Publicado em 10/07/2014 - educacao - Da Redação
Teve início na quarta-feira (09) o Simpósio Municipal de Educação. O evento voltado aos profissionais da área, chega a sua 16ª edição, com o tema “ética, afetividade e cognição”. Neste ano de 2014, o Simpósio recebe cerca de 250 profissionais da educação guaxupeana que assistirão a diversas palestras voltadas ao tema. O evento vai até sexta-feira (11).
Já Rodrigo Borges, secretário municipal de educação, lembrou  do relacionamento existente entre os profissionais da educação seja com alunos, familiares ou até mesmo entre eles mesmos: “Educar é se relacionar, trocar informações, ensinar e certamente aprender! Não podemos deixar de falar do valor, elemento pertencente ao ser humano e que surge a partir de trocas efetivas que o sujeito realiza com as pessoas, com os 
objetos, enfim, com o mundo exterior”.
O secretário disse ainda sobre o tema do evento: “Nestes dias de simpósio, faremos uma reciclagem e aprenderemos muito com os temas propostas. Será o momento que todos nós iremos refletir em torno da relação ética, afetividade e cognição. Assuntos de extrema importância a serem discutidos neste momento em que vivemos”.
Além das palestras, o Simpósio conta ainda com apresentações artísticas.
Para Cristina Calicchio Cruvinel, membro da equipe da Secretaria Municipal de Educação, a arte está presente e se faz necessária no ato de educar: “Trazemos aqui para o Simpósio a arte, através de apresentações musicais. Assim podemos ver o quanto é importante trabalha-la nas escolas. Hoje, é impossível estar dentro de uma sala de aula, professores e alunos, com uma lousa e giz na mão. É preciso educar também por meio da arte”, disse.
Finalizando, o prefeito reforçou o compromisso com a educação no município e agradeceu o empenho de cada profissional para a conquista de excelentes resultados: “Do diretor ao motorista, cada qual com sua importância e dedicação para o sucesso da educação em Guaxupé. Podem ter certeza que buscarei sempre o melhor para a educação de nossas crianças, de nossos filhos. Afinal, são eles o futuro de nossa cidade.. do nosso país!”


Fonte: ASCOM