
A colação de grau do curso de Enfermagem do Unifeg aconteceu na noite da última sexta-feira, 28 de janeiro, no Clube Operário, em Guaxupé. A ocasião foi marcada pela emoção dos alunos, seus familiares e membros do Centro Universitário. Com a cerimônia, mais uma vez a instituição alcançou a meta de enviar profissionais diferenciados ao mercado de trabalho.
A formatura foi presidida pelo pró-reitor acadêmico, José Lázaro de Souza, que dividiu a mesa diretora com o também pró-reitor (administrativo e de recursos humanos) Jairo Pedro Cardoso. Além deles, ocuparam lugares de destaque a paraninfa Maria Helena Silva de Macedo, a patronesse Lilian Cristiane Gomes Villas Boas e a professora Jurema Cristina dos Santos Peres, que representou a coordenadora de Enfermagem no Unifeg, Maria Regina Guimarães Silva.
Como mestre de cerimônia, Vivian Lopes de Oliveira conduziu todos os temas que compuseram a ocasião: imposição de grau, entrega de certificados, juramento dos formandos, cerimonial histórico e simbólico da Enfermagem. O ritual da atual dama da lâmpada e guardiã da perpetuação da vocação em Enfermagem, Helen Priscila Ribeiro Silva, transferiu o título à formanda Mariana de Pauli Russo. Já entre os professores homenageados foram destacados Edvaldo da Silva, Márcia Regina, Edmilson Manoel, Jurema Peres, Carlos César Camilo e Solange Maria Ribeiro Flório.
Por parte dos formandos, o sentimento de conquista se misturava à expectativa pelo início do desenvolvimento da profissão. O orador da turma, Cláudio Inácio Corsi, transmitiu uma mensagem de compromisso e incentivo aos colegas. Depois, falou ao Jornal UNIVERSITÁRIO sobre seu conceito a respeito da faculdade onde se graduou. “Com certeza, nosso nível é um dos mais excepcionais, pois o Unifeg nos proporcionou não somente a parte teórica, mas a prática. Foram várias cidades, em diferentes locais e muitos estágios que propiciaram para nós uma grande experiência. Estamos certos de que o Unifeg está de parabéns por colocar esta mais de uma centena de profissionais da Enfermagem no campo de trabalho”, disse Cláudio.
Pelos espectadores, as manifestações foram representadas de diferentes formas. Cleiton Marques, de Cristais, prestigiou os primos Maxuel Vital dos Santos e Fabiano Marques, de Bom Jesus da Penha. “É uma satisfação muito grande estar aqui, pois presenciamos os esforços dos dois e queremos participar deste momento de prestígio para eles, que merecem tudo de bom. Valeu à pena, tenho certeza!”, comentou o rapaz, cujos parentes levaram cartazes, faixas, balões e buzinas para comemorar a formatura dos familiares.

Na opinião da professora Jurema Cristina dos Santos Peres, a responsabilidade dos novos enfermeiros será grande. “Acredito que se nossos alunos absorveram tudo o que lhes passamos, utilizarão a profissão com muita sabedoria e discernimento. Estas duas palavras, aliás, precisam andar sempre juntas, já que em nossa profissão sempre encontramos dificuldades. Por isto, temos que utilizar o coração e o conhecimento juntos, sempre à frente”, opinou a educadora. O pró-reitor administrativo, Jairo Cardoso, refletiu sobre os cursos. “Todos eles são importantes, pois representam as áreas do conhecimento. Cada qual exerce seu papel na sociedade: o administrador, cuidando do progresso e o desenvolvimento de sua empresa; o contador, servindo de engrenagem para uma máquina de produzir lucros; o Direito, lidando com as relações sociais das pessoas; e, a Enfermagem, que é o caso de hoje, é um curso da saúde, o qual não teríamos em nossa região se não fosse o arrojo e a disposição do reitor e os pró-reitores do Unifeg”, analisou Jairo. Antes de encerrar o evento, o pró-reitor José Lázaro ressaltou: “É mais uma turma na área de saúde que se forma. Eles trabalharão com pessoas, que estarão com a sensibilidade ‘à flor da pele’. Então, peço-lhes que atuem com muito carinho, tenham a sabedoria na mente e o coração nas mãos. Contudo, tenho certeza de que estão preparados para isto”, encerrou José Lázaro.
Esta foi a segunda solenidade de conclusão de cursos realizada pela escola este ano. No dia 14, formandos de Filosofia, Letras, Pedagogia e Serviço Social foram diplomados no mesmo local. Já no dia 18 de fevereiro os universitários de Ciência da Computação, Direito e Química Industrial serão diplomados. Em 25 de fevereiro, a formatura será para os alunos de Administração, Administração/Comércio Exterior, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda) e Educação Física (bacharelado). Por fim, no dia 11 de março será a vez dos ex-alunos de Ciências Contábeis, Educação Física (licenciatura) e Engenharia de Produção e Qualidade.