
Aconteceu na quinta-feira 30 de outubro, no Clube Guaxupé, a solenidade de Comemoração  ao Jubileu de Ouro da Fundação Educacional Guaxupé,  cerca de quatrocentas e cinquenta convidados, entre autoridades civis e militares, representantes de classes, educadores, funcionários,ex-funcionarios e ex-dirigentes da instituição, reviveram em poucas, mas inesquecíveis horas, os cinquenta anos de história das antigas Fafig e Faceg. Marcado pelo reconhecimento à pessoas cujas trajetórias tiveram relevante importância na “vida” da FUNDEG, o evento retratou a importância da entidade, que é mantenedora da “Faculdade Guaxupeana”, além do Colégio Dom Inácio, a Clínica de Fisioterapia Maria de Almeida Santos e a “Escolinha da Fundação”. Com meio século de atividades, o instituto em questão está entre as mais importantes conquistas para o Município e toda a região.
A solenidade, que foi conduzida pelos mestres de cerimônia Vivian Lopes Oliveira e Pedro Alves, o evento que foi organizado pela Thaisa Salomão,  destacou uma mesa diretora com as presenças do presidente da Fundação, José Renato de Souza Vianna Almeida, o prefeito de Guaxupé, Jarbas Corrêa Filho (Jarbinhas), o presidente da Câmara Municipal, Miguel Antônio Stamponi, o juiz de Direito, João Batista Mendes Filho, o promotor de Justiça, Alexandre Rezende Grillo (que é Curador da FUNDEG), o tenente Luciano, da 79 Cia. Especial PM/MG, o padre Maurício Marques da Silva, o deputado federal Geraldo Thadeu e o reitor do Unifeg, professor Reginaldo Arthus.
Dividida em duas etapas, a cerimônia foi iniciada com um vídeo-memória, produzido pelo professor Alexandre Marchi, da Agência Ilha/Unifeg. Depois, houve a entrega de cinquenta troféus a cidadãos que ocupam diferentes posições na sociedade, tendo todos eles atuado em favor das escolas da Fundação.
 
Entre eles, funcionários e ex-colaboradores, professores atuais e antigos docentes do D. Inácio, dirigentes e ex-diretores do Colégio, professores e ex-professores do Unifeg, Fafig e Faceg, ex-alunos da Fafi/Faceg e D. Inácio, ex-dirigentes do Unifeg, Fafig e Faceg, diretores e ex-dirigentes da FUNDEG, líderes eclesiásticos, assim como diferentes esferas de autoridades locais (veja, no final desta matéria, os nomes dos agraciados).
Antes do encerramento da fase inicial, o prefeito Jarbinhas e o presidente da Fundação, José Renato, discursaram para os presentes. Cada qual a sua maneira, ambos externaram o contentamento por participar da história de progresso das escolas da FUNDEG. Depois, a ex-chefe da secretaria da Fafig/Faceg, Deusa do Lar Smargiassi, atuou como oradora, tendo feito um pronunciamento onde recordou antigos colegas de trabalho, diretores do passado e autoridades que auxiliaram a Fundação. O presidente, mais do que isto, participou, junto à reitoria do Unifeg e da direção do Dom Inácio, do descerramento da placa comemorativa aos cinquenta anos da entidade.
Já na segunda etapa do evento, os personagens principais foram o professor Moacyr Costa Ferreira e o diretor da USP/Ribeirão Preto, guaxupeano Marcos Felipe Silva de Sá, tendo o primeiro recebido o título de “Professor Emérito” e o segundo se consagrado como “Doutor Honoris Causa” (ambas as honrarias foram aprovadas pelo Conselho Acadêmico Superior do Unifeg). Num ritual bastante solene, que seguiu à risca todas as prerrogativas do regimento interno do Centro Universitário, os dois homenageados “desfilaram” pelo salão nobre do Clube, sob os aplausos do público, tendo posteriormente feito seus discursos, evidentemente em tons distintos, mas todos os dois em clima de agradecimento e honra.
Ao final da sessão, o reitor do Unifeg, professor Arthus, fez seu pronunciamento, quando deixou transparecer a alegria de participar daquele momento único. Mais do que isto, o dirigente declarou seu amor pelas escolas da Fundação, para as quais começou a trabalhar no início da década de 2.000, tendo sido, junto com o padre Ezaú, o responsável pela criação do Centro Universitário: “Não há palavras que possam, definitivamente, traduzir o que sinto por retornar a Guaxupé, agora na condição de liderança da reitoria do Unifeg. Por isto, esta Fundação e toda a comunidade podem ter a certeza de que não faltará empenho, comprometimento e vontade de minha parte para corresponder às expectativas em torno de nosso mandato”, disse ele, que brincou, ainda durante sua fala: “... É por estas e outras que eu digo que ‘a vida começa aos cinquenta...”. – Após a solenidade, os presentes participaram de um requintado coquetel.
