Publicado em 02/12/2020 - educacao - Da Redação
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) realiza, de 08 a 10 de dezembro, o III Seminário Nacional sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O evento é voltado para toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT), que contém mais de 660 unidades espalhadas pelo o Brasil e cerca de 1 milhão de estudantes matriculados.
Esta é a terceira edição do Seminário, idealizado e realizado pelo IFSULDEMINAS, devido a seu pioneirismo dentre as instituições da Rede Federal EPCT, na execução dos recursos do PNAE e na aquisição de alimentos da agricultura familiar.
Sobre o PNAE
O PNAE tem como objetivo a oferta de refeições que atendam as necessidades nutricionais de estudantes de todas as etapas da educação básica pública, além de ações de educação alimentar e nutricional. Para isso, o Governo Federal repassa valores financeiros de caráter suplementar às Entidades Executoras, sendo elas municípios, estados, Distrito Federal e escolas federais. A lei determina que no mínimo 30% do valor repassado às Entidades Executoras deva ser utilizado na compra de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar, podendo ser dispensado o processo licitatório. Esta medida visa a promover a oferta de alimentação saudável, o desenvolvimento sustentável local e o fortalecimento da agricultura familiar.
III Seminário
O III Seminário pretende discutir as atualizações de legislação que envolvem o programa. Objetiva ser um espaço de reflexão sobre os desafios e perspectivas do PNAE durante o período de pandemia do novo Coronavírus e após seu término.
O evento será on-line, com transmissão ao vivo pelo Youtube (acesse o link aqui). A participação é gratuita e aberta ao público. Confira a programação completa:
08/12 - Impactos da pandemia na operacionalização do PNAE na Rede Federal - 19h
- Karine Silva dos Santos (coordenadora-geral do PNAE-FNDE);
- Jussara Campos (ex-coordenadora do GT de Implementação PNAE Rede EPCT);
- Rogério Robs Fanti (coordenador do CECANE - IFSULDEMINAS).
09/12 - Desafios da Gestão do PNAE - 19h
- Tatiana Gontijo Machado (auditora federal de finanças e controle - CGU/MG);
- Juarez Calil Alexandre (professor e coordenador da Unidade Técnica - CFN);
- Nathalia Lopes Caldeira Brant (assistente social - IFSULDEMINAS);
- Rogério Robs Fanti (coordenador do CECANE - IFSULDEMINAS).
10/12 - Desafios da Gestão do PNAE - 19h
- Sylvia Silva da Silva (agricultora/APASPI);
- Tatiane Leocádio Temóteo (nutricionista do IFPI - Campus São Raimundo Nonato);
- Gean Magalhães Bastos (técnico da Cáritas Diocesana São Raimundo Nonato/PI).
Texto: Ascom Reitoria/IFSULDEMINAS