Escolas estaduais do Sul de Minas são referência no Proalfa

Publicado em 20/03/2013 - educacao - Da Redação

Alunos do 3° ano do ensino fundamental tiveram bons resultados na avaliação

Todos os alunos que cursaram o 3º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Pedro de Alcântara de Varginha no ano passado estão no nível recomendado de letramento. Foi o que mostrou o resultado do  Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa) de 2012. 

Os estudantes conseguiram média de 686,52 pontos de proficiência em língua portuguesa e mostraram que sabem ler, escrever, interpretar e fazer síntese de texto com desenvoltura.

A Escola Estadual Pedro de Alcântara, que completa 60 anos em 2013, tem 900 alunos dos ensinos fundamental e médio. A diretora, Arlete Ribeiro Gomes,  explicou que as boas notas se devem, principalmente, ao perfil de alfabetizador dos professores que  estão sempre em processo de atualização. Além disso, segundo ela, a escola investe no visual do ambiente de estudo para estimular a alfabetização. “As salas de aula têm um número reduzido de alunos, o que permite um atendimento individual mais eficaz”, ressaltou  a diretora

Arlete Soares afirmou ainda que os educadores contam com o apoio e  colaboração dos pais dos alunos, o que contribui ainda mais para o sucesso da aprendizagem. Para a diretora os “100% de aprovação no Proalfa representam uma realização no trabalho de uma equipe totalmente comprometida”.

O Desempenho

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) em Varginha tem 122 escolas em 28 municípios da região.  Em  2012, 3.360 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas da SRE participaram do Proalfa.

Outras instituições  de ensino que  se destacaram na SER do município foram: a Escola Estadual José Bonifácio de Poço Fundo, com uma média proficiência  de 686,37 e  92,06% dos  58 alunos no nível recomendado em língua portuguesa e  a Escola Estadual Belmiro Braga de Boa Esperança, com proficiência em de 672,2 pontos e 100% dos 114 alunos no nível recomendado em letramento.

De acordo com informações da SER de Varginha, nos últimos sete anos, – 2006 a 2012 -, o número de alunos do 3º ano do ensino fundamental, que está no nível recomendado de letramento quase que dobrou - saltou de 55,9% em 2006 para 86,8% em 2012.

O Proalfa

O Proalfa foi criado há sete anos e é um sistema de avaliação desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação,  em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Os resultados de 2012 mostram que 87,3% dos alunos do 3º ano do Ciclo de Alfabetização da rede estadual de ensino em Minas estão no nível recomendável de proficiência em língua portuguesa. Em 2006 eram 48,6 por cento.

Entre 2006 e 2012 o conhecimento dos alunos do 3º ano  do Ciclo da Alfabetização (1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental) da rede estadual de ensino praticamente dobrou. O bom desempenho do Proalfa é confirmado pelo resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), do ano de 2011, apurado pelo Ministério da Educação (MEC). Minas está em 1º lugar entre os estados brasileiros nos anos iniciais do ensino fundamental, com Ideb 6,0, ultrapassando a meta estabelecida para as redes estaduais naquele ano, que foi 5,7.

Fontes

Agueda de Oliveira Saraiva – Superintendente Regional de Educação em Varginha

Arlete Ribeiro Soares – Diretora da Escola Estadual Pedro de Alcântara

Fotos: Escola Estadual Pedro de Alcântara

SEGOV