O INESQUECÍVEL PADRE EZAÚA sessão especial do “Jubileu de Ouro” da FUNDEG destacou, entre seus pontos altos, uma homenagem póstuma ao padre Antônio Roberto Ezaú dos Santos, o qual conduziu as escolas da Fundação por décadas e faleceu em 14 de setembro de 2012. Principal responsável pela implantação do Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé, o religioso foi lembrado não só no vídeo-memória veiculado no evento, mas também esteve presente em vários discursos, feitos por pessoas que reconhecem o valor de Ezaú na trajetória de luta e sucesso, em favor do bem coletivo, dentro da Educação e da promoção social. Enaltecida, a memória do ex-dirigente será imortalizada por meio de uma placa, que foi exibida na solenidade e será fixada na sede do Unifeg.
CINQUENTA HOMENAGEADOSDos cinquenta homenageados ainda na primeira parte do evento, destacaram-se: os funcionários e ex-colaboradores Eunice Maria de Paiva, Maria Augusta Nicola Camillo, Reginaldo Donizetti Gonçalves, Sueli Maria da Silva Vieira, Regina Fátima Pitondo de Carvalho, Maria Bueno Rosa, Meire Yvone da Costa Inácio Sebastião, Aparecida da Silva, Deusa do Lar de Almeida Smargiassi, Marieta Ferreira Ribeiro, Antônio Maria da Silva, José Rubens Bertoni Gonçalves, Claudete Romeiro do Nascimento Vieira; professores e ex-educadores do D. Inácio: Ailton Paulino dos Santos, Marina Bacci Costa, Vera Maria Gomes Passos de Souza, Alberto Camilo Filho; dirigentes e ex-diretores do Colégio: Nelide de Melo, Léa Maria Pitondo de Melo, Maria Eulália Gurgel Pinto, Adriane Galatte Jorge; professores e ex-professores do Unifeg, Fafig e Faceg: Diana Zaiat, Selma Perocco Ribeiro do Valle, Ronald Baltazar Xavier, Neuza Rodrigues, Flávia Ribeiro do Valle Gonçalves, Nelma Regina Rezende Ribeiro, Marcos Venício Pereira Vilhena, Antônio Carlos Pereira (Tataio), Marilda Rabelo Ribeiro do Valle, Sílvia Monteiro Elias; ex-alunos da Fafig/Faceg e D. Inácio: Daniel Heluany, Maria Inês de Sá Molin, Maria Conceição Ribeiro (Santuca), Luís Antônio Nogueira, Vera de Sá, Maria Justina Rios e Sarah Farah; ex-dirigentes do Unifeg, Fafig e Faceg: Arnaldo Lemos Filho, João Marques de Vasconcellos, Luiz Vicente Calicchio, Hélio Mongelli, Jairo Pedro Cardoso, José Lázaro de Souza; diretores e ex-dirigentes da FUNDEG: Daniela Noronha (representante de Antônio Marcos Noronha), Maria Alice Ferraz de Araújo (da família do dr. Celso Ferraz de Araújo), Wanda Bárbara Vieira de Monteiro (representou a família de Antônio Costa Monteiro Júnior), Sebastião Silva de Sá (Tute, representante da família do Comendador Sebastião de Sá), Felipe Nery da Silva (Felipinho, representante do dr. Benedicto Felippe da Silva), Márcia de Souza Vianna Almeida Cardoso (representante da família de José Dias de Almeida), Mariza Ferraz Ribeiro Dallora (representou o esposo, dr. Mário Dallora, ex-presidente da Fundação), Joaquim Geraldo Ribeiro do Valle, padre Maurício Marques da Silva (representou o bispo diocesano, Dom José Lanza Neto e o bispo emérito de Guaxupé, Dom José Geraldo Oliveira do Valle), José Renato de Souza Vianna Almeida (atual presidente da FUNDEG), José Camilo; e receberam homenagens especiais o professor Alexandre Marchi (produtor do vídeo memorial apresentado na noite), deputado federal Geraldo Thadeu (que teve importante papel na implantação do Unifeg), o prefeito Jarbas Corrêa Filho, o presidente da Câmara, Miguel Antônio Stamponi, o tenente Luciano da Mata (representou o major Aurecy Argemiro Ferreira), os juizes João Batista Mendes Filho, Milton Biagione Furquim e Marcos Irany Rodrigues da Conceição (da Comarca de Guaxupé), o promotor Alexandre Rezende Grillo e o presidente da 57ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, dr. Marco Antônio Alves.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
