faz a diferença na educação do município.
O Superintendente da Regional de Ensino, Prof. Marco Bertozi, parabenizou a escola por tudo que tem feito durante um século de existência. “Nós dá alegria saber que a escola faz parte da rede estadual de ensino”, disse.
O deputado federal Geraldo Thadeu, que estudou na Major Leonel , considera a escola um “espelho para a sociedade”. Feliz por fazer parte da história da escola caboverdense, disse que a história da Major Leonel se confunde com a sua própria história de homem público.
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes lembrou que, como parlamentar, teve a oportunidade de colaborar com a escola através da ex-diretora Lucinha, ex-prefeito Claudinho e atual prefeito Cláudio Siqueira.

MAJOR LEONEL – Major Joaquim Leonel Pereira de Magalhães nasceu na capela de Alfenas, paróquia de Cabo Verde, na fazenda Capoeira. Filho de Antônio Joaquim Pereira de Magalhães e Maria Joaquina. Faleceu em Cabo Verde no dia 22 de julho de 1896, aos 79 anos de idade. Foi presidente (cargo hoje de prefeito) do município de 18/06/1883 a 19/11/1883.

DIRETORES – Nos 100 anos da Escola Major Leonel, grandes nomes ajudaram a construir sua história. Foram 25 diretores, sendo 22 mulheres e 03 homens. A atual diretora é Maria Sirlene Tranches de Paula. Conheça todos os diretores: Ataliba Telasco de Moraes Navarro, Maria Ornelas de Souza, Holandino Amaral, Francisca Amélia de Brito, Ercília Ornelas Ferreira, Ainda Prosperi, Maria do Carmo Ornelas, Antonieta Introcaso, Glória de São José Guimarães, Maria do Carmo Ferreira, Maria Ephigênia M. Navarro, Adelina de Hipólito Siqueira, Cecília Navarro, Alda Lúcia Siqueira, Maria Vilma D. Leite, Jesuína da Silveira Navarro, Maria Conceição F. de Carvalho, Vilma Figueiredo Moraes, Maria Tereza do Prado, Alice Aparecida Corrêa Dias, Sandra Izabel Silva Gianini, Gracineide Aparecida Sousa de Moraes, José Carlos Osmindo de Souza e Maria Lúcia Siqueira Congio.